A Volvo inaugurou o primeiro eletroposto de carga rápida para carros elétricos em São Paulo. Os carregadores possuem potência de 150 kWh e podem carregar até dois veículos ao mesmo tempo
A Volvo inaugurou nesta quinta-feira (12) o primeiro eletroposto de carga rápida para carros elétricos no município de Cajati, São Paulo, na rodovia Régis Bittencourt, que faz a ligação entre as cidades de São Paulo e Curitiba. O carregador rápido tem potência de 150 kWh e é capaz de carregar 400 km de autonomia em um XC40 Recharge em cerca de 45 minutos. O equipamento pode ser utilizado de forma gratuita tanto para proprietários de carros da marca quanto para donos de outros carros elétricos compatíveis com o padrão europeu.
Volvo investe R$ 10 milhões em eletroposto em São Paulo e outros locais
De acordo com head do latin America Hub, Luís Rezende, que esteve presente na inauguração, este é apenas o início e o plano da Volvo é ousado e muito abrangente, pois colocará carregadores rápidos para carros elétricos em todo o país, facilitando as viagens interestaduais e intermunicipais para os proprietários desses veículos. O eletroposto vale tanto para aqueles que são clientes da Volvo quanto para clientes de outras marcas em São Paulo.
De acordo com a empresa, foram investidos R$10 milhões na primeira fase de instalação de eletropostos no país. Além disso, o equipamento será monitorizado 24 horas por dia para conferir um melhor uso para o motorista dono de um modelo elétrico.
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
- Toyota 4Runner TRD Surf Concept surpreende como picape baseada em SUV: um projeto que traz o verão para o asfalto
- Adeus, Honda Pop 110! Nova concorrente chega com 3 motos incríveis na faixa de R$ 9 mil para dominar o mercado e desbancar até a Yamaha!
- Toyota revela o novo SUV popular mais esperado de 2024: inspirado na mini Hilux, off-road compacto e barato será lançado em novembro e promete vender que nem água
Em relação ao plano de carregadores rápidos, a Volvo planeja instalá-los em rodovias brasileiras que liguem destinos essenciais e capitais. Ao total, serão 5 fases dos 13 corredores elétricos que cobrirão 3.250 km saindo de São Paulo e ligando capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de Uberlândia, Baixada Santista, entre outros trechos. Ao total, o eletroposto terá capacidade de carregar dois carros elétricos da Volvo ou qualquer marca ao mesmo tempo.
Volvo se pronuncia sobre inauguração do eletroposto
De acordo com João Oliveira, diretor-geral de operações e inovação, todos da empresa estão felizes por ser um marco difícil de ser alcançado, mas poder viajar com carros elétricos e recarregar no primeiro eletroposto rápido da Volvo demonstra o intuito da empresa desde o início, que é trazer a possibilidade de todos os proprietários de carros elétricos realizarem viagens de longas distâncias.
Oliveira afirma que veio pessoalmente para mostrar que, a partir de agora, isso é possível. Eles saíram de Blumenau, recarregaram em Curitiba, e logo depois seguiram para o eletroposto em Cajati. Em breve, outras estradas brasileiras receberão carregadores super rápidos como este.
João destaca que, assim como os quase mil eletropostos que a Volvo possui espalhados em todo o país, os carregadores rápidos não terão cobrança para a recarga. O objetivo da empresa é difundir a eletrificação e aproximar isso das pessoas.
Volvo foca na eletrificação da matriz brasileira
A ambição da Volvo Cars é se tornar 100% elétrica até a próxima década, e o Brasil já é pioneiro e possui toda sua frota eletrificada, com modelos elétricos e híbridos no seu portfólio.
O primeiro veículo totalmente elétrico da marca chegou em setembro do último ano e atualmente conta com dois modelos, C40 Recharge e XC40 Recharge Pure Electric, lançados há pouco mais de um mês. Os dois veículos estão atualmente no topo do ranking de vendas de carros elétricos, sendo os mais vendidos no mercado nacional.
De acordo com João, a decisão de tornar essa frota totalmente elétrica foi vista como algo inovador e ousado. A eletrificação nunca foi apenas um nicho dentro da empresa, ela vai muito além, se conectando aos propósitos da empresa.