1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volkswagen Amarok 2025: Motor V6 de 258 cv, transmissão automática de 8 velocidades e capacidade de carga de 1.280 litros
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Volkswagen Amarok 2025: Motor V6 de 258 cv, transmissão automática de 8 velocidades e capacidade de carga de 1.280 litros

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 13/11/2024 às 09:19
Amarok 2025
Foto: Reprodução

A Volkswagen Amarok 2025 chega com motor V6 de 258 cv, câmbio automático de 8 marchas e capacidade de carga impressionante

Lançada em 2010, a Volkswagen Amarok já ultrapassou os 14 anos de estrada. A nova linha 2025 da Amarok, trazendo algumas atualizações. A marca decidiu manter os preços sugeridos para as versões Comfortline, Highline e Extreme. Outro destaque é que a caminhonete agora conta com uma garantia estendida de cinco anos.

Um novo visual para a clássica Amarok

Imagine acordar, olhar no espelho e perceber que está na hora de uma mudança. Foi exatamente isso que o Amarok fez. Para 2025, a picape pediu uma “harmonização facial”. E, no pacote, ganhou novos faróis, um para-choque com luzes de neblina triangulares inspiradas no Nivus, e uma grade iluminada semelhante ao do Taos. As lanternas escurecidas e os novos emblemas na traseira também fazem parte do pacote.

Internamente, o volante foi atualizado e a central multimídia recebeu uma leve modernização – embora ainda preciso do famoso cabo para conectar o celular ao sistema. Para muitos, essa atualização pode parecer sutil, mas é o suficiente para manter um Amarok no clube das veteranas respeitadas, como a Toyota Hilux e o Chevrolet S10.

A potência do motor V6

Em um mundo onde cada vez mais picapes adotam motores menores e econômicos, a Volkswagen avançou uma estratégia ousada: equipou a Amarok exclusivamente com o motor 3.0 V6. Trata-se de um jogo que visa um público específico, disposto a investir cerca de R$ 313.990 na versão de entrada Comfortline.

Comparando com os concorrentes, a Amarok se destaca pela potência. Enquanto a Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10 focam em motores de quatro cilindros, a Amarok entrega 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque. Em termos de dirigibilidade, isso significa respostas rápidas e um ronco incorporado do motor turbodiesel – uma experiência que conquista o motorista que valoriza desempenho.

E a performance na terra?

Se a sua ideia de diversão inclui estradas de terra e trilhas desafiadoras, a Amarok está pronta para acompanhar. Todas as versões vêm com tração 4Motion, permitindo ajustes automáticos ou a distribuição de 50/50 entre os eixos. Além disso, o sistema oferece bloqueio de diferencial, garantindo segurança e controle, especialmente em terrenos irregulares.

A robustez do Amarok também aparece nas suas dimensões. Com 5,35 m de comprimento, 1,95 m de largura e 1,85 m de altura, a picape é capaz de carregar até 1.105 kg e rebocar até 2,7 toneladas. Em resumo, é um veículo de trabalho que não se intimida, ainda que suas características a tornem também agradável para o dia a dia.

Dirigindo para Amarok Highline

A Amarok pode ser um verdadeiro prazer para o motorista – mas o mesmo nem sempre se aplica aos passageiros. A suspensão, mais firme, transmite as imperfeições do asfalto, o que pode ser um incômodo em longas viagens.

Além disso, a picape não possui carregador sem fio, algo que muitos concorrentes já oferecem. Há uma entrada USB tipo A na frente e duas do tipo C atrás, mas isso pode ser um inconveniente para quem deseja carregar dispositivos mais modernos.

O espaço traseiro também deixa a desejar, especialmente para famílias. Se você está levando as crianças para a escola, por exemplo, pode se ver em um dilema. Colocar mochilas na caçamba significa ter que buscá-las lá no fundo depois, enquanto dividir o banco com as bagagens reduz o espaço para as pernas.

Vale a pena investir na Volkswagen Amarok?

Ainda é possível afirmar que o Volkswagen Amarok ainda tem seu valor. Ela é ideal para quem já é fã da marca, aprecia um bom desempenho e está disposto a sacrificar alguns aspectos de conforto em troca de potência e robustez.

Claro, a Amarok não é mais uma picape novinha, mas com seu motor V6, visual atualizado e capacidade de carga, ela se mantém relevante.

Mas se o seu foco é mais voltado para o conforto e tecnologia de ponta, o Ford Ranger V6 pode ser um concorrente que merece sua atenção. Afinal, com preços a partir de R$ 289.990 e um câmbio de 10 marchas, ela oferece uma experiência de direção que pode ser tentadora.

No final, a escolha é sua. E, como qualquer decisão de compra é importante, vale a pena fazer um test drive e avaliar qual deles melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x