Com a recente onda de experimentos feitos com a tecnologia do Chat GPT, muitas pessoas se perguntam a mesma coisa: será que o robô pode nos substituir algum dia no futuro?
Recentemente não se fala em outra coisa! A inteligência artificial Chat GPT é um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e na imprensa, já que com ela é possível fazer de tudo um pouco. Porém, toda essa grande novidade de tecnologia deixou muitos preocupados com o futuro, afinal de contas se a IA é capaz de reproduzir uma foto fielmente, será ela capaz de substituir nós humanos um dia?
Desde muito tempo o “murmúrio” que afirma que os robôs irão substituir todas as funções humanas é discutido, principalmente em obras de ficção científica e outros. Mas, a tecnologia do Chat GPT é o primeiro indício que realmente estamos indo ao encontro da substituição da mão de obra humana pela de robôs, justamente pela infinidade de serviços que a tecnologia é capaz de oferecer.
Por mais que a tecnologia tenha surgido agora e “ouriçado” o público, ela ainda tem muito o que evoluir, porém, sabe-se de uma coisa: ela pode sim substituir algumas funções que nós humanos exercemos, num futuro próximo.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
Algumas profissões que a tecnologia do Chat GPT pode substituir no futuro
Como dito, é possível que a tecnologia do Chat GPT substitua no futuro algumas profissões corriqueiras do nosso dia a dia. Porém, não se desespere! A tecnologia que pode ser inserida em algumas profissões não tem um caráter negativo, ela é simplesmente um fenômeno natural do mercado.
As ferramentas introduzidas, a princípio, seriam para auxiliar os profissionais em atividades mais corriqueiras, funcionando como um complemento ao ambiente, tal qual o Google, a Síria e a Alexa se mostram presentes hoje. Já no futuro, a tecnologia e suas funções poderiam realmente mudar a organização e funções das empresas.
Algumas profissões que poderiam ser substituídas pela tecnologia no futuro são a de agentes, por exemplo, por conta da automação de muitas tarefas, como o envio de e-mails e o acompanhamento de clientes. Para o trabalho ficar mais dinâmico e funcional, o Chat GPT poderá ser utilizado para lidar com algumas das interações iniciais com os clientes, ajudando as empresas a economizarem tempo e recursos.
Além dessa função, outra que a tecnologia pode “engolir” é a de assistente pessoal, uma vez que o Chat GPT possui a capacidade de interpretar comandos de voz e texto. Ou seja, a tecnologia pode ser programada para agendar reuniões, enviar e-mails e realizar outras tarefas administrativas, sem exigir nenhuma ação humana para tal.
Ficaremos sem emprego no futuro?
Por mais que a febre da tecnologia do Chat GPT possa substituir a mão de obra dos seres humanos no futuro, serão poucas as profissões que seriam efetivamente substituídas pela inteligência artificial. De acordo com especialistas, existem áreas que realmente estão precisando de uma tecnologia como a do Chat GPT e também da habilidade humana para realização competente. Além disso, os especialistas defendem que ferramentas como o Chat GPT devem ser vistas como complementos de funções já existentes, não como substitutas.