A multinacional Volvo está testando um novo sistema de carregamento sem fio para carros elétricos que tem o potencial de aumentar o número de vendas dos elétricos ao eliminar as preocupações sobre onde carregar
A Volvo está testando uma solução de carregamento na Suécia que pode levar à capacidade de estacionar um carro elétrico e dirigir mais tarde com uma bateria totalmente carregada. A tecnologia de carregamento sem fio já foi aplicada em smartphones e muitos outros dispositivos com bastante sucesso. No entanto, carregar sem fio um veículo elétrico, dado o tamanho e o desempenho de sua bateria, é um desafio significativamente maior.
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As baterias dos carros elétricos são baterias de íon de lítio modificadas, com um design semelhante às usadas para laptops e dispositivos eletrônicos. Essas baterias são escolhidas por sua alta densidade de energia e ciclos de vida mais longos, mas variam em resistência, velocidade de carregamento e duração.
Quando se trata de smartphones, a bateria de lítio pode ser carregada sem fio simplesmente colocando-a em um pad, usando um processo conhecido como carregamento indutivo, e um processo semelhante está prestes a ser testado em carros elétricos pela Volvo.
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Projeto da Volvo é promissor, mas não é o único
A Volvo está longe de ser a primeira empresa a testar sistemas de carregamento de carros elétricos sem fio. Por exemplo, uma empresa chamada Genesis tem um modelo SUV que pode ser carregado sem fio, e a BMW vem testando a tecnologia há anos.
No entanto, alguns foram ainda mais longe ao imaginar um mundo onde um carro elétrico é carregado apenas dirigindo na estrada. No ano passado, o Departamento de Transportes de Indiana anunciou planos para construir a primeira rodovia pavimentada de concreto com carregamento sem fio sem contato. Trabalhando com a Purdue University e outros parceiros, o objetivo é transformar um trecho da rodovia interestadual em um carregador sem fio.
Michigan também anunciou recentemente um projeto semelhante. O governo de Michigan concedeu seu primeiro contrato de sistema rodoviário de carregamento de veículos elétricos sem fio à Electreon. Uma milha de estrada em Detroit será transformada em uma via pública de carregamento sem fio. Os carros elétricos poderão ser carregados em movimento, no trânsito quando houver engarrafamentos, ou quando parados. Fora dos EUA, Reino Unido, Noruega e outros países da Europa também estão investindo em estradas de carregamento de veículos elétricos.
À medida que o futuro da mobilidade continua inovando com tecnologia disruptiva, carregar um elétrico pode em breve se tornar uma preocupação do passado. “A Zona Verde da Cidade de Gotemburgo nos permite experimentar novas tecnologias em um ambiente real e avaliá-las ao longo do tempo, para uma possível introdução futura mais ampla”, disse Mats Moberg, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.
Testes da Volvo serão realizados na Suécia
A Volvo anunciou que começará a testar estações de carregamento sem fio na Suécia, com o programa de testes programado para durar três anos. Os carregadores sem fio fornecerão 40 quilowatts de energia, o que é aproximadamente o mesmo que a maioria dos carregadores rápidos DC com fio.
Usando uma frota de táxis Volvo XC40 Recharge totalmente elétricos da maior operadora de táxi da região nórdica, os carros serão carregados automaticamente quando estacionados em uma plataforma de carregamento. A frota de táxis elétricos será conduzida durante 12 horas por dia com meta de percorrer 100.000 km por ano. O teste determinará desempenho, resistência e futuras adaptações comerciais.