1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Tudo que o Yaris Cross queria ser: novo mini SUV é mais potente e mais econômico que Corolla Cross, vem com motor 181 cv que faz 19,7 km/l, e promete abalar o mercado automotivo
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 0 comentários

Tudo que o Yaris Cross queria ser: novo mini SUV é mais potente e mais econômico que Corolla Cross, vem com motor 181 cv que faz 19,7 km/l, e promete abalar o mercado automotivo

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 24/06/2024 às 07:08
toyota - Yaris cross - corolla cross - novo carro da toyota - suv - lexus - motor
Tudo que o Yaris Cross queria ser: Lexus ressuscita mini SUV de luxo no Brasil mais econômico e mais potente que Corolla Cross

Tudo que o Yaris Cross queria ser: Lexus ressuscita mini SUV de luxo no Brasil mais econômico e mais potente que Corolla Cross

Tudo que o Toyota Corolla Cross e Yaris Cross queria ser: Lembra do Lexus UX250h? Ele está de volta, buscando um lugar ao sol no competitivo mercado de SUVs de luxo no Brasil. Apesar da presença tímida da marca japonesa no país, a Lexus está se relançando com novos produtos e estratégias, destacando-se com seu SUV híbrido compacto. Este artigo revisita o UX250h, explorando suas características, desde a robusta plataforma TNGA até o desempenho impressionante e o refinamento de um verdadeiro Lexus.

Com um olhar detalhado sobre seu consumo, acabamento de qualidade, e comparações com modelos da Toyota como o Corolla Cross, descubra se o UX250h é a escolha certa para quem busca luxo, economia e performance em um só veículo.

Donos do Lexus no Brasil não querem compartilhar concessionárias e oficinas com o Toyota Yaris Cross

A Lexus está presente no Brasil há bastante tempo. Porém, a marca sempre teve uma presença tímida, em parte por sua estratégia de divulgação discreta e também por tentar associar sua imagem à Toyota. Entretanto, donos de carros Lexus, que custam meio milhão de reais, não querem compartilhar concessionárias e oficinas com o Yaris Cross.

Para mudar essa percepção, a Lexus inicia um intenso processo de relançamento, trazendo novos produtos, novas concessionárias e uma frota de imprensa renovada. Por essa razão, a Lexus passará por um intenso processo de relançamento no Brasil. A marca trará novos produtos, abrirá novas concessionárias e voltou a ter uma frota de imprensa.

Porta de entrada para o luxo

Por R$ 313.990, você pode adquirir o Lexus UX250h na versão topo de linha Luxury, que é R$ 40 mil mais cara que a versão Dynamic. No entanto, o aumento de preço não se justifica pelos equipamentos adicionais: câmera 360º, retrovisor eletrocrômico, alerta de ponto cego, direção com ajuste elétrico, carregador por indução, ventilação no banco dianteiro e porta-malas.

Mesmo na versão de entrada, mini SUV vem bem equipado

Mesmo na versão de entrada, o Lexus UX250h vem bem equipado. Todos os modelos vendidos no Brasil incluem seis airbags, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado, câmera 360º, faróis full-LED com luz alta automática, sensor de chuva e controle de tração e estabilidade.

Além disso, o UX250h conta com ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com regulagem elétrica e aquecimento, chave presencial, revestimento interno de couro com três opções de cores, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, painel parcialmente digital, retrovisores externos aquecidos e rebatíveis automaticamente.

Tudo que o Corolla Cross sonha ser

Assim como o Toyota Corolla Cross e seu irmão sedã, o Lexus UX é construído sobre a plataforma TNGA e é um híbrido tradicional. Nos Toyota, é usado um motor 1.8 aspirado flex junto a um conjunto elétrico, que oferece desempenho fraco, mas bom consumo. No Lexus, o motor é um 2.0 e a parte elétrica é mais potente.

O motor a combustão do UX250h oferece 145 cv e 18,8 kgfm de torque, somados aos 107 cv e 20,2 kgfm do motor elétrico, totalizando 181 cv. O torque total não é divulgado pela Toyota. Como resultado, o Lexus UX tem desempenho superior ao do Corolla Cross e consome menos combustível, acelerando de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Mini SUV tem consumo impressionante de 19,7 km/l

A referência ao Corolla Cross mostrou que o conjunto mecânico do UX250h deveria equipar os modelos nacionais da Toyota, não o 1.8 de concepção antiga. O consumo é impressionante: 19,7 km/l.

A solidez do Lexus UX. A direção é firme, com respostas rápidas e bem calibrada. É pesada na medida certa e transmite a sensação de um carro refinado. O isolamento acústico é excelente, interrompido apenas ocasionalmente pelo motor 2.0 gritando devido ao câmbio CVT.

Mini SUV da Lexus é um Toyota Corolla aprimorado

Como um SUV compacto de luxo, o UX250h é mais baixo que os SUVs tradicionais. Isso se reflete em um comportamento de suspensão mais próximo de um hatch, preferindo asfalto liso e oferecendo muito conforto sem se tornar bobo ou mole nas curvas.

Toda a sensação de dirigir um Toyota Corolla sedã está presente no Lexus UX, mas com um conjunto mecânico mais eficiente e potente, melhor isolamento acústico e uma sensação de solidez maior. Em resumo, é um Corolla aprimorado – e o sedã já é um excelente carro.

Outro ponto forte do Lexus UX é o acabamento. Diferentemente da maioria das marcas, que transformam seus modelos de entrada em carros baratos, o UX mantém a qualidade de um verdadeiro Lexus. O interior é repleto de couro e elementos macios, com uma montagem bem feita e poucos plásticos.

Central multimídia deveria servir de exemplo para o Toyota Corolla e o Corolla Cross

No entanto, há sinais de idade. O painel de instrumentos ser apenas parcialmente digital revela que o UX250h não é desta década. Isso contrasta com a excelente central multimídia, fácil de usar e com uma tela de alta qualidade, que deveria servir de exemplo para o Corolla e o Corolla Cross.

Na frente, a posição de dirigir é mais baixa, semelhante à do Volkswagen Nivus. Diferente de muitos SUVs, a Lexus não força uma posição alta apenas para parecer um utilitário. O volante poderia ter mais ajustes, pois, assim como no Yaris, é um tanto quanto encaixado no painel.

Na parte traseira, o espaço é limitado. O Lexus UX foi claramente pensado para o mercado europeu, onde a segunda fileira de bancos não é prioridade. O porta-malas de 234 litros é pequeno, mas possui nichos para divisão de cargas.

Lexus é o único SUV de entrada de luxo com motor híbrido no Brasil

Se você gosta de um Toyota, mas acha que o Corolla Cross não é suficiente e considera que R$ 349.990 é muito para um RAV4, o Lexus UX é uma excelente alternativa. Sólido, refinado, bom de dirigir e econômico, ele encanta no test-drive e é o único SUV de entrada de luxo com motor híbrido.

Adoraria saber se você já teve um Lexus ou Toyota. Conte para nós na seção de comentários a sua experiência com a marca. Não se esqueça de deixar 5 estrelas e ativar as notificações do CPG para acompanhar todas as novidades do mundo automobilístico. Até a próxima!

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira de Produção pós-graduada em Engenharia Elétrica e Automação, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos, com mais de 7 mil artigos publicados. Sua expertise técnica e habilidade de comunicação a tornam uma referência respeitada em seu campo. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x