Ministério de Minas e Energia lançou um projeto de dutovias para o transporte de produtos inflamáveis da Logum Logística em São Paulo. Os dutos serão para transporte de produtos de Classe I, sendo eles: etanol anidro e etanol hidratado. O investimento previsto é de aproximadamente 110 milhões de reais
O objetivo do projeto é movimentar o etanol em aproximadamente 43 quilômetros para reduzir os custos dos investimentos em função da suspensão das contribuições para o Programa de Integração Social e Programa de Formação do Legado do Servidor Público (PIS / PASEP) e Contribuições para o Financiamento da Previdência Social (COFINS).
O REIDI é uma política pública destinada a incentivar as empresas que possuem projetos aprovados a implantar projetos de infraestrutura nas áreas de transportes, portos, energia, saneamento básico e irrigação.
A Logum Logística, empresa responsável pela construção e operação de um Sistema Logístico de Transporte de Combustíveis e Biocombustíveis que envolve transportes multimodais, está com mais projetos que se enquadram no REIDI, no qual os valores do investimento chegam a 645 milhões de reais. Com a contínua expansão da infraestrutura, o investimento total é da ordem de 750 milhões de reais.
Esses empreendimentos estão localizados no estado de São Paulo e fazem parte do sistema logístico multimodal do etanol. O objetivo é aprimorar a logística de escoamento da produção de etanol, conectando os centros produtores aos grandes centros consumidores, principalmente aqueles localizados na região metropolitana de São Paulo.
Os dutos são uma alternativa as limitações da atual infraestrutura de carga, que utiliza principalmente o transporte rodoviário. Dessa forma, evita-se a sobrecarga e a deterioração da rodovia. Além disso, também trazem vantagens de eficiência energética, promovem a redução do consumo de combustíveis fósseis e reduzem a taxa de emissão de gases de efeito estufa.