Equipamento visa atender a resolução da IMO (Organização Marítima Internacional) e serão entregues a agência marítima chilena em setembro e outubro
Em comunicado oficial a Wärtsilä anunciou a conquista dos primeiros contratos da América Latina de seu sistema para tratamento de água de lastro para adequar as embarcações ás resoluções da IMO.
O projeto é uma parceria da Wärtsilä com a Humboldt Shipmanagement e visa o fornecimento de componentes para o tratamento da água de lastro para navios.
As primeiras embarcações da América Latina a receberem os equipamentos, pertencem a agência marítima chilena Ultranav e serão os navios tanque para transporte de óleo e produtos químicos “Puma” e “Culpeo”, ambos de bandeira panamenha.
A entrega dos equipamentos pela Wartsila está prevista para setembro e outubro deste ano e os navios chilenos passarão a fazer parte de uma nova geração de embarcações adaptadas às alterações nas normas ambientais visando preservar o ecossistema global.
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O sistema
A tecnologia utilizada para o tratamento da água de lastro dos navios é chamada de Wärtsilä Aquarius EC BWMS e fará a eletro-cloração (EC) da água de lastro na própria tubulação através de um equipamento instalado em uma derivação.
Segundo a Wartsila o processo é seguro, flexível e econômico e permite a eliminação de espécies aquáticas invasora. A empresa já anunciou o desenvolvimento de um outro sistema de mesma função denominado Aquarius UV, que utiliza o tratamento por ultravioleta (UV).
O acordo internacional de controle e gerenciamento da Água de Lastro e Sedimentos de Navios foi assinada em 2004, mas depois de muitas discussões, só entrou em vigor em 2017.
A intenção da resolução da IMO é regulamentar a gestão e controle da água de lastro dos navios, a fim de minimizar o risco de disseminação de organismos aquáticos nocivos e agentes patogênicos, que ameaçam o ecossistema do planeta.
Assim os navios enquadrados na convenção da IMO precisam receber a instalação de um sistema de Tratamento de Água de Lastro como este desenvolvido pela Wartsila ou no caso de novas embarcações receber o sistema no momento da construção nos estaleiros.
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