1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Adeus, carros elétricos? Toyota surpreende o mercado automotivo ao anunciar novo motor a combustão com o dobro da eficiência energética dos propulsores atuais
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Adeus, carros elétricos? Toyota surpreende o mercado automotivo ao anunciar novo motor a combustão com o dobro da eficiência energética dos propulsores atuais

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 25/07/2024 às 01:25
Adeus, carros elétricos? Toyota surpreende o mercado automotivo ao anunciar novo motor a combustão com o dobro da eficiência energética dos propulsores atuais
Foto: Divulgação/Toyota

Novo motor da Toyota promete deixar os veículos a combustão no mesmo nível dos elétricos. Conheça o novo motor a combustão da Toyota e seus diferenciais par o mercado automotivo.

Especialistas concordam que a principal vantagem dos carros elétricos sobre os veículos tradicionais é a menor emissão de poluentes. No entanto, isso não significa que os motores a combustão sejam os grandes vilões da história. A complexidade do debate ambiental é profunda e multifacetada. Pensando nisso, a Toyota está desenvolvendo uma solução inovadora que pode transformar o mercado automotivo: a chegada do seu novo motor a combustão com o dobro de eficiência dos carros elétricos.

Entenda a iniciativa da Toyota

O vilão de verdade é a poluição. Apesar dos motores poluírem mais do que as baterias, isso acontece pelo seu combustível. Mas e se esses motores parassem de poluir? É uma questão importante, ainda mais se for considerado o momento no qual vivemos, em que os elétricos ainda não estão fortalecidos no mercado automotivo. As grandes marcas do mundo todo já fazem ou fizeram as mesmas indagações. Algumas apostam todas as fichas nos veículos elétricos.

Contudo, a Toyota, por exemplo, que é uma das líderes em número de vendas globais, parece não ter deixado de lado os modelos tradicionais e agora lança um novo motor a combustão. A montadora japonesa está trabalhando em uma nova linha de motores a combustão que prometem ser muito mais eficientes do que os atuais. Nas palavras do diretor de tecnologia da empresa, Hiroki Nakajima, o projeto do novo motor da Toyota pode mudar as regras do jogo e colocar os propulsores tradicionais de novo na liderança do mercado automotivo.

Diferencial deste novo motor a combustão da Toyota

A primeira vantagem do novo motor da Toyota, segundo a própria montadora, é que eles são de 10 a 20% menores que os propulsores atuais. O tamanho também auxilia na redução de peso e possibilita que os veículos do mercado automotivo tenham uma linha de capô mais baixa, o que melhora a aerodinâmica. Somando esses dois elementos, é possível ter uma economia de combustível incrível.

Adeus, carros elétricos? Toyota surpreende o mercado automotivo ao anunciar novo motor a combustão com o dobro da eficiência energética dos propulsores atuais
Novo motor 2.0 que a Toyota está desenvolvendo pode aparecer no Corolla e no Corolla Cross brasileiros Imagem: Divulgaço

Outra mudança no novo motor da Toyota está no número de cilindros, que vai passar de 3 para 4. O grande diferencial, contudo, está ligado à eficiência térmica. Desta forma, mais energia será transformada em movimento e menos será perdida como calor. A marca japonesa ainda não divulgou números sobre esse aspecto no novo motor a combustão.

O que se sabe, até então, é que a Toyota está atuando em parceria com as concorrentes Subaru e Mazda e já conta até mesmo com três novos modelos de motores: 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 2.0 turbo. A ideia é que o novo motor da Toyota comece a equipar os veículos do mercado automotivo a partir de 2027, mas os testes já começaram.

Marca se pronuncia sobre a chegada do seu novo motor a combustão

A iniciativa da Toyota não indica que a marca abandonou de vez os elétricos. Em uma resposta enviada à imprensa, a marca já afirmou que trabalha pela eletrificação de veículos. Contudo, a montadora não deixa claro que sua prioridade é a eletrificação, e que vai buscar esse objetivo de acordo com cada mercado global. No Brasil, por exemplo, a empresa vê o etanol como um caminho seguro, sustentável e possível.

A sua intenção é ter pelo menos uma versão elétrica de cada um dos seus modelos produzidos no país até 2025. Contudo, entende que a venda de veículos híbridos ou elétricos muda de acordo com a infraestrutura e demanda de cada mercado.

Seu compromisso é com a descarbonização, afinal, o inimigo é o carbono e não o motor a combustão. A empresa afirmou também que acredita no potencial brasileiro para se destacar na descarbonização, especialmente com o etanol, alavancando não apenas a sustentabilidade, mas também o progresso social e econômico.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x