1. Início
  2. / Construção
  3. / Uma das maiores indústrias químicas do mundo, com mais de 100 anos de experiência, contrata a WEG para monitoramento de ativos industriais críticos
Tempo de leitura 3 min de leitura

Uma das maiores indústrias químicas do mundo, com mais de 100 anos de experiência, contrata a WEG para monitoramento de ativos industriais críticos

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 20/11/2022 às 17:13
weg - motor - gerador - indústria - turbina
Trabalhadores WEG – Imagem WEG
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Indústria química adota solução digital WEG Motion Fleet Management para uma gestão mais inteligente de suas fábricas e monitoramento on-line dos ativos industriais críticos

Preocupada com a gestão eficiente de seus equipamentos, a empresa líder global em especialidades químicas, com uma longa tradição de inovação tecnológica, escolheu a solução WEG Motion Fleet Management para gestão inteligente e monitoramento on-line dos ativos industriais críticos.

O projeto surgiu dentro da empresa com o intuito de monitorar, inicialmente, a vibração de equipamentos críticos, de difícil acesso ou com especificidades operacionais (variação de carga/rotação) que exigiam monitoramento contínuo, como por exemplo: compressor de parafuso (motor e compressor) e homogeneizador (motor e caixa redutora).

IMAGEM: Ventilador (blower) e bomba com sensor IoT WEG Motor Scan para monitoramento

Após observar ganhos operacionais com o monitoramento on-line fornecido pela WEG aos primeiros ativos, a equipe de confiabilidade e manutenção do cliente, ficou extremamente satisfeita e avançou com o projeto, expandindo o monitoramento na fábrica de Curitiba (Brasil), no setor de caldeiras, e levando também a tecnologia para fábrica de resinas localizada no Uruguai.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

Atualmente, o time de confiabilidade do cliente, baseado em Curitiba, possui em sua sala uma tela dedicada para acompanhar o monitoramento dos ativos das três unidades, duas no Brasil e uma no Uruguai.

A solução digital WEG é de fácil instalação e baixo custo de implementação

Um ponto relevante observado durante a adoção da solução digital WEG é facilidade na instalação e o baixo custo de implementação, pois adota sensores wireless alimentados por bateria, dispensando a necessidade de cabos entre os dispositivos. A solução está pronta para uso, bastando apenas o cadastro na plataforma e a configuração dos sensores e gateway para já obter as primeiras informações do monitoramento na palma da mão.

Em um dos casos, uma anormalidade térmica foi detectada e após a ação de correção, a ventilação da cabine foi normalizada e o padrão térmico de operação do equipamento foi normalizado.

IMAGEM: Visualização da temperatura do motor com gráfico maoa de calor (heatmap) e detecção de anormalidade térmica na cabine do equipamento

Em outro caso, foi possível identificar a mudança no padrão de operação da bomba por meio da medição de vibração (valor global e múltiplos da fundamental) e assim confirmar que tal comportamento estava relacionado com o processo produtivo, que requer um ajuste de operação diferente para bomba. 

“Com base no sistema de monitoramento digital WEG, a empresa conseguiu detectar algumas condições específicas e pontuais que até então não tinha conhecimento, conseguimos acompanhar a evolução e então geramos um raciocínio adequado para planejar a manutenção preditiva”, explica Odair Silva, responsável da equipe de confiabilidade do cliente.

Algumas das vantagens observadas pela indústria química após a implantação da solução digital inteligente

  • Possibilidade do monitoramento a distância de múltiplas plantas ou unidades, inclusive em outros países, com ferramenta de geolocalização, facilitando em muito a correta identificação dos ativos monitorados;
  • Implantação de rotinas de manutenção preditiva com base no comportamento operacional do ativo e análises adicionais pelo time de confiabilidade;
  • Deslocamento do corpo técnico de confiabilidade e manutenção quando é realmente necessário, baseado na condição de determinado ativo;
  • Aumento da disponibilidade dos equipamentos críticos ao processo;
  • Possibilidade de implementação em etapas e de modo altamente escalável;
  • Apoio constante e consistente do suporte técnico do fornecedor durante o processo de implantação, tanto no Brasil com suporte técnico da WEG Digital como no Uruguai por meio do distribuidor local, FIVISA.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos