1. Início
  2. / Automotivo
  3. / 5 SUVs com alto custo de manutenção que podem pesar no seu bolso
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

5 SUVs com alto custo de manutenção que podem pesar no seu bolso

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/07/2025 às 08:43
Veja 5 SUVs que consomem mais do que parecem e exigem manutenção cara
Veja 5 SUVs que consomem mais do que parecem e exigem manutenção cara
  • Reação
  • Reação
10 pessoas reagiram a isso.
Reagir ao artigo

Antes de fechar negócio, conheça 5 SUVs com alto custo de manutenção, seja por problemas crônicos, peças caras ou consumo de combustível exagerado, que podem transformar o sonho do carro novo em um pesadelo financeiro.

Comprar um SUV usado pode parecer um excelente negócio, especialmente quando modelos de luxo e de grande porte aparecem com preços atraentes no mercado. No entanto, por trás de um valor de compra convidativo, podem se esconder gastos que transformam a experiência em uma verdadeira dor de cabeça. São os chamados SUVs com alto custo de manutenção, veículos que podem te levar à falência se você não estiver preparado.

Os problemas vão muito além de uma simples troca de óleo mais cara. Estamos falando de defeitos crônicos em motor e câmbio, peças de reposição com preços exorbitantes e um consumo de combustível tão elevado que inviabiliza o uso do carro no dia a dia. Pensando nisso, selecionamos cinco modelos que exigem atenção redobrada antes da compra.

1. Ford EcoSport (com câmbio PowerShift)

5 SUVs com alto custo de manutenção que podem pesar no seu bolso

O EcoSport revolucionou o mercado brasileiro, mas sua segunda geração (modelos de 2013 a 2017) carrega uma bomba-relógio: o câmbio automatizado PowerShift. Este componente se tornou famoso por seus problemas crônicos, que incluem:

  • Trepidações excessivas em baixas velocidades.
  • Ruídos e estalos metálicos.
  • Superaquecimento e forte cheiro de embreagem queimada.
  • Perda de força em subidas e travamento em uma única marcha.

A Ford, na época, estendeu a garantia do componente, mas nunca realizou um recall completo, o que deixou muitos proprietários na mão. Um reparo completo deste câmbio pode facilmente ultrapassar os R$ 10.000, tornando-o um dos SUVs com alto custo de manutenção mais arriscados do mercado.

2. Mitsubishi Pajero TR4

O Pajero TR4 é um valente e desejado SUV com real capacidade off-road. No entanto, ele esconde um “defeito” que afeta diretamente o bolso do proprietário todos os dias: o consumo de combustível extremamente elevado.

Equipado com um motor 2.0 aspirado, relatos de donos indicam que é difícil conseguir médias melhores que 5 a 6 km/l na cidade. Para quem roda bastante, o custo para encher o tanque se torna um pesadelo. Embora sua mecânica seja robusta, o gasto na bomba o coloca na lista dos carros que exigem um orçamento folgado.

3. Hyundai Vera Cruz

5 SUVs com alto custo de manutenção que podem pesar no seu bolso

Um SUV de sete lugares, com motor V6 potente e um acabamento de luxo por um preço de carro popular usado. Parece o negócio perfeito, certo? O Hyundai Vera Cruz realmente entrega muito conforto, mas o custo para mantê-lo rodando é altíssimo, principalmente por causa do seu motor 3.8 V6 de 270 cavalos.

O consumo de combustível é seu maior vilão, com médias que dificilmente passam de 4,5 km/l na cidade. Além disso, por ser um carro importado e de maior porte, peças de suspensão e acabamento não são baratas, tornando-o um dos SUVs com alto custo de manutenção mais sedutores e perigosos.

4. Range Rover Sport (2014 em diante)

Comprar um Land Rover usado é para quem tem coragem e, principalmente, dinheiro de sobra. O Range Rover Sport é um carro luxuoso e imponente, mas seu histórico de problemas é extenso e os reparos são caríssimos.

Os principais problemas crônicos incluem:

  • Falhas no motor 3.0 V6 biturbo diesel, como a quebra prematura do virabrequim.
  • Problemas na suspensão a ar, com bolsas que furam ou ressecam, e compressores que falham. Um reparo completo do sistema pode custar mais de R$ 30.000.

É um carro que desvaloriza muito justamente por seu custo de propriedade ser proibitivo para a maioria das pessoas.

5. Porsche Cayenne (1ª e 2ª Geração)

5 SUVs com alto custo de manutenção que podem pesar no seu bolso

O sonho de ter um Porsche na garagem por menos de R$ 150 mil pode rapidamente virar um pesadelo financeiro. O Cayenne, especialmente de gerações mais antigas, é um dos SUVs com alto custo de manutenção mais notórios do mercado de luxo. Tudo nele é caro:

  • Freios: A troca de discos e pastilhas pode passar dos R$ 10.000.
  • Cardã: Um problema crônico no rolamento central do eixo cardã exige a troca da peça inteira, um reparo que pode custar mais de R$ 20.000.
  • Arrefecimento: Mangueiras de plástico do sistema ressecam e precisam ser substituídas por um kit de alumínio, serviço que ultrapassa os R$ 5.000.

É um carro que exige um dono com o bolso tão grande quanto o status que ele proporciona.

E você, já teve alguma experiência ruim com um desses modelos? Conhece outros SUVs com alto custo de manutenção que deveriam estar nesta lista? Deixe seu comentário!

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x