Ao investir em algumas práticas que ajudam a sua transportadora economizar, é possível focar mais em estratégias para o crescimento do seu negócio. Veja como economizar recursos!
Cortar gastos na empresa pode parecer um tanto complicado, mas executando um rigoroso controle financeiro, esta prática se torna possível. Mas, quais são as metodologias mais práticas que ajudam sua transportadora economizar? Primeiramente, o gestor precisa ter conhecimento dos custos fixos e variáveis para então aplicar as dicas que selecionamos. Confira quais são!
- Logtech CNT será adquirida para expandir o setor de logística da Via
- A BR do Mar traz melhorias para a indústria naval brasileira em 2022 com favorecimento da cabotagem, porém o Projeto de Lei 4.199 é alvo de polêmica entre outros setores da logística
- Ministro da Infraestrutura confirma: 49 licitações de ferrovias privadas em andamento, 12,9 mil quilômetros de novos trilhos e R$ 165 bilhões em investimentos
- Maersk diz que ainda é cedo para saber se haverá impactos na cadeia logística global devido variante Ômicron e traça perspectivas para 2022 diante da crise dos contêineres
1. Faça o controle financeiro
O controle financeiro deve ser realizado de forma honesta, ou seja, o responsável deve considerar todas as entradas e retiradas. Isso vai além do controle de abastecimento, pedágio e gastos com manutenções.
Para melhor controle, é importante investir em um sistema unificado, de forma a gerar relatórios de entradas e saídas, plano orçamentário e metas. Além disso, o gestor deve realizar um acompanhamento contínuo, tendo assim, uma média de gastos necessários. Somente assim é possível identificar o que deve ser mantido, eliminado e onde poderá ser melhorado.
- Inovação Tecnológica: Impulsionando o Futuro do Setor de Transportes
- Governo Federal quer colocar ferrovias em foco e reviver projeto ferroviário de quase 500 km esquecido há anos
- Caminhões com eixo suspenso: A inovação que mudou o transporte, reduziu custos e transformou a economia das estradas!
- Asia Shipping revoluciona logística com aquisição da Hórus e soluções inovadoras
2. Conte com o melhor seguro de veículos e cargas
Embora o valor seja alto para proteger os veículos e cargas, é importante considerar as coberturas. Estas costumam ser abrangentes, suprindo assim, qualquer eventualidade, o que contribui muito com o orçamento em caso de sinistros.
Mas, para economizar, é importante realizar várias cotações, ou seja, fazer a cotação do seguro auto com mais de uma seguradora a fim de comparar preços e coberturas. Afinal, a diferença entre os planos oferecidos é grande.
3. Invista na qualificação dos motoristas
Longe de ser um gasto desnecessário, investir na qualificação dos motoristas é muito importante para as empresas de transporte. Afinal, a maneira como o condutor opera o veículo reflete diretamente nos gastos da empresa.
Isso porque depende dele a redução com gastos como o desgaste do veículo, consumo de combustível, agilidade na condução ao optar por rotas mais rápidas e seguras, bem como também a redução dos riscos de acidente.
Ao treinar os condutores, eles terão acesso a técnicas para uma boa condução, conseguindo assim, manejar melhor o veículo durante a distância percorrida.
4. Negocie convênios com postos de combustíveis
As empresas de frotas têm entre os principais gastos, o consumo de combustível. Para driblar esses custos e conseguir economizar, é importante considerar fazer convênios com redes de postos de combustível.
Assim, a empresa desfruta de descontos que vão fazer grande diferença na soma total, ao final do mês. Mas, é importante comparar, entre as melhores empresas, preços e vantagens, como planos de fidelização.
5. Invista na manutenção da frota
Esse é um gasto necessário e que, ao investir na manutenção preventiva dos veículos, a empresa conseguirá reduzir possíveis gastos. Afinal, as despesas se tornam maiores, bem como as dores de cabeça, sem a manutenção preventiva.
Entenda que, quando determinado componente do sistema mecânico apresenta problemas, acaba influenciando outras peças. Isso porque força essas outras peças e acaba danificando-as, aumentando assim, o custo mecânico.
Além disso, existe a dor de cabeça de o problema ocorrer na rodovia, o que atrasa a entrega dos produtos e gera enorme dor de cabeça, além do grande risco de acidentes.
6. Crie premiações para os melhores condutores
Uma prática que traz resultados é reconhecer os motoristas que ajudam a manter as despesas dentro do orçamento previsto. Além de motivar os colaboradores e reduzir despesas extras, também contribui na qualidade percebida pelos clientes.
Afinal, os produtos são recebidos dentro do prazo e com qualidade de entrega. Portanto, investir na premiação de motoristas gera comportamentos positivos e alcance de metas.
Então, preparado para investir nessas dicas que ajudam sua transportadora economizar?