Conheça as versões do icônico Fiat Uno que fizeram sucesso pelo mundo, mas que os brasileiros nunca tiveram a chance de dirigir
O Fiat Uno é um dos carros mais queridos e emblemáticos do Brasil, conhecido carinhosamente como “botinha ortopédica” e famoso por sua versatilidade e economia. No entanto, sua fama se estende além das fronteiras brasileiras, com várias versões especiais lançadas em outros mercados. Em comemoração aos 40 anos do lançamento mundial do Uno, confira cinco versões incríveis que nunca foram comercializadas no Brasil, incluindo uma que foi produzida localmente, mas jamais vendida por aqui, de acordo com o site Automaistv.
1. Uno Turbo i.e. (frente alta)
Apresentado em abril de 1985, o Fiat Uno Turbo i.e. foi um prenúncio do que poderia ter sido no Brasil. Equipado com um motor 1.3 turbo e injeção multiponto Bosch, o Turbo i.e. começou com 1299 cilindradas, mas logo foi atualizado para 1.301 cc devido às leis italianas que favoreciam carros com essa capacidade.
2. Uno Selecta
Muito antes do advento do câmbio automatizado Dualogic, o Uno já havia experimentado uma transmissão automática de verdade. Em 1987, foi lançado o Uno Selecta, uma versão equipada com câmbio CVT. Este Uno CVT era impulsionado por um motor 1.1 de quatro cilindros aspirado, com 58 cv. No entanto, devido à aversão às transmissões automáticas na época, a versão não durou muito. Após o Selecta, o Uno só voltou a ter uma transmissão automática com o Fiat Pulse.
-
Com potência combinada de 457 cv e câmbio automático de 10 marchas, o híbrido Toyota Land Cruiser 300 Hybrid estreia em 2026 e se posiciona como o SUV mais potente da marca até hoje
-
Honda redefine suas prioridades: híbridos assumem protagonismo até 2030, enquanto elétricos avançam com cautela
-
Volkswagen confirma o ID.2all 2026: novo carro elétrico compacto com até 450 km de autonomia, motor de 226 cv e promessa de ser o “substituto moderno do Golf” por menos de R$ 150 mil
-
Especial carros de R$ 100 mil voltam ao radar: governo zera IPI, derruba preços e cria corrida por modelos populares de seis grandes marcas no Brasil
3. Fiorino Panorama
Ironia do destino, o Fiorino Panorama foi produzido no Brasil, mas nunca comercializado aqui. Diferente da versão utilitária conhecida dos brasileiros, o Panorama era uma variante com vidros nas laterais do baú, transformando-o em um veículo mais familiar. Na Europa, o modelo começou com duas janelas laterais e, após uma reestilização, passou a contar com quatro janelas em duas fileiras. Além dos vidros, havia espaço para mais três passageiros e um amplo porta-malas.
4. Tipo Uno
Enquanto o Uno brasileiro pós-reestilização é conhecido como frente baixa, na Europa, ele quase se transformou em um mini Tipo. Remodelado em 1989, o Uno europeu ganhou uma frente mais baixa, com faróis levemente arredondados e um para-choque envolvente. A traseira também sofreu grandes alterações, adotando lanternas pequenas e baixas, visual similar ao do modelo brasileiro lançado quase 20 anos depois. A tampa traseira cresceu, ficando praticamente idêntica à do Tipo.
5. Panda 4×4
Embora o Panda e o Uno aposentado compartilhem a mesma plataforma e vários componentes, o Panda 4×4 é uma versão que nunca chegou ao Brasil. Conhecido por sua robustez, o Panda 4×4 não é exatamente um Jeep Renegade no off-road, mas encara trilhas com facilidade. Ele possui um sistema eletrônico de bloqueio de diferencial, atuante em todas as rodas, e tração nas quatro rodas, permitindo superar obstáculos como um verdadeiro SUV. Disponível em versões diesel ou gasolina, ambos turbinados, o Panda 4×4 é um exemplo de versatilidade e resistência.


Seja o primeiro a reagir!