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UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel! Descoberta pode tornar o combustível sustentável ainda mais acessível e eficiente!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 07/02/2025 às 09:00
UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel
Foto gerada por IA
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A UFSC revoluciona a produção de biodiesel com nova tecnologia sustentável! Descubra como o combustível ecológico pode ser produzido em dobro e impulsionar a energia renovável.

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Laboratório de Combustão e Catálise Aplicadas (LAC), que está localizado no campus Joinville, desenvolveram um reator que duplica a produção de biodiesel. A nova tecnologia é um meio para a produção de um combustível mais sustentável e já teve sua patente depositada. A informação foi divulgada pelo portal apufsc no dia 27 de janeiro deste ano.

Entenda como funciona a produção de biodiesel com a nova tecnologia da UFSC

A inovação da nova tecnologia para a produção de combustível sustentável está, justamente, na eliminação de etapas do processo.

Nos métodos de produção convencionais, os reagentes, normalmente óleo de soja e metanol, precisam ser misturados antes de serem colocados em reatores que atuam em temperaturas de 80 °C.

O reator da UFSC não utiliza essa mistura prévia, tendo em vista que utiliza descargas elétricas, que acontecem em seu interior, para realizar a mistura dos reagentes, que não acontece em condições normais.

Sendo assim, duas etapas do processo se tornam apenas uma, impulsionando a produção do biodiesel. O depósito da patente está aguardando a análise do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Vale destacar que o biodiesel é uma opção de combustível sustentável e sua produção é alavancada por acordos internacionais e novas políticas de incentivo do país. A Lei do combustível do Futuro, 14.993/2024, incentiva o uso desse recurso.

A norma institui o Programa Nacional de Diesel Verde (PNDV), que atua com a missão de reduzir as emissões de carbono, principalmente as que são geradas por veículos pesados, fomentando a substituição de fontes poluentes por alternativas mais renováveis e limpas.

Os acordos assumidos pelo Brasil no Acordo de Paris em 2015, de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, também alavancam a produção do biodiesel.

UFSC surpreende com nova tecnologia que duplica a produção de biodiesel
Reator que produz biodiesel em dobro – Foto: Divulgação/Ufsc

Cientistas da UFSC avançam com a nova tecnologia

A equipe de cientistas é formada pela pós-doutoranda Maira Oliveira Palm e pelos estudantes de graduação Lucas Pavani e Júlia Rezende, sob a supervisão do professor Rafael Catapan, coordenador do projeto, e dos professores Cátia Carvalho Pinto e Diego Duarte. A ideia da nova tecnologia para gerar combustível sustentável surgiu durante o doutorado de Maira Oliveira Palm em engenharia ambiental. 

A pesquisadora reformulou o projeto durante seus pós-doutorados em engenharia e ciências mecânicas. Os cientistas da UFSC continuarão com as pesquisas com a nova tecnologia de produção de biodiesel, testando os processos com novas matérias-primas, e verificando a qualidade dos produtos obtidos. Os pesquisadores também testarão o uso de catalisadores heterogêneos, que pode reduzir os custos de produção.

Instituições por trás da tecnologia da UFSC

Além do LAC, o projeto para a produção de combustível sustentável envolveu o Laboratório de Tratamentos de Superfície (LAT) também da UFSC Joinville e os programas de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, em Joinville, em Engenharia Ambiental e em Engenharia Mecânica, em Florianópolis. Participaram do desenvolvimento da nova tecnologia estudantes de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Ferroviária e Metroviária por meio de bolsas de iniciação científica.

O projeto teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (FNDCT/MCTI) e da (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

É importante mencionar que o biodiesel é um combustível sustentável e biodegradável, podendo ser obtido por meio da esterificação, craqueamento ou transesterificação. As principais matérias-primas são o girassol, amendoim, babaçu, soja, mamona, dendê, além de gordura animal.

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Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

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