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Vem pro Brasil? Bajaj lançará a primeira moto do mundo movida GNV em Junho

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/05/2024 às 05:52
Atualizado em 06/05/2024 às 23:50
Vem pro Brasil? Bajaj lançará a primeira moto do mundo movida GNV em Junho
Vem pro Brasil? Bajaj lançará a primeira moto do mundo movida GNV em Junho/Divulgação

Bajaj desenvolve moto movida a gás natural com promessas de desempenho superior e maior sustentabilidade.

A indústria de carros e motos está constantemente à procura de alternativas aos combustíveis fósseis para reduzir as emissões de carbono, e isso tem impulsionado a popularidade de carros e motos movidos a bateria ou hidrogênio. Agora, a Bajaj está explorando novos horizontes com o lançamento da primeira moto movida a GNC (gás natural comprimido), popularmente conhecido no Brasil como GNV, visando estabelecer um novo padrão em termos de sustentabilidade e inovação no setor.

Moto movida a gás natural comprimido registra redução de 75% de CO2

Para aqueles que não estão familiarizados, o gás natural comprimido (GNC) é, como o próprio nome já sugere, produzido pela compressão do gás natural a menos de 1% do seu volume à pressão atmosférica padrão.

O GNV pode ser utilizado como fonte de combustível para motores de combustão interna, onde um tanque cilíndrico alimenta o gás mediante um regulador de pressão antes de chegar a uma câmara de combustão para ser misturado ao ar e acesso pela vela de ignição.

O gás natural comprimido ou Gás Natural Veicular – GNV, utilizado na moto da Bajaj é considerado uma alternativa mais limpa e barata à gasolina ou ao diesel. Embora já existam kits de conversão para o GNV disponíveis em todo o mundo, a moto movida a gás natural da Bajaj Auto, da Índia, seria a primeira do mundo já construída com a compatibilidade para esse combustível.

Existem protótipos da moto movida a GNV da Bajaj sendo produzidos desde o último ano. Rajiv Bajaj, representante da marca, chegou a afirmar no final de 2023 que um protótipo da marca conseguiu registrar uma redução de 75% no monóxido de carbono (CO) se comparado a uma moto movida a gasolina.

Quando a moto movida a gás natural veicular chegará ao mercado?

Outro ponto importante mencionado por Rajiv foi que os consumidores de uma moto movida a GNC poderiam ter uma economia de combustível, com o protótipo da Bajaj se mostrando de 50 a 65% mais barato nesse âmbito.

O representante da marca ainda afirmou na ocasião que a Bajaj Auto planejava o lançamento desta moto movida GNC (GNV) apenas em 2025. O cronograma, contudo, parece ter mudado, e alguns veículos de imprensa da Índia já noticiam que o lançamento deste modelo pode acontecer em 18 de junho deste ano.

Os protótipos teriam sido testados em estradas, primeiro como motos regulares, e depois receberam a modificação devida para rodarem com o GNC. A Bajaj Auto, até então, não revelou muitas informações, desta forma, será necessário aguardar mais para recebermos confirmações oficiais de suas características.

Kawasaki também foca na sustentabilidade com sua moto a hidrogênio

Além da Bajaj, que está desenvolvendo a primeira moto movida a GNV do mundo, a Kawasaki também está concentrando esforços em descarbonizar motocicletas. Após lançar a primeira moto de rua híbrida do mundo, a marca agora criou a Ninja H2 SX supercharged, com zero emissões. Trata-se do protótipo da primeira moto esportiva movida a hidrogênio do mundo.

O modelo faz parte do consórcio HySE, associação que reúne Kawasaki e as outras grandes fabricantes japonesas de motos, como Yamaha, Suzuki e Honda, para criar motos a hidrogênio. As empresas também desenvolveram um ATV movido a hidrogênio que está participando do Rally Dakar 2024.

Apesar dos motores elétricos, alimentados por bateria, já estarem bem fortalecidos na indústria de quatro rodas, as motocicletas elétricas ainda não entregam o que o consumidor deseja, isto é, boa autonomia, reabastecimento rápido e uma concentração de massas que não prejudique a maneabilidade das motos. O hidrogênio foi escolhido por carregar mais energia por peso do que as baterias, desde que se consiga lidar com o espaço extra que ocupa.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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