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Você sabia? Toyota Corolla quase saiu de linha, mas acabou sendo salvo por um engenheiro para virar um dos carros mais queridos da história

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/10/2024 às 15:56
Toyota Corolla quase saiu de linha, mas foi salvo por engenheiro que o transformou em ícone de durabilidade e sucesso no Brasil e no mundo.
Toyota Corolla quase saiu de linha, mas foi salvo por engenheiro que o transformou em ícone de durabilidade e sucesso no Brasil e no mundo.

Quase descontinuado, o Toyota Corolla renasceu como o sedã mais vendido do mundo graças a um engenheiro visionário. Descubra como Takeshi Yoshida virou o jogo e fez do Corolla um ícone da durabilidade automotiva.

Em um mundo em constante evolução automotiva, onde SUVs e minivans dominam as preferências, poucos poderiam imaginar que o sedã médio mais icônico da Toyota, o Corolla, quase desapareceu.

A virada do milênio trouxe consigo uma grande crise financeira no Japão e na Ásia, colocando o modelo tradicional da Toyota em xeque e quase empurrando-o para fora de linha.

Contudo, a decisão que salvou o Corolla teve origem na paixão e determinação de um único engenheiro: Takeshi Yoshida.

Ele acreditava que o nome Corolla ainda tinha valor e que o carro poderia evoluir, desde que a empresa ousasse investir e reestruturar o modelo.

O impacto da crise e o início da mudança

O final dos anos 1990 trouxe um cenário de incertezas para o mercado automotivo japonês.

A crise econômica gerada pelo estouro da bolha especulativa abateu diversas empresas, e a Toyota não foi exceção.

Além disso, os consumidores começaram a se interessar mais por SUVs e minivans, deixando sedãs médios, como o Corolla, de lado.

Com vendas em baixa, a Toyota cogitou encerrar a produção do Corolla após a oitava geração, pensando até em abandonar o nome que havia se consolidado globalmente.

Segundo o próprio Yoshida, que relata esses acontecimentos ao site da montadora, existiu até a possibilidade de rebatizar o carro.

No entanto, ele se recusou a aceitar essa ideia e se mobilizou para convencer os executivos da Toyota de que o Corolla ainda tinha um futuro promissor.

Uma nova geração com desafios e inovação

Convencidos pela visão de Yoshida, os executivos da Toyota atribuíram a ele a tarefa de desenvolver a nona geração do Corolla.

O projeto, no entanto, não estava livre de obstáculos. Com um orçamento restrito, Yoshida e sua equipe precisaram adotar abordagens criativas para tornar o modelo viável.

Foi então que ele introduziu uma mudança significativa na forma de trabalho da montadora: unificou as equipes de design, powertrain e ergonomia, promovendo um fluxo de comunicação mais direto e colaborativo.

Essa integração permitiu que ideias fossem compartilhadas e que o desenvolvimento fosse mais eficiente, mesmo diante de limitações financeiras.

A criação do Corolla mais vendido de todos os tempos

O resultado desse trabalho árduo foi um Corolla que superava as expectativas do mercado.

Batizado popularmente de “Brad Pitt” no Brasil, devido à campanha publicitária estrelada pelo ator, o sedã conquistou consumidores ao redor do mundo.

Essa geração trouxe diversas melhorias, incluindo um aumento de 14 cm no entre-eixos e o uso de uma versão simplificada da plataforma do Camry japonês.

Para reduzir custos, a suspensão traseira independente foi substituída por um eixo de torção.

Contudo, a qualidade de construção permaneceu excepcional, com padrões de montagem que rivalizam com muitos veículos atuais.

Outro destaque foi a tecnologia de iluminação Optitron no painel, que apagava completamente quando o carro estava desligado, e o novo motor ZZ, feito com bloco de alumínio e comando de válvulas variável VVT-i.

Nos EUA, Europa e Japão, o Corolla também ganhou versões esportivas, com até 190 cv, que encantaram os entusiastas e chegaram até a equipar o Lotus Elise.

O sucesso no Brasil e a versão perua

No Brasil, a nova geração do Corolla rapidamente conquistou a liderança entre os sedãs médios, destronando modelos tradicionais da Chevrolet.

Seu visual moderno e sofisticado, que lembrava veículos de luxo, e a campanha estrelada por Brad Pitt, ajudaram o modelo a se tornar um sucesso de vendas.

Além da versão sedã, a Toyota lançou a Fielder, uma perua que combinava a dianteira longa do modelo brasileiro com a carroceria familiar da versão japonesa, uma decisão estratégica que deu sobrevida ao segmento de peruas no país.

Longevidade e legado

Até hoje, essa geração do Corolla é amplamente apreciada no mercado de usados, com exemplares que superam facilmente os 200 mil quilômetros rodados, alguns até ultrapassando a marca dos 400 mil km.

Sua durabilidade, somada ao excelente acabamento e confiabilidade mecânica, faz com que o Corolla seja considerado uma verdadeira “loteria” para quem encontra um bem conservado.

A escolha de Yoshida em continuar o legado do Corolla não poderia ter sido mais certeira.

A nona geração do modelo é até hoje a mais vendida da história, consolidando a reputação do sedã que quase teve seu fim decretado antes mesmo de renascer com força total.

Por que o Toyota Corolla é imbatível entre os sedãs médios?

A determinação de Takeshi Yoshida não apenas salvou o Corolla, mas também transformou o modelo em um ícone que persiste até hoje.

Será que um novo concorrente poderá ameaçar o domínio do Corolla ou ele continuará sendo o rei dos sedãs médios por mais algumas gerações?

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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