A Toyota enfrentou sanções nos Estados Unidos por supostamente enganar consumidores que haviam optado por leasing ou financiamento ao adquirir veículos da marca. O valor da multa estabelecida foi de US$ 60 milhões. A penalização foi imposta após a empresa ter sido acusada de violar as leis de proteção ao consumidor.
A penalidade de 60 milhões de dólares que a Toyota terá que pagar devido às práticas inadequadas de seu braço financeiro será distribuída da seguinte maneira:
32 milhões de dólares serão destinados aos consumidores que não foram reembolsados, 9,9 milhões de dólares aos que não conseguiram cancelar suas apólices, 6 milhões de dólares para aqueles que receberam informações falsas e 52.000 dólares para os que tiveram reembolsos imprecisos.
Os 12 milhões de dólares restantes devem ser depositados pela empresa fabricante de carros japonesa em um fundo estabelecido para auxiliar as vítimas das práticas inadequadas da agência responsável pelo leasing e financiamento dos carros da marca.
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Conforme o Bureau de Proteção Financeira do Consumidor, os empregados da empresa adicionaram vários serviços aos contratos dos clientes que financiaram carros da Toyota sem o conhecimento ou consentimento dos compradores. Além disso, cometiam erros nos valores cobrados e dificultavam ou impediam a revogação das novas taxas quando os clientes tomavam conhecimento delas.
Os relatos dos clientes sugerem que a Toyota estabeleceu uma linha telefônica para que todos os cancelamentos desejados fossem solicitados, mas supostamente instruiu os funcionários a dificultar ao máximo a tarefa e, quando não houvesse saída, instruir os insatisfeitos a fazer o pedido por escrito e não mais por telefone. Essas práticas questionáveis levantaram preocupações sobre a conduta da empresa em relação aos direitos do consumidor.
Toyota é multada em US$ 60 milhões nos Estados Unidos
A montadora de automóveis Toyota recebeu uma penalidade de US$ 60 milhões do Consumer Financial Protection Bureau, que desempenha funções semelhantes às do Procon nos Estados Unidos, devido a acusações de “enganar os clientes com produtos desnecessários e difíceis de cancelar”.
A multa foi resultado de problemas relacionados aos serviços oferecidos pelo Toyota Motor Credit Corporation, uma divisão financeira da empresa encarregada de contratos de leasing e financiamento de carros da marca nos Estados Unidos, e não de problemas com os próprios carros da Toyota.
A Toyota foi condenada pelo Consumer Financial Protection Bureau, órgão dos Estados Unidos com funções equivalentes às exercidas pelo Procon, a pagar uma multa de US$ 60 milhões por, “enganar os clientes com produtos desnecessários e difíceis de cancelar”.
Fonte: Canal Tech