Novo ônibus elétrico da Volkswagen com bateria de nióbio promete revolucionar o mercado automotivo.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, a Toshiba e a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), começaram nesta quarta-feira, 19, os primeiros testes de operação real de um protótipo de ônibus elétrico movido a bateria de íons de lítio com nióbio. A nova tecnologia, desenvolvida em parceria pelas três empresas, promete uma bateria de nióbio com recarga ultrarrápida, em que o veículo pode alcançar a carga máxima em apenas 10 minutos.
Projeto entre Volkswagen, CBMM e Toshiba teve início em 2021
Para o CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, em entrevista à Exame, será uma geração para o futuro da mobilidade. Cortes explica que o projeto teve início em 2019, com a CBMM e a Toshiba desenvolvendo a tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, chamada de NTO. Em 2021, a Volkswagen foi convidada para participar do projeto.
Segundo o executivo, será a primeira bateria de nióbio com esta tecnologia para utilização automotiva em um veículo comercial. Pelo fato do ineditismo e como a Volkswagen é pioneira no Brasil no desenvolvimento, fabricação e venda de veículos elétricos, a empresa foi procurada para entrar na discussão da viabilidade de aplicação do ônibus elétrico.
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Na prática, a tecnologia de bateria de Nióbio permitirá que os veículos possam rodar 24 horas sem que seja necessário um longo período de carregamento. Outra promessa da nova tecnologia é que a bateria terá vida útil até três vezes superior às convencionais.
Volkswagen já conta com modelo de ônibus elétrico inovador
Atualmente, os caminhões e ônibus elétricos da montadora que usam bateria convencional possuem um sistema de carregamento configurado para o período noturno. O e-Volksbus, por exemplo, é o primeiro ônibus elétrico feito totalmente no Brasil com capacidade de 22 toneladas e autonomia de até 250 km. O tempo mínimo de carregamento do veículo é de até 1 hora com dois plugins e máximo de cerca de 2,5 horas (um plugin).
Já em relação ao provável valor do ônibus quando for ao mercado, o CEO da Volkswagen afirma que o projeto com bateria de nióbio ainda está em fase inicial e é necessário mais tempo para entender a viabilidade.
Segundo o executivo, obviamente o preço inicial da nova tecnologia é muito maior que o diesel, que já possui uma economia de escala. Por isso, a empresa defende políticas públicas para o desenvolvimento dessas novas tecnologias.
As empresas não chegaram a divulgar o total de investimentos para o desenvolvimento da tecnologia. A CBMM informa que investe, por ano, cerca de R$ 250 milhões em seu programa de tecnologia. Deste total, em 2023, apenas o programa da nova bateria de nióbio recebeu R$ 80 milhões.
Saiba como funcionará o teste do ônibus elétrico da Volkswagen
O veículo rodará diariamente em uma rota fixa, com recarga no pantógrafo prevista para o começo ou o fim do trajeto. A operação fornecerá dados tanto sobre as características da bateria de Nióbio quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para uma futura comercialização.
Nesta fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para análise de seu comportamento e para assim alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia. Apenas após essa fase será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico.
Com relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível para venda em 2025. Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus elétrico tem autonomia estimada em 60 km, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kW.