Novo ônibus elétrico da Volkswagen com bateria de nióbio promete revolucionar o mercado automotivo.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Toshiba e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), começaram nesta quarta-feira, 19, os primeiros testes de operação real de um protótipo de ônibus elétrico movido a bateria de íons de lítio com nióbio. A nova tecnologia, desenvolvida em parceria pelas três empresas, promete uma bateria de nióbio com recarga ultrarrápida, em que o veículo pode alcançar a carga máxima em apenas 10 minutos.
Projeto entre Volkswagen, CBMM e Toshiba teve início em 2021
Para o CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, em entrevista à Exame, será uma geração para o futuro da mobilidade. Cortes explica que o projeto teve início em 2019, com a CBMM e a Toshiba desenvolvendo a tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, chamada de NTO. Em 2021, a Volkswagen foi convidada para participar do projeto.
Segundo o executivo, será a primeira bateria de nióbio com esta tecnologia para utilização automotiva em um veículo comercial. Pelo fato do ineditismo e como a Volkswagen é pioneira no Brasil no desenvolvimento, fabricação e venda de veículos elétricos, a empresa foi procurada para entrar na discussão da viabilidade de aplicação do ônibus elétrico.
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Na prática, a tecnologia de bateria de Nióbio permitirá que os veículos possam rodar 24 horas sem que seja necessário um longo período de carregamento. Outra promessa da nova tecnologia é que a bateria terá vida útil até três vezes superior às convencionais.
Volkswagen já conta com modelo de ônibus elétrico inovador
Atualmente, os caminhões e ônibus elétricos da montadora que usam bateria convencional possuem um sistema de carregamento configurado para o período noturno. O e-Volksbus, por exemplo, é o primeiro ônibus elétrico feito totalmente no Brasil com capacidade de 22 toneladas e autonomia de até 250 km. O tempo mínimo de carregamento do veículo é de até 1 hora com dois plugins e máximo de cerca de 2,5 horas (um plugin).
Já em relação ao provável valor do ônibus quando for ao mercado, o CEO da Volkswagen afirma que o projeto com bateria de nióbio ainda está em fase inicial e é necessário mais tempo para entender a viabilidade.
Segundo o executivo, obviamente o preço inicial da nova tecnologia é muito maior que o diesel, que já possui uma economia de escala. Por isso, a empresa defende políticas públicas para o desenvolvimento dessas novas tecnologias.
As empresas não chegaram a divulgar o total de investimentos para o desenvolvimento da tecnologia. A CBMM informa que investe, por ano, cerca de R$ 250 milhões em seu programa de tecnologia. Deste total, em 2023, apenas o programa da nova bateria de nióbio recebeu R$ 80 milhões.
Saiba como funcionará o teste do ônibus elétrico da Volkswagen
O veículo rodará diariamente em uma rota fixa, com recarga no pantógrafo prevista para o começo ou o fim do trajeto. A operação fornecerá dados tanto sobre as características da bateria de Nióbio quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para uma futura comercialização.
Nesta fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento e para assim alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia. Apenas após essa fase será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico.
Com relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível para venda em 2025. Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus elétrico tem autonomia estimada em 60 km, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW.
Recarga em 10 min soa perfeito, exceto pela autonomia de 60 km. Se a autonomia desejável for de 600 km, então a recarga será em em 1h40.