1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Vazamento de petróleo cru atinge mais de 60 praias no litoral do Nordeste
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Vazamento de petróleo cru atinge mais de 60 praias no litoral do Nordeste

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 14/02/2022 às 13:01
nordeste - ceará - praias - petróleo - vazamento -
Vazamento de petróleo atinge 64 praias no Ceará – Imagem Google

Cerca de 4.000 litros de petróleo já foram retirados das praias no Ceará. É o segundo evento deste tipo somente em 2022 no estado

Praias do Nordeste estão sendo afetadas com manchas de petróleo cru. O episódio faz relembrar o desastre ambiental ocorrido em 2019. No sábado, já foram identificadas 64 praias do Ceará poluídas pelas manchas de óleo – é o segundo evento deste tipo somente em 2022 no estado.

Leia também

No último sábado (12/02), apenas 10 praias estavam próprias para banho em Fortaleza. As praias mais atingidas no Ceará são do trecho Leste, que engloba as praias do Futuro, Serviluz e Sabiaguaba, as quais estavam impróprias para uso.

Cerca de 4 mil litros de petróleo cru tinham sido retirados das praias neste final de semana. Para quem procura se refrescar, a maioria das praias limpas está nas porções central e oeste da capital.

As manchas de petróleo nas praias do Nordeste remetem ao desastre ocorrido em 2019

As manchas de petróleo nas praias do Nordeste remetem ao desastre ocorrido em 2019, quando grandes volumes de petróleo cru chegaram a vastas áreas do litoral brasileiro, e que até os dias de hoje a Marinha não conseguiu apontar a origem nem encontrar os culpados pelos vazamentos.

De acordo com o jornal Folha, diferentemente do que aconteceu em 2019, a origem deste óleo é compatível com o produto explorado na costa brasileira. A constatação aponta para três hipóteses: vazamento natural de petróleo do fundo do mar, processo conhecido como exsudação; acidente em operação de perfuração de poços; ou acidente em navio de transporte de petróleo.

As manchas de petróleo em praias brasileiras tem se tornado recorrente. Em 2020, foram encontradas manchas de óleo em três praias de Pernambuco e duas de Alagoas. Em agosto do ano passado, manchas de petróleo apareceram em praias de Fernando de Noronha. Até o momento, a Marinha do Brasil não esclareceu a origem dos vazamentos, mas a principal hipótese informada à imprensa na ocasião apontava para descartes de navio.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos