1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Turbina eólica offshore mais potente do planeta passa por teste de furacão e resultado é comemorado
Tempo de leitura 3 min de leitura

Turbina eólica offshore mais potente do planeta passa por teste de furacão e resultado é comemorado

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 03/05/2021 às 18:25
Energia eólica - offshore - turbina
Foto: GE

Turbina eólica offshore mais poderosa do planeta recebeu um importante certificado que comprova a sua eficiência e segurança até nos ambientes mais severos

A  Haliade-X, turbina eólica offshore mais poderosa do mundo, chamou a atenção da mídia desde do começo do seu projeto. A turbina é uma gigante da engenharia e tecnologia, aumentando o desempenho e produzindo muito mais energia eólica offshore do que os seus concorrentes menores. O novo super produto da GE Renewable Energy  tem incríveis 243 metros de altura, em que, mesmo assim, passou por testes de tufões/furacões.

A Haliade-X possui capacidade de geração de 14 MW, 13 MW ou 12 MW, além de pás de 107 metros. Os modelos de 12 MW e 13 MW passaram por um rigoroso testes de tufões e furacões (tufões/furacões são basicamente a mesma coisa). Os turbinas foram aprovadas pela DNV, gigante global de certificações e segurança. A empresa deu nota T para a Haliade-X. Com isso, a turbina eólica é capaz de operar com alta eficiência mesmo em condições climáticas muito adversas à normalidade.

A DNV destacou que a certificação de tufões/furacões é fundamental para mercados emergentes de energia eólica offshore. A empresa afirmou que as turbinas eólicas precisam ser capazes de suportar condições extremas. 

Vincent Schellings, diretor de tecnologia da GE Renewable Energy, comemorou a certificação dada a Haliade-X: “Com isso, nossas equipes continuarão construindo um impulso comercial em novos locais onde o Haliade-X pode fazer uma diferença real na transição energética”, disse. 

Energia eólica - offshore - turbina
Foto: GE

Os testes simulando tufões nas turbinas eólicas são de importância crítica em mercados eólicos offshore emergentes, como Taiwan, Japão, Coréia, bem como partes dos Estados Unidos”, concluiu o diretor. ”As turbinas eólicas precisam ser projetadas para essas condições ambientais locais extremas para apoiar os planos ambiciosos de desenvolver projetos eólicos offshore de vários megawatts”, declarou Kim Sandgaard-mork, ice presidente da DNV. 

Diferencial no mercado de energia solar

O tamanho da Haliade-X faz com que ela seja bem mais eficiente, se comparado com suas concorrentes. A combinação de rotor maior e pás mais longas fazem com que ela seja bem mais sensíveis as variações da velocidade do vento. A empresa afirma que a Haliade tem a capacidade de gerar mais energia do que qualquer outro concorrente, mesmo com o vento fraco.

O protótipo da Haliade-X, que opera 13 MW, estabeleceu o novo recorde ao gerar gerar 312 MWh de energia contínua em um dia. A GE Renewable Energy assinou um acordo para fornecer 190 turbinas eólica Haliade-X 13 MW, que serão colocadas a uso na Bank A e Dogger Bank B, na costa da Inglaterra. 

Economia para os seus clientes

A turbina eólica offshore da GE também promete gerar uma enorme economia para os seus clientes. A fabricação muito mais barata e os ciclos de instalação e manutenção são os principais motivos da turbina ser bem econômica a médio e longo prazo.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos