O Relatório indica que cerca de 1,34 km de terra foram poluídos pelo derramamento de petróleo que teve origem devido a uma ruptura do gasoduto da Shell na Nigéria
Um derramamento de petróleo ocorreu na linha de caminhão de Okordia-Rumekpe, operada pela Shell Petroleum Development Company (SPDC), descarregando cerca de 213 barris de petróleo bruto na comunidade de Ikarama no estado de Bayelsa, na Nigéria.
Leia outras notícias relacionadas
Relatório sobre o vazamento de petróleo na Nigéria
O relatório indica que cerca de 1,34 km de terra foram poluídos pelo petróleo derramado da Shell que se originou devido a uma ruptura do gasoduto.
De acordo com um relatório da Agência de Notícias da Nigéria (NAN), o derramamento de petróleo foi confirmado pelo Gerente de Relações com a Mídia da SPDC, Sr. Bamidele Odugbesan, que disse que a investigação sobre o incidente havia sido concluída.
- É oficial: a Novonor decidiu mexer suas peças no tabuleiro petroquímico e traz ninguém menos que o ex-Ocyan para assumir o comando da Braskem
- PetroReconcavo surpreende o mercado com mega investimento de R$ 340 milhões em nova planta de gás natural na Bahia — Capacidade promete revolucionar o setor energético do Nordeste!
- Washington em alerta! Exportações de petróleo da Rússia para o Brasil explodem para o surpreendente valor de R$ 40,3 bilhões em 2024,
- Petrobras suspende operações do FPSO Cidade de Santos: milhões perdidos e impacto na produção de petróleo e gás no Brasil!
Acidente operacional da Shell na Nigéria pode gerar processo
O relatório do JIV concluiu que o derramamento de petróleo na comunidade da Nigéria foi um acidente operacional devido a uma falha do equipamento que afetou palmeiras e tanques de peixes próximos e, subsequentemente, recomendou a remediação do local.
Este novo vazamento na Nigéria é o mais recente de uma série de derramamentos de petróleo pela Shell que colocou a empresa multinacional de petróleo em conflito com as comunidades anfitriãs.
Um relatório destaca que a Shell relatou mais de 1.000 derramamentos com cerca de 110.535 barris de petróleo ou 17,5 milhões de litros perdidos desde 2011, embora alguns especialistas e partes interessadas acreditem que o número poderia ser mais real.
Sobre a Shell
Royal Dutch Shell ou simplesmente Shell, é uma empresa multinacional petrolífera anglo-holandesa, que tem como principais atividades a refinação de petróleo e a extração de gás natural.
Uma das chamadas “sete irmãs”, a Royal Dutch Shell é a terceira maior companhia petrolífera e líder da indústria petroquímica e de energia solar no mundo, além de ser a maior multinacional do planeta em termos de receita.