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Um ex-engenheiro da Tesla desenvolveu uma bateria de sódio que rivaliza com as baterias LFP, oferecendo autonomia de 483 km para carros elétricos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 27/05/2024 às 17:14
Um ex-engenheiro da Tesla desenvolveu uma bateria de sódio que rivaliza com as baterias LFP, oferecendo autonomia de 483 km para carros elétricos
Imagem: Mobility Channel/Divulgação

Inovação em baterias de sódio promete transformar a indústria automotiva, oferecendo uma alternativa econômica e eficiente às atuais baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) para veículos elétricos.

Um ex-engenheiro da Tesla anunciou uma inovação significativa no campo das baterias para veículos elétricos. A bateria de sódio desenvolvida por sua startup, Bedrock Materials, promete uma autonomia de 483 km, competindo diretamente com as populares baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP). Este avanço tecnológico pode reduzir drasticamente os custos dos carros elétricos, tornando-os acessíveis a um público mais amplo.

A nova bateria de sódio não apenas iguala a eficiência das baterias LFP, mas também se destaca pelo uso de materiais mais baratos e abundantes, como sódio, ferro, alumínio e manganês. Essa combinação não só diminui os custos de produção, mas também melhora a sustentabilidade. A startup acredita que essa inovação pode levar à produção de carros elétricos com preço inferior a $25.000, ampliando o acesso a veículos elétricos econômicos e ecológicos.

Spencer Gore, o ex-engenheiro da Tesla, acredita que a tecnologia da Bedrock Materials pode superar a atual líder do mercado, a CATL

No ano passado, houve um aumento significativo na densidade de energia das baterias de sódio, superando muitas outras tecnologias de baterias. Esse avanço foi impulsionado pela necessidade de encontrar alternativas ao lítio, cujo preço caiu drasticamente nos últimos anos, mas cuja demanda está prevista para aumentar mais de 500% até 2030 nos Estados Unidos.

Spencer Gore, o ex-engenheiro da Tesla, acredita que a tecnologia da Bedrock Materials pode superar a atual líder do mercado, a CATL, ao oferecer uma bateria de sódio 30% mais barata que as baterias LFP. Essa tecnologia pode permitir que veículos elétricos sejam recarregados em apenas 11 minutos, um avanço significativo em termos de conveniência e eficiência.

Tesla Model 2, que nunca se materializaram, poderiam finalmente se tornar realidade com essas baterias de sódio

Se a tecnologia da Bedrock Materials se provar viável, poderá revolucionar o mercado de veículos elétricos, especialmente nos Estados Unidos. Carros como o Tesla Model 2, que nunca se materializaram, poderiam finalmente se tornar realidade com essas baterias de sódio, oferecendo uma alternativa viável e econômica para os consumidores.

A Bedrock Materials recebeu recentemente $8 milhões em financiamento inicial para aumentar a produção doméstica de baterias de sódio nos Estados Unidos. Isso não só ajudará a reduzir os custos dos veículos elétricos, mas também os tornará elegíveis para subsídios de crédito fiscal federal, tornando-os ainda mais acessíveis para os consumidores.

Avanços contínuos nesta tecnologia prometem tornar os veículos elétricos mais acessíveis

As baterias de sódio apresentam algumas vantagens importantes sobre as baterias de lítio, incluindo maior sustentabilidade e menor custo. Embora ainda haja desafios a serem superados, como a densidade de energia e o peso, os avanços contínuos nesta tecnologia prometem tornar os veículos elétricos mais acessíveis e eficientes no futuro próximo.

Com o mercado de veículos elétricos em constante evolução, a inovação em baterias de sódio desenvolvida pelo ex-engenheiro da Tesla representa um passo importante em direção a um futuro mais sustentável e acessível para a mobilidade elétrica.

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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