1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen Saveiro está com os dias contados no Brasil com lançamento icônico da próxima picape da montadora
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Volkswagen Saveiro está com os dias contados no Brasil com lançamento icônico da próxima picape da montadora

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 15/03/2024 às 10:47
volkswagen, picape, saveiro
Foto: reprodução Mobiauto
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova picape da Volkswagen e desafios com as novas regras de emissões dão o tom do mercado automotivo

A Volkswagen Saveiro, um dos ícones do segmento de picapes compactas, está com os dias contados no mercado brasileiro. As últimas informações publicadas pelo mobiauto indicam que a Tarok, a nova picape da montadora alemã, será a responsável por substituir a Saveiro e chegará ao mercado em 2026, trazendo consigo uma série de mudanças e desafios para a marca.

A picape Tarok, que inicialmente seria baseada na plataforma MQB de Golf e Tiguan, teve seu projeto reformulado e agora utilizará a base do T-Cross na plataforma MQB-A0. Essa mudança indica uma construção mais simples e compartilhamento de peças com o SUV compacto da marca. Essa estratégia é semelhante à adotada pela Chevrolet com a Montana, derivada do utilitário Tracker.

Novas regras de emissões e falta de espaço

Dois motivos principais levam ao fim da linha para a picape Saveiro. O primeiro está relacionado às novas regras de emissões, com a oitava fase do Proconve exigindo carros mais eficientes a partir de 2025. O motor 1.6 aspirado flex, utilizado apenas na Saveiro, não estará adequado às novas normas e será descontinuado.

Reprodução: Mobiauto

Além disso, a chegada da Tarok não deixará espaço para a Saveiro no mercado. A nova picape da Volkswagen ocupará um segmento diferente, atendendo a clientes que buscam uma picape para o dia a dia na cidade, diferente do perfil mais voltado para o trabalho da Saveiro.

Mudanças na produção da Volkswagen

A produção da Tarok será feita em São José dos Pinhais (PR), enquanto a fábrica de Taubaté (SP) se dedicará à produção da família Polo e do novo SUV compacto da marca, possivelmente chamado de Gol. Com isso, a Volkswagen terá que encontrar espaço nas instalações de São Bernardo do Campo (SP) para produzir mais dois SUVs, como prometido em evento recente.

A fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, produz atualmente Nivus, Polo GTS, Virtus e Saveiro. Com a saída da Saveiro, a linha de montagem ficará totalmente atualizada com a plataforma modular MQB, preparando o terreno para a chegada dos novos produtos da Volkswagen.

Com a despedida da Saveiro e a chegada da Tarok, a Volkswagen está preparando uma mudança significativa em seu lineup de veículos, buscando atrair novos clientes e se adaptar às exigências do mercado e das regulamentações de emissões. Resta aguardar para ver como essa transição impactará os consumidores e a marca no Brasil.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x