Nesta quarta-feira (30), a Volvo anunciou uma nova parceria com a NVIDIA e o Google para criar um sistema operacional que será implantando em carros elétricos da montadora Sueca.
A Montadora Sueca, Volvo, afirma que fazer tudo por conta própria é um trabalho mais demorado, sendo assim, fechou parceria com os gigantes Google e Nvidia para desenvolver um sistema operacional para a sua próxima geração de carros elétricos com IA.
Leia também
O novo sistema operacional da Volvo
O VolvoCars.OS, nome recebido pela empresa, utiliza softwares como Android Automotive OS, QNX, Linux e AUTOSAR. Segundo a Volvo, a próxima geração de carros elétricos, incluindo o XC40 Recharge Pure Electric, virão equipados com o novo sistema operacional.
O VolvoCars.OS possui diversos APIs e fornece aos desenvolvedores acesso a recursos dos carros elétricos como por exemplo, interfaces de usuários, dados da frota e do sensor e ferramentas baseadas em cloud.
-
Leapmotor atinge 10 mil unidades produzidas do novo sedã elétrico em apenas 7 dias — e isso diz muito sobre a capacidade de produção da China
-
Com consumo de até 50 km/l, BAJAJ Pulsar N 150 pode rodar 700 km com um tanque e ainda custa menos
-
Com 83 cv, 202 kg e até 24 km/l, Suzuki GSX-8S entrega mais desempenho que motos de R$ 70 mil
-
7 dicas de direção defensiva que todo motorista deveria seguir
Parceria com a Nvidia e o Google podem ser o grande diferencial da marca
De acordo com Henrik Green, diretor de tecnologia do Grupo Volvo Car, o Google, que foi a primeira empresa a ser anunciada na parceria é um dos maiores líderes em experiência dos usuários e serviços, tendo em vista que atua desde o Google Maps ao Google Assistant. Já NVIDIA, tem o grande papel de fornecer à Volvo os mais rápidos e melhores computadores disponíveis no mercado.
Green ressalta que as empresas constroem juntas uma experiência nova e simplificada para otimizar a segurança. Ele afirma que esse avanço com parcerias estratégicas, como estas com o Google e NVIDIA se tratam de um processo mais eficaz do que tentar prosseguir fazendo tudo por conta própria.
O diretor de tecnologia também pontua que esse modelo de desenvolvimento do sistema operacional aumenta a velocidade do trabalho e faz com que os carros elétricos da Volvo consigam se desenvolver de forma mais rápida ao longo do tempo com todas as atualizações.
Novos carros elétricos da Volvo utilizarão Inteligência Artificial em seu sistema operacional
A montadora Sueca também afirmou que está concentrando grande parte de sua atenção na computação dos carros elétricos em um novo sistema operacional proprietário, que será equipado pela primeira vez em um modelo que será revelado no próximo ano.
O sistema integrado combina três computadores que possuem uma visão operacional, computação geral, infoentretenimento e o mais incrível, Inteligência Artificial. A empresa afirmou que a NVIDIA e o Google também estão trabalhando para ajudar neste sistema. Enquanto a primeira empresa trabalha nos principais sistemas, a segunda é uma parceira no desenvolvimento dos sistemas de infoentretenimento dos carros elétricos
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.