Em 5 de junho é celebrado o Dia do Meio Ambiente e a Toyota quer reafirmar sua posição com uma pegada mais ambiental
Plano de Ação Ambiental – A Toyota propõe exercer impacto positivo por meio de ações ligadas às premissas pactuadas em seu Desafio Ambiental Global 2050, organizando ciclos de metas ambientais estabelecidos a cada cinco anos por meio do Plano de Ação Ambiental. O ano de 2021 representou o início do 7º Plano de Ação Ambiental (EAP) da Toyota. Um plano de cinco anos, que considera metas de curto e médio prazos para ajudar a alcançar o desafio global de sustentabilidade em 2050, ou antes, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
No primeiro ano do 7º EAP, como é conhecido internamente o plano, a Toyota do Brasil colhe os resultados positivos e os aprendizados, alcançando 99% das metas.
Os desafios até 2025 incluem: redução das emissões de CO2 dos veículos comercializados, com o aumento nas vendas dos modelos eletrificados, alcançando 166 mil unidades até 2025; compromisso de engajar toda a cadeia de valor na agenda sustentável; reduzir os impactos causados pela operação industrial, com redução em 25% do total de emissão de CO2 em suas fábricas (ano-base 2013); redução de 35% do uso de água em metros cúbicos por veículo nas fábricas; redução de 25% na geração de resíduos industriais e ampliar a relação com a comunidade, para criar uma sociedade em harmonia com a natureza.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Resultados
Para o aumento nas vendas de eletrificados, a Toyota aposta na ampliação de seu portfólio no País. Em 2019, lançou a 12ª geração do Corolla sedã equipada com a inédita tecnologia híbrida flex. Já em 2021, aumentou o portfólio híbrido flex com o Corolla Cross. Além disso, ainda comercializa os veículos híbridos importados do Japão, Rav4 e o Camry, totalizando quatro modelos eletrificados Toyota, além do portfólio Lexus, 100% eletrificado. Também vem trabalhando em seu plano para 2025 de ter uma versão eletrificada de cada modelo comercializado no Brasil. Com esse cenário, os veículos da marca representam 61% do total de eletrificados comercializados no País.
Com a cadeia de valor, a Toyota planejou diversas metas coletivas e métodos de avaliação de performance, para garantir a continuidade e a melhoria nas ações de sustentabilidade de seus parceiros. No quesito logístico, alterou rotas e veículos utilizados para o transporte, a fim de diminuir o uso de combustível e, consequentemente, a emissão de gases que causam o efeito estufa. Com isso, diminuiu as emissões de CO2 em 5% no transporte comparado com 2013.
O envolvimento da cadeia se estende aos fornecedores, onde 100% realizam a gestão química global, 85% apresentam certificação ISO 14001 – diretamente ligada à gestão ambiental. Além disso, os fornecedores que fazem parte da Brazilian Suppliers Association (BRASA) – com suporte do time de Sustentabilidade da Toyota – contribuíram com redução de 887 toneladas de resíduos, a redução de 55 mil litros de água e 1,4 milhão de toneladas em emissões de CO2, nos últimos quatro anos.
As ações também estão presentes nas concessionárias, com o programa EcoDealer, que reconhece os esforços em ações da agenda sustentável. Os últimos seis anos somam 86 projetos socioambientais, com impacto em 25 mil pessoas, redução no consumo de 9 mil litros de água, redução de 5,5 mil toneladas em emissões de gás carbônico na atmosfera.
Operação Industrial
Já em sua operação industrial, a Toyota realiza constantes mudanças e adaptações em seus processos para otimizar o uso de energia e reduzir o consumo de recursos.
Outras ações contínuas no processo industrial, como por exemplo compra de 100% de energia certificada de fonte eólica e kaizens (melhorias) do chão de fábrica, que contribuíram com a redução em 20% das emissões de CO2, nas plantas desde 2013.
A marca conta com sua própria estação de tratamento de efluente industrial que contribui para a redução do consumo de água, pois parte do efluente tratado é reutilizado pelo processo produtivo. Outras ações como o aproveitamento de água de chuva, a otimização do uso nos processos, o circuito fechado no processo de pré-tratamento da carroceria, entre outros, ajudaram a reduzir em 47% o consumo de água comparado com 2013.
