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Volkswagen pensava em fabricar a clássica Kombi com cara de Porsche e painel de Gol, mas projeto de reestilização foi arquivado

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/07/2022 às 13:38
Volkswagen queria fabricar a clássica Kombi com cara de Porsche e painel de Gol, mas projeto foi arquivado
Kombi quase teve cara de Porsche em reestilização secreta de 1997 – Reprodução/VW

A Volkswagen traçava planos de desenvolver futuros upgrades em seu modelo Kombi. O veículo poderia receber frontais do Gol Bolinha e do Porsche, mas o projeto não saiu do papel.

O ex chefe de design, Luiz Alberto Veiga, que atuou durante 40 anos na Volkswagen, foi responsável pelo desenho de modelos importantes da marca no país. A segunda geração do Gol, chamado de bolinha, de 1994, e o Fox, de 2003, são considerados os veículos mais emblemáticos da carreira de Veiga na montadora. O designer se aposentou em 2016, após quatro décadas voltadas ao desenvolvimento de novos modelos e atualizações daqueles veículos já existentes. De lá para cá, ele utiliza o seu perfil no Instagram para mostrar projetos que não saíram do papel.

Volkswagen planejava desenvolver Kombi com painel de Gol e faróis de Porsche

Série especial Last Edition marcou o fim da Volkswagen Kombi no Brasil e no mundo — Foto: Divulgação

Um dos projetos é uma proposta de reestilização da Kombi, que o designer mostrou aos seus seguidores na última semana. As imagens divulgadas por Veiga mostram esboços de duas sugestões de desenho para o utilitário.

Em uma das imagens, a Kombi aparece com duas parábolas e setas na grade abaixo do para-brisa, com um estilo que lembra o Porsche 911 Carrera, comercializado na época.

Na outra foto, os redondos são substituídos por um conjunto óptico horizontal com setas integradas, semelhantes com os do Gol bolinha. Tanto no “Porsche”, quanto no “gol”, a Velha Senhora teria um para-choque da frente com envolvente feito de plástico, e não de metal, como antes.

O ‘Upgrade’ ainda sugeria um novo painel de instrumentos como o do Gol, uma capa plástica para esconder a coluna de direção, que ficava totalmente exposta à frente das pernas do motorista e também um volante de dois raios.

De acordo com o designer em uma postagem em seu Instagram, durante toda sua carreira tentou fazer uma atualização na Kombi, mas no fim, as novas exigências de segurança determinaram o fim da fabricação de um dos mais inteligentes automóveis de trabalho de todos os tempos.

Kombi sofre reestilização

Apesar do designer não ter informado a data de produção das imagens, os projetos mostram ser da segunda metade dos anos de 1990. A Kombi sofreu uma reestilização em 97, ganhando assim um teto de 11 centímetros no teto e uma porta lateral corrediça.

Por dentro, o veículo  perdeu a divisória atrás dos bancos da frente, o que obrigou a montadora da Alemanha a acomodar o estepe no porta-malas da Kombi. No mesmo ano, chegou ao mercado brasileiro a versão Carat.

O modelo da proprietária possuía uma proposta mais focada no luxo, com bancos cobertos de tecido aveludado e capacidade para 7 pessoas em vez de 9, que era oferecido nas Kombis convencionais. Após esta atualização, o veículo, que receberia traços do Gol e da Porsche, passou por sua última mudança de visual, em 2006.

Neste ano, a Kombi teve que adotar a grade frontal do radiador do novo motor 1.4 flex, com arrefecimento líquido, que substituiu o antigo 1.6 boxer a gasolina que é refrigerado a ar, para se enquadrar nas novas leis de emissões de poluentes que valiam naquela época.

Veículo saiu de produção em 2013

A Volkswagen Kombi foi descontinuada no final de 2013, após 56 anos de produção ininterrupta na fábrica Anchieta, que está localizada em São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo.

Com base em um projeto realizado na década de 50, o modelo não era capaz de ser adaptado à nova legislação de segurança, que começou a valer em 2014, obrigando a instalação dos freios ABS e airbags frontais.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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