1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Toyota revela detalhes do Yaris Cross, seu modelo que quer ACABAR com o destaque do Creta, HR-V e outros, com autonomia de mais de 25 km e preço acessível comparado aos rivais já famosos no Brasil
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 10 comentários

Toyota revela detalhes do Yaris Cross, seu modelo que quer ACABAR com o destaque do Creta, HR-V e outros, com autonomia de mais de 25 km e preço acessível comparado aos rivais já famosos no Brasil

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 24/06/2024 às 16:04
Toyota Yaris Cross. (Imagem: reprodução)
Toyota Yaris Cross. (Imagem: reprodução)
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Prepare-se para a chegada de um verdadeiro competidor no segmento dos SUVs compactos: o Toyota Yaris Cross. Este modelo promete abalar o mercado brasileiro, ameaçando diretamente o reinado de rivais estabelecidos como o Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V.

Com um design atraente, tecnologia avançada e um preço competitivo, o Yaris Cross chega com a missão de conquistar o coração dos brasileiros.

Revelado globalmente no início do ano passado, o Toyota Yaris Cross é considerado o maior lançamento da marca no Brasil desde a estreia do Corolla Cross em 2021.

Este novo SUV compacto será posicionado abaixo do irmão maior, disputando diretamente com as versões mais caras dos concorrentes.

O modelo está previsto para estrear no Brasil no último trimestre de 2024, com as vendas começando no início de 2025.

Produção e Plataforma

Baseado na plataforma DNGA, o Yaris Cross é inicialmente produzido no sudeste asiático, mas a produção será transferida para a fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo.

Desenvolvida pela Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota, a plataforma DNGA é uma versão simplificada da matriz TNGA, utilizada no Corolla e Corolla Cross.

Embora compartilhe o nome com o modelo europeu, o Yaris Cross destinado ao Brasil é bastante diferente. Com 4.310 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e 1.615 mm de altura, ele é um pouco menor que o Corolla Cross.

O design do novo Yaris Cross é sofisticado, com uma dianteira que apresenta uma grade trapezoidal e faróis afilados com iluminação full-LED, além de uma traseira que remete ao grande Toyota RAV4.

Toyota Yaris Cross. (Imagem: reprodução)
Toyota Yaris Cross. (Imagem: reprodução)

Interior e Equipamentos

Conforme informações do site Autoesporte, o interior do Yaris Cross é sóbrio e funcional, seguindo a linha da família Corolla. Ele conta com linhas horizontais e uma central multimídia destacada no painel, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

O painel de instrumentos é parcialmente digital, e o freio de estacionamento é eletrônico. Entre os equipamentos, destacam-se as rodas de liga-leve aro 17 ou 18, ar-condicionado com saídas traseiras, sistema de som Pioneer e teto solar panorâmico.

Toyota Yaris Cross. (Imagem: reprodução)
Toyota Yaris Cross. (Imagem: reprodução)

Motorização e Desempenho

Ainda conforme o site citado, a expectativa em torno do Yaris Cross no Brasil recai sobre sua motorização híbrida. O modelo virá com um motor 1.5 aspirado flex, combinado com um motor elétrico, entregando 113 cv de potência combinada. O câmbio será o transeixo e-CVT.

Em termos de consumo, o Yaris Cross pode fazer até 26 km/l em outros países, mas, adaptado ao padrão do Inmetro e com motor flex, esse número pode ser menor no Brasil. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com eixo de torção na traseira, e os freios são a disco nas quatro rodas.

Avaliações Internacionais

De acordo com o site Carmudi, da Indonésia, o Yaris Cross oferece uma posição de dirigir elevada, típica de SUVs, proporcionando boa visibilidade. O design do painel é voltado para o motorista, facilitando o manuseio dos comandos. Os freios foram elogiados por serem responsivos, comparáveis a um carro europeu.

Atualmente, o Yaris Cross é comercializado na Indonésia com motorização 1.5 híbrida, algo que deve se repetir no Brasil. Conforme avaliações, o motor apresenta um som audível, embora não muito alto, e vibração mínima.

Isso indica que o SUV pode não ser dos mais silenciosos em acelerações bruscas, mas espera-se que ele receba uma calibração especial para o mercado brasileiro, com melhor isolamento acústico.

No Chile, o site Autocosmos destacou o bom espaço interno e a capacidade do porta-malas de 471 litros, um dos maiores da categoria. No entanto, também foram feitas algumas críticas, como a mistura de materiais baratos no interior.

A versão avaliada no Chile possuía um motor 1.5 aspirado de 105 cv e 14,07 kgfm de torque, com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. A menor potência foi apontada como um ponto fraco em comparação com a concorrência, que oferece motores turbinados de até 150 cv.

O Que Você Pensa Sobre o Toyota Yaris Cross

Com sua estreia iminente no Brasil, o Toyota Yaris Cross promete ser uma opção atraente no segmento de SUVs compactos. Isso acontece porque a sua combinação de design elegante, tecnologia moderna e motorização eficiente deve atrair muitos consumidores. Resta saber se ele conseguirá desbancar os concorrentes já estabelecidos.

E você, o que acha do novo Toyota Yaris Cross? Na sua visão, qual aspecto do novo Toyota Yaris Cross você considera mais importante na decisão de compra: economia de combustível, tecnologia ou design?” Deixe sua opinião nos comentários!

Inscreva-se
Notificar de
guest
10 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Renato Costa
Renato Costa
01/07/2024 15:19

Pressiso ter acabamento e tecnologia ao menos igual ao chineses motor melhor que os híbrido dos corolas e preço.

Ricardo Alfredo
Ricardo Alfredo
01/07/2024 09:54

Eu gostaria de saber o verdadeiro design do Yaris Cross, pois sempre mostram dois modelos e fico, sempre, na dúvida!

Gerson aranis luza
Gerson aranis luza
25/06/2024 09:41

Traseira do Nicks e dianteira de todos os Toyotas. Sem muito trabalho para a Toyota para cobrar muito e sair rindo do povo brasileiro ‘ quero vender esses troços nos EUA . Diminuir a poluição, não basta montar híbridos, pegando peças de todo lado , têm que dar preço para todos e fzr com que Toyota contribua com o planeta e também que de um pouco de tudo o que já tirou do brasileiro.

Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x