A gestão de resíduos também é um dos objetos trabalhados na companhia, que recicla 99% desses materiais gerados no processo produtivo e que são destinados às empresas parceiras. Alguns exemplos da reutilização desses resíduos podem ser encontrados no ciclo de operação:
- As borras de tinta são reutilizadas como fonte de energia nos fornos de produção de cimento;
- Os massalotes de alumínio viram componentes de próteses ortopédicas;
- Os tecidos de airbags, cinto de segurança e uniformes antigos de colaboradores são transformados em novos produtos através do projeto ReTornar, incluindo roupas para pet;
- Os uniformes e equipamentos de Proteção Individual (EPIs) se tornam matéria-prima para o isolante acústico do Corolla sedã;
- As baterias dos veículos fazem parte de um programa de estudos de universidade para pesquisa e desenvolvimento de novos usos antes de terem a destinação final.
Para veículos no final do ciclo de vida, a montadora firmou uma parceria em março de 2021, com a startup GWA, que atua desmontagem adequada para busca melhorar a qualidade da reciclagem em veículos no País.
Sociedade em harmonia com a natureza
A Toyota do Brasil também aposta no conceito Ecofactory, que compreende diversos projetos e iniciativas para que a planta seja ecoeficiente. Como um projeto de longo prazo, o destaque são os 10 anos do Morizukuri, que idealizou uma floresta ao redor da fábrica de Sorocaba, SP, capturando 383 toneladas de CO2 na atmosfera desde o início do projeto e contribuindo para a melhora da qualidade da água, da fauna e da flora na região.
Para se aproximar ainda mais da comunidade, a Toyota do Brasil realiza um trabalho junto com a Fundação Toyota, no apoio a projetos socioambientais, como o ReTornar, que, além de upcycling – reutilização criativa de produtos, trabalha com a geração de emprego e renda e capacitação de mulheres em Sorocaba e Indaiatuba, SP, mediante a parceria com grupo de costureiras.
A Fundação também atua no apoio a iniciativas como do Projeto Arara Azul, no Pantanal, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Para incentivar a diversidade, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.
“Colocar em prática os compromissos assumidos é uma das nossas premissas e faz parte da direção estratégica da Toyota. Nossa própria agenda ESG foi determinada sob a ótica de desenvolver projetos, programas, planos e pessoas para um fim: o desenvolvimento sustentável de longo prazo e contribuição para uma sociedade em harmonia com a natureza. E isso se reflete dentro e fora de casa. Em 2021 tivemos uma continuidade dos desafios que a pandemia trouxe, mas, apesar disso, conseguimos cumprir nossos objetivos de forma exemplar”, explica Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota.
Sobre o Plano de Ação
O sétimo Plano de Ação Ambiental integra o Desafio Ambiental 2050 da Toyota, que contempla seis desafios para a empresa em todo o mundo: 1 – Zerar a emissão de CO2 em novos veículos; 2 – Ciclo de vida com emissão zero de CO2 (da fabricação, passando pela comercialização e reciclagem de veículos); 3 – Emissão zero nas fábricas (energia limpa); 4 – Minimizar o uso de água nos processos industriais; 5 – Constituir uma sociedade baseada na reciclagem; e 6 – Construir uma sociedade em harmonia com a natureza (investimento em projetos de incentivo, conscientização e influência e reforçar parcerias em prol da preservação). Para cumprir esse projeto de longo prazo, a Toyota aposta em marcos de cinco anos, com objetivos anuais para acompanhar o desenvolvimento das ações e redirecionar esforços.
Os resultados dos anos anteriores podem ser acessados neste link: Para mais informações, consulte o nosso Relatório Anual.
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil está presente no País há mais de 60 anos. Possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frotas a uma sociedade em transformação. Também reforçou sua marca GAZOO, por meio de iniciativas que desafiam a excelência dos seus veículos. Tem como missão produzir felicidade em larga escala e, para isso, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade. A empresa contribui com a sociedade por meio do próprio negócio, com ações que visam diminuir o risco de acidentes, melhorar o tráfego de veículos e aumentar o uso de energias renováveis, e também por ser uma boa cidadã corporativa. Junto com a Fundação Toyota do Brasil, tem iniciativas que repercutem nas 17 metas de desenvolvimento sustentável da ONU. Mais informações: www.toyota-global.com e www.toyota.com.br.