1. Início
  2. / Cursos
  3. / 180 vagas para cursos gratuitos voltados à área de construção civil são oferecidos por programa do Senai, no Pará
Localização PA Tempo de leitura 3 min de leitura

180 vagas para cursos gratuitos voltados à área de construção civil são oferecidos por programa do Senai, no Pará

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 14/06/2022 às 10:28
cursos gratuitos, senai, pará
Imagem de Michal Jarmoluk / Fonte: Pixabay

As inscrições para os cursos gratuitos ofertados pelo Senai no Pará encerram em 30/06. Há vagas para pedreiro, pintor, eletricista e mais

Através do programa Senai Qualifica, formado pela parceria entre o Senai Pará e o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA), estão sendo oferecidos diversos cursos gratuitos voltados à qualificação de profissionais em vários segmentos da construção civil no estado do Pará.

Durante a primeira etapa do programa, haverá a oferta de 180 vagas em quatro rotas de aprendizagem. Dessa forma, os participantes poderão escolher a opção que mais lhes interessa entre os cursos de: pintor de obras imobiliárias, pedreiro de alvenaria, eletricista predial e instalador hidráulico predial, sendo que cada área inclui quatro certificações.

Detalhamento dos cursos gratuitos

As pré-inscrições para os cursos gratuitos devem ser realizadas pelo site do Senai, até o dia 30 de junho. O começo das aulas, por sua vez, deverá ocorrer no dia 8 de agosto, na unidade do Senai Getúlio Vargas (travessa Barão do Triunfo, 2806, Marco, Belém – Pará). Os cursos de pintor e pedreiro serão dados nos períodos da tarde, enquanto os de eletricista e instalador hidráulico acontecerão nos períodos da noite.

A carga horária total dos cursos gratuitos ofertados pelo Senai Pará será de 220 horas, e as vagas são destinadas a indivíduos maiores de 18 anos de idade, com ensino fundamental completo como escolaridade mínima.

Certificações incluídas nos cursos disponibilizados pelo Senai

  • Pintor de Obras Imobiliárias: Desenho Arquitetônico; Técnicas em Construção a Seco (Drywall) e Técnicas em Textura;
  • Pedreiro de Alvenaria: Desenho Arquitetônico; Técnicas em Acabamentos de Alvenaria e Técnicas em Aplicação de Revestimento Cerâmico;
  • Instalador Hidráulico Predial: Técnicas em Tubulações PPR; Desenho Arquitetônico e Técnicas em Reparos de Acessórios Hidráulicos Prediais;
  • Eletricista Predial: Técnicas em Automação Predial; Leitura de Projetos Elétricos e Desenho Arquitetônico.

Sobre o Senai

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – está entre um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo, além de ser o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, indo desde a iniciação profissional até a graduação e a pós-graduação tecnológica.

As áreas de atuação do Senai abrangem a Educação Profissional e a Inovação e Tecnologia. Ele está presente em mais de 2 mil municípios do Brasil, onde oferece cursos em todos os níveis de educação profissional e tecnológica.

Além disso, o Senai atua também em outros países, como Guatemala, Angola, Cabo Verde, Paraguai, Guiné-Bissau, Jamaica, Peru, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Haiti, exercendo papel de desenvolvimento da educação profissional e de criação e manutenção de centros de formação.

Confira ainda esta notícia: SENAI e Siemens Gamesa abrem inscrições para pessoas com deficiência (PcD) no curso gratuito de energia eólica na Bahia

O Senai e a Siemens Gamesa Energia Renovável anunciaram na última semana a abertura das inscrições para o processo seletivo do curso gratuito de Qualificação Profissional para Operador Autônomo com foco em energia eólica, Ponte Rolante, NR 35, Orientação e Desenvolvimento Pessoal e Operação de Plataforma Elevatória. É importante frisar que o curso gratuito é voltado exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD).

Para participar da qualificação profissional em energia eólica, os candidatos PCD devem possuir, no mínimo, 18 anos na data de inscrição para o processo seletivo, possuir ensino médio completo, ser pessoa com deficiência com a presença de relatório médico, residir no município de Salvador, Camaçari ou outro município da Região Metropolitana de Salvador.

Para saber mais, clique aqui neste link e leia a matéria na íntegra.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos