O motor de 1 ciclo promete uma eficiência 200% maior ao combinar todas as etapas de funcionamento em um único movimento do pistão, superando os motores de dois tempos em desempenho e sustentabilidade.
Uma nova tecnologia está chamando atenção no mundo dos motores: o motor de 1 ciclo. Seus criadores afirmam que ele é 200% mais eficiente do que os motores tradicionais. Mas será que essa inovação é real? Vamos descobrir o que é um motor de 1 ciclo e como ele funciona.
O motor de 1 ciclo combina as quatro etapas dos motores convencionais em um único movimento do pistão. Esta nova abordagem promete revolucionar a eficiência dos motores de combustão interna.
200% mais eficiente? Descubra o maior segredo do motor de 1 ciclo!
O motor de 1 ciclo é uma inovação no campo dos motores de combustão interna. Diferente dos motores de quatro tempos e dos motores de dois tempos, o motor de ciclo único realiza as etapas de admissão, compressão, potência e escape em um único movimento do pistão.
-
Estes são os 7 SUVs mais roubados no Brasil, segundo seguradoras e dados da Susep, com prejuízos que podem ultrapassar R$ 100 mil por veículo
-
Kia Sportage 2025 tem R$ 20 mil de desconto, mas será que o custo-benefício compensa?
-
Honda Civic 2012 g9: manutenção, peças e gastos, tudo o que você precisa saber
-
Duas novas tecnologias híbridas da Volkswagen chegam ao Brasil, veja os modelos que recebem primeiro
A empresa espanhola INNengine, fundada em 2011, é pioneira no desenvolvimento dessa tecnologia. Com uma equipe pequena, mas dedicada, eles criaram o motor E-REX e o REX B. Esses motores utilizam pistões opostos que se movem em equilíbrio, eliminando vibrações e proporcionando uma operação mais suave.
Motor E-REX impressionou os especialistas por seu funcionamento silencioso e eficiente
Durante os testes na Universidade de Valência, o motor E-REX impressionou os especialistas por seu funcionamento silencioso e eficiente. A combinação de alta potência e baixa vibração torna esse motor ideal para diversas aplicações, incluindo veículos e máquinas industriais.
Comparado aos motores de dois tempos, o motor de 1 ciclo oferece várias vantagens. Enquanto os motores de dois tempos são conhecidos por suas altas emissões e necessidade de mistura de óleo e gasolina, o motor de ciclo único é mais limpo e eficiente. Ele mantém a potência dos motores de dois tempos, mas sem os problemas de poluição e ruído.
Motor de 1 ciclo precisa de um sistema de resfriamento e lubrificação complexo
No entanto, essa tecnologia não está isenta de desafios. O motor de 1 ciclo precisa de um sistema de resfriamento e lubrificação complexo para lidar com o calor concentrado no centro do motor. Além disso, ele pode ter um torque menor em baixas rotações, o que pode limitar sua aplicação em certas situações.
A INNengine acredita que o motor de 1 ciclo pode ser uma solução intermediária enquanto a transição para veículos elétricos continua. Eles planejam usar essa tecnologia como um extensor de alcance para veículos elétricos, combinando a eficiência do combustível com a sustentabilidade dos motores elétricos.
Assim, o motor de 1 ciclo representa uma inovação promissora no campo dos motores de combustão interna. Com suas vantagens em eficiência e operação suave, ele tem o potencial de mudar a maneira como pensamos sobre motores a combustão. Fique atento a essa tecnologia, que pode estar chegando em breve a um veículo perto de você.
Tecnologia de motores a combustão avançou só depois dos elétricos lhe colocar a corda no pescoço…
Não vai adiantar nada ser mais eficiente e econômico. Aí o que vão fazer é aumentar ainda mais o valor do litro do combustível.
Discordo se o motor for eficiente vai ter menos consumo de combustível se não ouvir manipulação da OPEP a tendência é baratear o preço do combustível
Muita pecinha vai dar xamu.