1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / Transporte marítimo: Em 2022, cresceram mais de 13% as exportações de carne pelo Porto de Pranaguá, tendo o maior volume de embarques pelas cargas de frangos
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura

Transporte marítimo: Em 2022, cresceram mais de 13% as exportações de carne pelo Porto de Pranaguá, tendo o maior volume de embarques pelas cargas de frangos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 17/01/2023 às 14:52
Exportações de carne pelo Porto de Paranaguá
Exportações de carne pelo Porto de Paranaguá (Foto/divulgação)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Cresceu mais de 13% em 2022 as exportações de carne pelo Porto de Paranaguá. Foram cerca de 2,970.150 toneladas de carnes bovinas, suínas e frangos que tiveram o embarque pelo terminal paranaense, diferentemente da quantidade de toneladas de 2021, que foram cerca de 2.620.876.

O registro de cargas de peixe foram ainda maiores: 126%, indo de 2.085 toneladas em 2021 para mais de 4.700 toneladas no ano de 2022.  Relativamente, as cargas de frango tiveram um maior volume de embarques. No ano de 2022, 2.378.360 toneladas de frango foram exportadas. Já no ano anterior, cerca de 2.276.168 toneladas, considerando um crescimento maior que 4,5%. 

“O porto de Paranaguá é a principal saída do frango brasileiro para o mercado internacional”, diz o diretor-presidente de Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia. “Muito se deve ao fato de sermos estratégicos para o principal produtor da carne de aves, que é o Estado do Paraná”.

Entretanto, segundo o diretor, é a capacidade do terminal de contêineres de Porto de Paranaguá e também sua infraestrutura portuária do Estado que faz com que os operadores de carga continuem operando pelo porto paranaense. 

“O segundo principal exportador de frango do País é o porto de Itajaí, em Santa Catarina. Se não eferecêssemos mais vantagens operacionais ao segmento, a carga certamente migraria. Afinal, a distância é pequena”, completa ele. 

Os transportes das carnes são feitas pelos contêineres. A empresa TCP é quem administra o terminal dos contêineres do Porto de Paranaguá, contando com maiores estruturas para conseguir atender o segmento de todos os refrigerados e congelados de toda a América Latina, com mais de 3.624 tomadas. 

ESTRUTURAS – Além de tudo isso, ele ainda é o único terminal desse segmento, na região Sul, com algumas operações de ferrovias dentro de uma zona primária. “E a ferrovia atende muito os exportadores de frangos, principalmente da região Oeste do Estado”, conta o diretor. 

FERROVIAS – Houve um aumento na movimentação dos contêiners pelos trilhos no ano de 2022. Em meados de 2021, a simetria era de 91% de transportes rodoviários e também 9% ferroviários. Já no ano passado, houve diferenças, foi de 86% pela rodovia para cerca de 14% para a ferrovia.

BOIS E SUÍNOS – As exportações de carnes bovinas subiram mais de 113%. No ano de 2021, 221.442 toneladas embarcaram pelo Porto de Paranaguá. Já no ano passado, esse volume somou mais de 471.943 toneladas. Na exportação de carnes suínas, foram mais de 119.802 toneladas em 2022, e mais de 123.266 em 2021, fazendo com que houvesse uma queda de quase 2,8%. 

DESTINOS – China, África do Sul e Emirados Árabes foram os principais destinos dos frangos embarcados no Porto de Paranaguá. Egito, China e Filipinas foram os destinos principais das carnes bovinas, já as suínas, tiveram seus destinos em maiores volumes para Cingapura, Hong Kong e Vietnã. E o peixe teve os Estados Unidos como principal destino.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 7.000 artigos publicados nos sites CPG, Naval Porto Estaleiro, Mineração Brasil e Obras Construção Civil. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos