Empresa canadense desenvolve Turbina Hidrocinética capaz de alimentar uma residência sozinha com energia limpa. O equipamento consegue gerar 12 kWh de energia elétrica.
Descentralizar a geração de eletricidade é um dos caminhos para tornar a energia mais acessível em cantos remotos. Em Montreal, a empresa canadense Idénergie criou um ótimo projeto de produção energética de pequena escala ao desenvolver uma nova turbina hidrocinética portátil. A empresa utilizou um rotor do tipo Darrieus para a turbina, que é capaz de converter a energia cinética de uma corrente de rio em energia limpa, sem gerar nenhum dano ao ecossistema marinho.
Cada turbina hidrocinética é cpaz de produzir até 12 kWh
A Corrente do rio impulsiona o movimento de rotação da turbina da empresa que aciona o gerador. A energia gerada é então convertida em energia limpa devido ao transformador inteligente integrado. Essa energia elétrica convertida é então encaminhada para as baterias por meio de um cabo elétrico.
As baterias são recarregadas 24 horas e, a partir daí, um inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada para ampliar dispositivos elétricos. Cada turbina hidrocinética deste modelo, pode abastecer uma casa inteira, conseguindo gerar até 12 kWh por dia.
- China choca o mundo criando o MENOR DRONE do mundo! Com apenas 4,2 gramas e movido a energia solar
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
A produção exata pode variar da velocidade da água disponível, entretanto, mesmo com a capacidade mínima, o dispositivo gera energia suficiente para manter o funcionamento de elementos comuns de uma casa como uma TV, computador, geladeira e iluminação.
A empresa responsável pela produção da turbina hidrocinética também mostra como vantagem o fato de seu modelo de turbina ser bastante prático. Isso porque a instalação demanda apenas três pessoas com pouca experiência. Não é necessário nenhum guindaste, modificações no leito do rio ou qualquer obra civil cara.
Turbina de energia é feita de metais facilmente recicláveis
Tendo inspiração em móveis da IKEA, o equipamento que gera energia elétrica pode ser enviado para qualquer lugar do mundo desmontado, dentro de uma caixa e podendo ser montado na margem do rio usando apenas chaves Allen.
O dispositivo em si, é totalmente à prova d’água e feito de metais, entre outros materiais, que podem facilmente ser recicláveis ao fim de sua vida útil. A turbina hidrocinética é um modelo alternativo de geração de energia, que utiliza apenas a correnteza dos rios para funcionar. Diferentemente da hidrelétrica, que demanda a construção de barragens, formação de lago e, desta forma, gera alto impacto na fauna aquática e em populações que residem próximo ao local de instalação das usinas hidrelétricas.
Empresa desenvolve plataforma flutuante com plástico que gera energia elétrica
Além da turbina hidrocinética, a empresa Sea Wave Energy Limited (SWEL), que desenvolveu um projeto-piloto de uma plataforma flutuante que converte a energia das ondas em energia limpa, ganhando o nome de Waveline Magnet.
O equipamento é uma plataforma flutuante composta por diversas partes em um sistema interligado por uma coluna. O produto foi desenvolvido para ser leve e modular, gerando energia limpa e renovável, e também, ser robusto para suportar qualquer ambiente aquático, até mesmo oceanos com grandes ondas. O design é muito simples e também possui uma grande facilidade de instalação e manutenção.
O projeto da plataforma flutuante movido por meio da energia das ondas foi criado por meio de materiais recicláveis como plástico reforçado, o que realmente contribui para a sustentabilidade do dispositivo. Apenas uma plataforma consegue gerar 100 MW de energia, de acordo com os testes iniciais. O equipamento já passou por testes em águas abertas e de acordo com a maré e a força das ondas, a geração de energia elétrica pode aumentar.