Trecho de 7,2 km será duplicado até novembro de 2026 com investimentos de R$ 9,4 milhões. A obra do governo federal promete aliviar engarrafamentos, reduzir acidentes e impulsionar o comércio local — o início de uma reestruturação maior do corredor.
Imagine uma rodovia tão congestionada que, em horário de pico, mais parece um estacionamento a céu aberto do que uma via funcional. Essa é a rotina da BR‑324, principal ligação entre Salvador e o interior da Bahia. Com milhares de veículos — de carros de passeio a caminhões e ônibus — ela se tornou sinônimo de trânsito lento, buracos e acidentes. Agora, o governo federal dá um passo histórico: a duplicação do trecho urbano em Feira de Santana finalmente sai do papel.
Por que esse trecho foi escolhido?
O segmento de 7,2 km entre o QUM 512,50 e o QUM 519,70, dentro da área urbana de Feira, foi priorizado por diversos motivos:
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- Porta de entrada e saída do sertão, ligando Salvador e outros estados do Nordeste;
- Ponto de passagem de caminhões com frutas, produtores rurais, estudantes e trabalhadores;
- Congestionamentos diários, especialmente nos horários de pico;
- Alto risco de acidentes: colisões traseiras, atropelamentos e fatalidades frequentes.
Dados locais apontam que uma viagem de seis horas — por exemplo, Juazeiro a Salvador — tem o trecho em Feira consumindo horas preciosas, gerando atrasos de carga, fretes mais caros e impacto na economia.

Como será dividida a obra?
A CSS Construtora SA venceu a licitação em maio de 2025, e o contrato prevê conclusão até novembro de 2026, com três fases executivas:
1. Mobilização e preparação do canteiro
- Topografia, desapropriações e estruturação da obra.
2. Execução da duplicação
- Ampliação de pista: nova faixa em cada sentido;
- Pavimento especial para suportar tráfego intenso;
- Dispositivos viários: retornos, acessos controlados, drenagem e defensas;
- Sinalização completa (placas e pintura refletiva).
3. Acabamentos, testes e entrega
- Ensaios técnicos, avaliação dos dispositivos de segurança, liberação final para o trânsito.
Impactos esperados
| Benefício | Resultado previsto |
| Fluidez no trânsito | Redução de engarrafamentos |
| Segurança | Menor risco de colisões e atropelamentos |
| Economia de tempo e de custos | Menos horas perdidas, fretes mais eficientes |
| Geração de empregos | Contratação de centenas de trabalhadores |
| Qualidade de vida | Melhora na mobilidade de estudantes e ambulâncias |
Para os 600 mil habitantes de Feira de Santana, a duplicação significa mais do que menos trânsito. Ambulâncias e serviços de emergência circularão mais rápido; o comércio local — especialmente atacadistas — será beneficiado com entregas mais ágeis; e produtores rurais terão fretes mais baratos e pontuais.
E o restante da BR‑324 e BR‑16?
O pacote do Ministério dos Transportes inclui R$ 500 milhões para melhorias em diversos trechos da BR‑324 e BR‑16 na Bahia. Além de Feira, trechos entre Simões Filho–Amélia Rodrigues e Feira–Técnico Grosso estão previstos em breve — a duplicação pode ser apenas o início de um corredor logístico moderno.
O que falta acontecer?
Apesar da empolgação, a população pergunta: o projeto será realmente concluído? Falta de verba, burocracia e entraves já pararam obras semelhantes no passado. A chave será a pressão política, fiscalização e participação da sociedade para manter o ritmo do projeto e garantir a entrega.
Qual rodovia do Brasil você acha que merecia duplicação ?


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