2.184 vagas em cursos gratuitos EAD com certificado garantido e sem processo seletivo, estão disponíveis no IFNMG

Valdemar Medeiros
por
-
06-10-2021 10:42:05
em Cursos
IFNMG - EAD - cursos gratuitos - processo seletivo - vagas - certificado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do do Norte de Minas Gerais – créditos: Divulgação/IFNMG

IFNMG afirma que não realizará processo seletivo, a fim de facilitar a entrada dos candidatos nos cursos gratuitos EAD ofertados pela instituição    

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) abriu inscrições para 1º Processo Seletivo 2022. Serão ofertadas 2.184 vagas em cursos técnicos gratuitos, com certificado garantido, presenciais e também na modalidade EAD, em 13 cidades. Não haverá aplicação de provas e nem processo seletivo para aprovação dos candidatos. O IFNMG adotará critérios de avaliação como desempenho escolar, ou seja, notas ou conceitos obtidos nas disciplinas e séries/ano que variam, de acordo com o curso escolhido. Além disso, as notas deverão ser comprovadas via histórico escolar ou documento equivalente.

Leia também

Saiba como realizar sua inscrição nos cursos gratuitos EAD e garantir seu certificado

As inscrições já começaram e estarão disponíveis até o dia 2 de dezembro de 2021 e podem ser feitas exclusivamente pela internet. Os cursos gratuitos estão disponíveis na modalidade técnico integrado, técnico concomitante e técnico subsequente.

Pela primeira vez no IFNMG, haverá a versão em Braille na íntegra dos dois editais. A solicitação da prova em Braille também pode ser feita pela internet, no ato da inscrição do Processo Seletivo. Se houver dúvidas, basta ler o edital no próprio portal do Processo Seletivo, mas se precisar de maiores esclarecimentos, basta enviar um e-mail com sua dúvida para o endereço: [email protected]. Ao término do curso, os alunos aprovados terão um certificado de conclusão garantido.

CONFIRA O EDITAL E SE INSCREVA

Documentação necessária e modalidade integrada

No ato da inscrição é recomendado que o candidato preencha todos os itens do formulário, principalmente o formulário socioeconômico. Obrigatoriamente, o CPF informado deve ser do candidato e não dos pais e/ou responsáveis.

Os candidatos devem anexar ao formulário de inscrição o histórico escolar, comprovando as notas ou os conceitos de disciplinas do 6º e 7º anos do ensino fundamental, que serão utilizados como critério de avaliação para classificação do candidato.    

São oferecidas 1.489 vagas nos Campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni. A parte técnica será totalmente presencial, mas as aulas regulares poderão ser realizadas de forma remota online, para evitar que os alunos fiquem o dia todo no campus.

Requisitos para participar dos cursos gratuitos EAD

As vagas para os cursos gratuitos, na modalidade Educação à Distância (EAD), serão ofertadas pelo Campus Diamantina, através dos polos de apoio presencial do Serro e de Itamarandiba, e também do CEAD, em Montes Claros.

Apesar de serem EAD, esses cursos poderão ter encontros presenciais, para cumprir uma pequena parte da carga horária de atividades. Porém, tudo dependerá do campus em que os cursos dessa modalidade forem ofertados.

Os requisitos para a inscrição nos cursos gratuitos EAD também incluem o preenchimento de formulários, inclusão do CPF do candidato e o histórico escolar ou documento equivalente para avaliação. Os cursos EAD também contam com certificado ao término das atividades desenvolvidas.  

Concomitantes e subsequentes

Para os cursos gratuitos EAD na modalidade concomitante e subsequente, serão oferecidas 695 vagas em cursos presenciais, nos Campi Almenara, Araçuaí, Januária, Montes Claros e Pirapora.

As aulas também poderão ser realizadas de forma remota online, devido a pandemia, mas isto irá depender de cada município onde serão ofertadas as oportunidades. Os alunos receberão certificado ao fim do curso.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe