As bolsas de estudo disponibilizadas pelo iFood são parte do programa Potência Tech, tendo o objetivo de incentivar a formação em tecnologia
O iFood está oferecendo, na plataforma do Potência Tech, 200 bolsas de estudo voltadas à tecnologia para entregadores vinculados à empresa e mulheres negras e trans. O projeto tem o intuito de incentivar a formação em tecnologia, enquanto também promove a inclusão social no mercado de trabalho, mediante a garantia da educação e empregabilidade a indivíduos de baixa renda ou de grupos sub-representados na sociedade.mu
Entre as 200 bolsas de estudo disponibilizadas, 120 são destinadas de maneira exclusiva a mulheres pretas e trans. A iniciativa faz parte do programa Todas em Tech, feito em parceria com a {reprograma}, um projeto de impacto social, e a BID Lab (Laboratório de Inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento).
As 80 bolsas de estudo restantes, por sua vez, vão preencher uma turma exclusiva para entregadores associados ao iFood, o que é parte de uma parceria com a Cubos Academy e consiste em uma ação inédita da empresa.
- Instituto Federal oferece muitas vagas em cursos gratuitos de idiomas (Inglês, Espanhol e Francês) totalmente online, ou seja, você aprende e turbina seu currículo sem sair de casa!
- Quer se qualificar de graça em 2025? IF oferece mais de 2 mil vagas em cursos gratuitos; As inscrições começam na próxima segunda-feira (18) e vão até 10 de janeiro
- Quer aprender inglês de graça? UFRGS oferece cursos gratuitos com inscrições abertas até 23 de novembro
- Quer se qualificar de graça? Firjan SENAI abre mais de 150 vagas em cursos gratuitos com início ainda em novembro; Veja como participar
Sob esse viés, Luanna Luna, gerente de educação do iFood, afirma que a companhia vem realizando investimentos na capacitação de sujeitos pertencentes a grupos sub-representados da sociedade, a exemplo de mulheres pretas e pessoas de baixa renda.
Ela adiciona que, pela primeira vez, o Potência Tech está abrindo uma turma exclusiva para entregadores no ramo de tecnologia, a fim de ampliar a oferta de profissionais qualificados, tal como impulsionar a pluralidade no universo tecnológico e possibilitar que seus parceiros tenham acesso a outros caminhos, se assim desejarem.
Sobre as vagas destinadas às mulheres
As vagas para as bolsas de estudo correspondentes às mulheres dizem respeito a cursos online de programação back-end e front-end.
O projeto Todas em Tech, anteriormente citado, é patrocinado pelo iFood, pela Accenture, pela Creditas, pela Meta e pelo Nubank, tendo como foco mulheres cis e transgênero, com mais de 18 anos de idade e em condição de vulnerabilidade social, econômica e de gênero.
Nesse sentido, a iniciativa disponibilizará, no mínimo, 55% das vagas para mulheres negras e 5% para mulheres transgênero e travestis, visando reverter a baixa representatividade desses grupos no mercado.
As interessadas devem realizar a sua inscrição até o dia 27 de junho.
Sobre as vagas destinadas aos entregadores
As 80 bolsas de estudo oferecidas pelo iFood para os entregadores parceiros serão relacionadas à formação em back-end, tendo como objetivo a valorização e o incentivo ao desenvolvimento desse grupo de trabalhadores.
Os candidatos à bolsa devem ser maiores de 18 anos, ter ensino médio completo, apresentar cadastro como entregador parceiro do iFood, ativo há pelo menos três meses, e não haver recebido bolsas da empresa para formação em tecnologia previamente.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 17 de julho, e as aulas serão remotas e distribuídas em formações teóricas e práticas.
Em relação a esse tópico, José Messias Junior, CEO da Cubos Academy, declarou que a especialidade e o objetivo da companhia são transformar vidas através da educação. Segundo ele, é um prazer para a empresa poder formar esses novos profissionais e realizar, junto ao iFood, essa capacitação com grande potencial de transformação, tendo em vista que o mercado de tecnologia apresenta uma média anual de crescimento superior a 180%.
Como se inscrever para as bolsas de estudo?
Quanto às bolsas do programa Potência Tech voltadas para as mulheres, a sua inscrição deve ser efetuada por meio do site oficial da iniciativa, até o dia 27 de junho.
Os entregadores, por sua vez, necessitam acessar um outro portal para se inscrever nas bolsas disponibilizadas. As inscrições ficarão abertas até o dia 17 de julho.