1. Início
  2. / Automotivo
  3. / 2023 será o ano dos veículos elétricos;  iniciativa para comércio dos veículos elétricos parte tanto da esfera pública quanto privada
Localização SP Tempo de leitura 3 min de leitura

2023 será o ano dos veículos elétricos;  iniciativa para comércio dos veículos elétricos parte tanto da esfera pública quanto privada

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 05/01/2023 às 12:04
ano dos veículos elétricos
Ano dos veículos elétricos (Foto/divulgação)

2022 foi marcado pelo grande avanço do mercado de veículos elétricos. Embora nem todos possuam um, comprar um EV está mais fácil do que nunca. Na prática, isso ocorre devido a vários incentivos fiscais e governamentais, além de bilhões de dólares em investimentos das montadoras e empresas ao redor do mundo.

Para 2023, a expectativa contínua é das melhores. Em alguns países, como os EUA, por exemplo, a iniciativa para comércio dos veículos elétricos parte tanto da esfera pública quanto privada. 

Em agosto do ano passado, o governo americano aprovou a Lei da Redução da Inflação, que já surtiu efeito na indústria dos veículos elétricos, uma vez que as montadoras já trabalham para expandir suas cadeias de suprimentos e fábricas. Contudo, devido a novos aspectos das regras de crédito fiscal americanas, é esperado que as vendas dos EVs decolem somente no primeiro trimestre deste ano.

Conforme o novo projeto de lei, os veículos elétricos qualificados podem ser amparados com um crédito fiscal de US$7.500, caso atendam aos requisitos se serem construídos na América do Norte, além de terem adquirido materiais críticos de bateria dos EUA ou países com acordos de livre comércio.

Nova lei americana impulsiona o mercado de veículos elétricos

As novas regras sobre os EVs entraram em vigor em 1º de janeiro, porém, o Departamento do Tesouro americano adiou a orientação sobre a regra de materiais críticos até março.

Em 2022, quando as montadoras lutavam para estabelecer fábricas nos EUA, os materiais mais críticos ainda vinham da China. Neste cenário, eles precisam de tempo, até mesmo anos, para estabelecer novas cadeias de suprimentos. Tal atraso significa que toda uma série de veículos elétricos fabricados na América do Norte será agora elegível para o reembolso total, ao menos durante o primeiro trimestre de 2023.

Provavelmente, os maiores beneficiados dessa ação serão a Tesla e a General Motors, pois seus limites de vendas sob os incentivos fiscais anteriores a tal lei serão dispensados com a nova regra. Entretanto, outras empresas como a Nissan, Ford, Rivian e Volkswagen possuem uma linha de EVs construídos que já estão prontos para serem beneficiados com a nova lei.

Novos modelos de veículos elétricos em 2023

As vendas de veículos elétricos em 2022 foram dominadas pelos modelos S, Y e 3, da Tesla, o Bolt da Chevrolet e o Mustang Mach-E da Ford. Neste mesmo sentido, quase todas as montadoras, sejam elas grandes ou pequenas startups, já revelaram uma série de EVs incríveis para o mercado em 2023, indo do Alfa Romeo Tonale ao Indi One. 

Embora a maioria deles seja voltada ao consumidor de luxo, é provável que novos modelos acessíveis surjam em 2023. Além disso, conforme novas fábricas entram em operação, é esperado que um enorme volume de EVs surja para compra no mercado. Uma pesquisa da McKinsey aponta que, até o fim de 2023, as montadoras e startups produzem até 400 novos modelos de carros elétricos.

Por fim, também é esperado que o mercado de EVs de segunda mão também cresça em 2023. Assim, ficará mais fácil ao cidadão comum conseguir comprar um carro elétrico e ecológico. 

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos