1. Início
  2. / Ciência e Tecnologia
  3. / UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel! Descoberta pode tornar o combustível sustentável ainda mais acessível e eficiente!
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel! Descoberta pode tornar o combustível sustentável ainda mais acessível e eficiente!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/02/2025 às 09:00
UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel
Foto gerada por IA
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

A UFSC revoluciona a produção de biodiesel com nova tecnologia sustentável! Descubra como o combustível ecológico pode ser produzido em dobro e impulsionar a energia renovável.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Combustão e Catálise Aplicadas (LAC), que está localizado no campus Joinville, desenvolveram um reator que duplica a produção de biodiesel. A nova tecnologia é um meio para a produção de um combustível mais sustentável e já teve sua patente depositada. A informação foi divulgada pelo portal apufsc no dia 27 de janeiro deste ano.

Entenda como funciona a produção de biodiesel com a nova tecnologia da UFSC

A inovação da nova tecnologia para a produção de combustível sustentável está, justamente, na eliminação de etapas do processo.

Nos métodos de produção convencionais, os reagentes, normalmente óleo de soja e metanol, precisam ser misturados antes de serem colocados em reatores que atuam em temperaturas de 80 °C.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

O reator da UFSC não utiliza essa mistura prévia, tendo em vista que utiliza descargas elétricas, que acontecem em seu interior, para realizar a mistura dos reagentes, que não acontece em condições normais.

Sendo assim, duas etapas do processo se tornam apenas uma, impulsionando a produção do biodiesel. O depósito da patente está aguardando a análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Vale destacar que o biodiesel é uma opção de combustível sustentável e sua produção é alavancada por acordos internacionais e novas políticas de incentivo do país. A Lei do combustível do Futuro, 14.993/2024, incentiva o uso desse recurso.

A norma institui o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV), que atua com a missão de reduzir as emissões de carbono, principalmente as que são geradas por veículos pesados, fomentando a substituição de fontes poluentes por alternativas mais renováveis e limpas.

Os acordos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris em 2015, de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, também alavancam a produção do biodiesel.

UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel
Reator que produz biodiesel em dobro – Foto: Divulgação/Ufsc

Cientistas da UFSC avançam com a nova tecnologia

A equipe de cientistas é formada pela pós-doutoranda Maira Oliveira Palm e pelos estudantes de graduação Lucas Pavani e Júlia Rezende, sob a supervisão do professor Rafael Catapan, coordenador do projeto, e dos professores Cátia Carvalho Pinto e Diego Duarte. A ideia da nova tecnologia para gerar combustível sustentável surgiu durante o doutorado de Maira Oliveira Palm em engenharia ambiental. 

A pesquisadora reformulou o projeto durante seus pós-doutorados em engenharia e ciências mecânicas. Os cientistas da UFSC continuarão com as pesquisas com a nova tecnologia de produção de biodiesel, testando os processos com novas matérias-primas, e verificando a qualidade dos produtos obtidos. Os pesquisadores também testarão o uso de catalisadores heterogêneos, que pode reduzir os custos de produção.

Instituições por trás da tecnologia da UFSC

Além do LAC, o projeto para a produção de combustível sustentável envolveu o Laboratório de Tratamentos de Superfície (LAT) também da UFSC Joinville e os programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, em Joinville, em Engenharia Ambiental e em Engenharia Mecânica, em Florianópolis. Participaram do desenvolvimento da nova tecnologia estudantes de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Ferroviária e Metroviária por meio de bolsas de iniciação científica.

O projeto teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FNDCT/MCTI) e da (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

É importante mencionar que o biodiesel é um combustível sustentável e biodegradável, podendo ser obtido por meio da esterificação, craqueamento ou transesterificação. As principais matérias-primas são o girassol, amendoim, babaçu, soja, mamona, dendê, além de gordura animal.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x