A UFSC revoluciona a produção de biodiesel com nova tecnologia sustentável! Descubra como o combustível ecológico pode ser produzido em dobro e impulsionar a energia renovável.
Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Combustão e Catálise Aplicadas (LAC), que está localizado no campus Joinville, desenvolveram um reator que duplica a produção de biodiesel. A nova tecnologia é um meio para a produção de um combustível mais sustentável e já teve sua patente depositada. A informação foi divulgada pelo portal apufsc no dia 27 de janeiro deste ano.
Entenda como funciona a produção de biodiesel com a nova tecnologia da UFSC
A inovação da nova tecnologia para a produção de combustível sustentável está, justamente, na eliminação de etapas do processo.
Nos métodos de produção convencionais, os reagentes, normalmente óleo de soja e metanol, precisam ser misturados antes de serem colocados em reatores que atuam em temperaturas de 80 °C.
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O reator da UFSC não utiliza essa mistura prévia, tendo em vista que utiliza descargas elétricas, que acontecem em seu interior, para realizar a mistura dos reagentes, que não acontece em condições normais.
Sendo assim, duas etapas do processo se tornam apenas uma, impulsionando a produção do biodiesel. O depósito da patente está aguardando a análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Vale destacar que o biodiesel é uma opção de combustível sustentável e sua produção é alavancada por acordos internacionais e novas políticas de incentivo do país. A Lei do combustível do Futuro, 14.993/2024, incentiva o uso desse recurso.
A norma institui o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV), que atua com a missão de reduzir as emissões de carbono, principalmente as que são geradas por veículos pesados, fomentando a substituição de fontes poluentes por alternativas mais renováveis e limpas.
Os acordos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris em 2015, de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, também alavancam a produção do biodiesel.
Cientistas da UFSC avançam com a nova tecnologia
A equipe de cientistas é formada pela pós-doutoranda Maira Oliveira Palm e pelos estudantes de graduação Lucas Pavani e Júlia Rezende, sob a supervisão do professor Rafael Catapan, coordenador do projeto, e dos professores Cátia Carvalho Pinto e Diego Duarte. A ideia da nova tecnologia para gerar combustível sustentável surgiu durante o doutorado de Maira Oliveira Palm em engenharia ambiental.
A pesquisadora reformulou o projeto durante seus pós-doutorados em engenharia e ciências mecânicas. Os cientistas da UFSC continuarão com as pesquisas com a nova tecnologia de produção de biodiesel, testando os processos com novas matérias-primas, e verificando a qualidade dos produtos obtidos. Os pesquisadores também testarão o uso de catalisadores heterogêneos, que pode reduzir os custos de produção.
Instituições por trás da tecnologia da UFSC
Além do LAC, o projeto para a produção de combustível sustentável envolveu o Laboratório de Tratamentos de Superfície (LAT) também da UFSC Joinville e os programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, em Joinville, em Engenharia Ambiental e em Engenharia Mecânica, em Florianópolis. Participaram do desenvolvimento da nova tecnologia estudantes de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Ferroviária e Metroviária por meio de bolsas de iniciação científica.
O projeto teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FNDCT/MCTI) e da (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
É importante mencionar que o biodiesel é um combustível sustentável e biodegradável, podendo ser obtido por meio da esterificação, craqueamento ou transesterificação. As principais matérias-primas são o girassol, amendoim, babaçu, soja, mamona, dendê, além de gordura animal.