Prepare-se para a chegada de um verdadeiro competidor no segmento dos SUVs compactos: o Toyota Yaris Cross. Este modelo promete abalar o mercado brasileiro, ameaçando diretamente o reinado de rivais estabelecidos como o Hyundai Creta, VW T-Cross e Honda HR-V.
Com um design atraente, tecnologia avançada e um preço competitivo, o Yaris Cross chega com a missão de conquistar o coração dos brasileiros.
Revelado globalmente no início do ano passado, o Toyota Yaris Cross é considerado o maior lançamento da marca no Brasil desde a estreia do Corolla Cross em 2021.
Este novo SUV compacto será posicionado abaixo do irmão maior, disputando diretamente com as versões mais caras dos concorrentes.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O modelo está previsto para estrear no Brasil no último trimestre de 2024, com as vendas começando no início de 2025.
Produção e Plataforma
Baseado na plataforma DNGA, o Yaris Cross é inicialmente produzido no sudeste asiático, mas a produção será transferida para a fábrica da Toyota em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Desenvolvida pela Daihatsu, marca de baixo custo da Toyota, a plataforma DNGA é uma versão simplificada da matriz TNGA, utilizada no Corolla e Corolla Cross.
Embora compartilhe o nome com o modelo europeu, o Yaris Cross destinado ao Brasil é bastante diferente. Com 4.310 mm de comprimento, 2.620 mm de entre-eixos, 1.770 mm de largura e 1.615 mm de altura, ele é um pouco menor que o Corolla Cross.
O design do novo Yaris Cross é sofisticado, com uma dianteira que apresenta uma grade trapezoidal e faróis afilados com iluminação full-LED, além de uma traseira que remete ao grande Toyota RAV4.
Interior e Equipamentos
Conforme informações do site Autoesporte, o interior do Yaris Cross é sóbrio e funcional, seguindo a linha da família Corolla. Ele conta com linhas horizontais e uma central multimídia destacada no painel, compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O painel de instrumentos é parcialmente digital, e o freio de estacionamento é eletrônico. Entre os equipamentos, destacam-se as rodas de liga-leve aro 17 ou 18, ar-condicionado com saídas traseiras, sistema de som Pioneer e teto solar panorâmico.
Motorização e Desempenho
Ainda conforme o site citado, a expectativa em torno do Yaris Cross no Brasil recai sobre sua motorização híbrida. O modelo virá com um motor 1.5 aspirado flex, combinado com um motor elétrico, entregando 113 cv de potência combinada. O câmbio será o transeixo e-CVT.
Em termos de consumo, o Yaris Cross pode fazer até 26 km/l em outros países, mas, adaptado ao padrão do Inmetro e com motor flex, esse número pode ser menor no Brasil. A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com eixo de torção na traseira, e os freios são a disco nas quatro rodas.
Avaliações Internacionais
De acordo com o site Carmudi, da Indonésia, o Yaris Cross oferece uma posição de dirigir elevada, típica de SUVs, proporcionando boa visibilidade. O design do painel é voltado para o motorista, facilitando o manuseio dos comandos. Os freios foram elogiados por serem responsivos, comparáveis a um carro europeu.
Atualmente, o Yaris Cross é comercializado na Indonésia com motorização 1.5 híbrida, algo que deve se repetir no Brasil. Conforme avaliações, o motor apresenta um som audível, embora não muito alto, e vibração mínima.
Isso indica que o SUV pode não ser dos mais silenciosos em acelerações bruscas, mas espera-se que ele receba uma calibração especial para o mercado brasileiro, com melhor isolamento acústico.
No Chile, o site Autocosmos destacou o bom espaço interno e a capacidade do porta-malas de 471 litros, um dos maiores da categoria. No entanto, também foram feitas algumas críticas, como a mistura de materiais baratos no interior.
A versão avaliada no Chile possuía um motor 1.5 aspirado de 105 cv e 14,07 kgfm de torque, com câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. A menor potência foi apontada como um ponto fraco em comparação com a concorrência, que oferece motores turbinados de até 150 cv.
O Que Você Pensa Sobre o Toyota Yaris Cross
Com sua estreia iminente no Brasil, o Toyota Yaris Cross promete ser uma opção atraente no segmento de SUVs compactos. Isso acontece porque a sua combinação de design elegante, tecnologia moderna e motorização eficiente deve atrair muitos consumidores. Resta saber se ele conseguirá desbancar os concorrentes já estabelecidos.
E você, o que acha do novo Toyota Yaris Cross? Na sua visão, qual aspecto do novo Toyota Yaris Cross você considera mais importante na decisão de compra: economia de combustível, tecnologia ou design?” Deixe sua opinião nos comentários!