WEG conclui a primeira fase de testes práticos da tecnologia 5G em sua fábrica em Jaraguá do Sul. Os resultados são positivos e o 5G poderá impulsionar a indústria 4.0
A WEG anunciou a conclusão da primeira fase dos testes práticos de conectividade à rede 5G do Open Lab WEG/V2COM. O projeto da empresa é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e teve seus primeiros “exames” alguns dias atrás em uma das fábricas da WEG, que fica localizada em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. O objetivo da WEG é testar a conectividade de diversos aparelhos e equipamentos à rede 5G, contribuindo para a criação de soluções viáveis economicamente para a indústria utilizando a tecnologia 5G.
Leia outras notícias relacionadas
Executivo da WEG se pronuncia
Segundo Guilherme Spina, diretor da V2COM, empresa do Grupo WEG, a companhia realizou testes avaliando a convivência e desempenho de dispositivos e antenas com a tecnologia em um ambiente real da fábrica em Jaraguá do Sul, para que fossem reunidas as informações sobre faixas de frequência, potência, latência e outras características precisas às aplicações das indústrias e também serão aportadas contribuições à Consulta Pública realizada pela Anatel.
De acordo com o executivo, os primeiros resultados na fábrica de Jaraguá do Sul já demonstram que a tecnologia 5G oferece níveis altos de segurança, estabilidade, qualidade de tráfego e alta velocidade, superiores às tecnologias 3G e 4G oferecidas anteriormente.
-
Com 75% das obras concluídas, a Ponte de 1.294 metros de extensão da Rota Bioceânica promete ser inaugurada no segundo semestre de 2026, reduzindo custos logísticos e transformar o comércio do Mercosul com a Ásia
-
Nissan fecha fábrica no México e realoca produção para Aguascalientes
-
Isolado há décadas, Jalapão só agora iniciou a construção de um novo aeroporto para atender turistas e moradores
-
A estranha aliança por trás do couro vegano brasileiro que seduziu a alta-costura
Segundo Spina, a taxa de transferência ou a quantidade de dados que podem ser enviados por segundo entre os equipamentos em download ou upload mostraram que a tecnologia 5G é muito mais avançada em relação às tecnologias 4G e Wi-fi, mas a principal vantagem da conexão 5G é sua confiabilidade, o que faz com que os dados sejam privados e possam ser recebidos de forma muito mais estável entre os dispositivos, fazendo da indústria algo mais ágil e resiliente.
Testes na fábrica de Jaraguá do Sul em SC levam informações à Anatel
Todos os testes na fábrica foram feitos com a utilização de mais de uma rede simultaneamente. Uma rede privada com infraestrutura local e uma rede provida por operadora de telecom, com objetivo de levantar dados e informações à Anatel e apoiar no processo de definição dos requisitos e condições de uso de faixas de frequência, para a outorga e regulação das redes privadas para uso industrial no Brasil.
Para a Anatel, os resultados práticos contribuirão para avaliação da potência do 5G, especialmente em relação às características da operação na indústria, observando os limites de irradiação de potência definidos em regulamentação.
Conheça a WEG
A WEG foi criada em 16 de setembro de 1961, na cidade de Jaraguá do Sul (SC), com a junção das habilidades de um eletricista, um administrador e um mecânico. Seu nome inicial era Eletromotores Jaraguá e, logo depois, passou a ser chamada de WEG.
A princípio, a empresa produzia motores elétricos, ampliando-se apenas na década de 80, com a produção e componentes eletroeletrônicos, transformadores de força e distribuição, produtos para automação industrial e muitas outras atividades.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.
Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia