1. Início
  2. / Curiosidades
  3. / Toyota anuncia fusão com dona da marca Mercedes-Benz e nova empresa pode chegar a vender mais de 200 mil unidades por ano
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Toyota anuncia fusão com dona da marca Mercedes-Benz e nova empresa pode chegar a vender mais de 200 mil unidades por ano

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 15/06/2025 às 16:29
Toyota e Daimler fundem divisões de caminhões e criam nova gigante que promete liderar inovação e eletrificação no transporte pesado global.
Toyota e Daimler fundem divisões de caminhões e criam nova gigante que promete liderar inovação e eletrificação no transporte pesado global.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Toyota e Daimler unem forças para criar uma nova holding de caminhões que promete acelerar tecnologias verdes, reduzir custos e disputar a liderança no mercado global de transporte pesado.

As montadoras Toyota Motor e Daimler Truck confirmaram a fusão de suas subsidiárias no segmento de veículos comerciais pesados, Hino Motors e Mitsubishi Fuso Truck & Bus, sob uma nova holding com previsão de lançamento até abril de 2026.

A expectativa é que a nova empresa seja capaz de comercializar mais de 200 mil veículos por ano, consolidando-se como uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo.

Fusão estratégica entre Toyota e Daimler mira futuro sustentável

De acordo com comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (11), cada grupo deterá 25% de participação direta na nova empresa, enquanto os 50% restantes serão divididos entre Hino e Fuso.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A meta da fusão é ampliar margens, reduzir custos e acelerar o desenvolvimento de tecnologias diante das profundas mudanças no setor de transporte comercial.

“O acordo final de hoje não é a meta, mas a linha de partida”, disse Koji Sato, CEO da Toyota.
“Nossas quatro empresas continuarão a criar o futuro dos veículos comerciais juntas.”

A nova companhia terá foco em eletrificação, direção autônoma, conectividade e redução de emissões, posicionando-se como referência em inovação no setor de caminhões.

O nome da holding e a estrutura operacional ainda serão anunciados nos próximos meses.

Toyota e Daimler fundem divisões de caminhões e criam nova gigante que promete liderar inovação e eletrificação no transporte pesado global.
Toyota e Daimler fundem divisões de caminhões e criam nova gigante que promete liderar inovação e eletrificação no transporte pesado global.

Reestruturação inclui venda de fábrica da Hino e reforça controle da Toyota

Como parte da reestruturação, a Hino Motors transferirá sua fábrica de Hamura para a Toyota por 150 bilhões de ienes, equivalente a aproximadamente US$ 1 bilhão.

A unidade, localizada no Japão, é responsável pela produção de veículos comerciais leves e reforça a integração física e estratégica da montadora no projeto da nova holding.

A operação ocorre em um momento de desafios para a Hino, que ainda enfrenta reflexos de um escândalo de 2022 envolvendo fraudes em testes de emissões de motores, o que comprometeu sua imagem global.

A Toyota, que detém mais de 50% da Hino, viu na fusão uma oportunidade de reorganizar ativos e reposicionar a marca no mercado.

Nova empresa quer liderar inovação no setor de veículos comerciais

A fusão entre Hino e Mitsubishi Fuso une mais de 200 mil unidades vendidas anualmente, potencial que será ampliado com sinergias operacionais e tecnológicas.

A Daimler Truck, controladora da Fuso, busca com o acordo acelerar metas de melhoria de margem, já que o desempenho da subsidiária asiática vinha sendo um obstáculo para os resultados do grupo.

“Esse acordo pode destravar sinergias que não eram possíveis separadamente”, afirmou um executivo do setor automotivo. “A fusão permite ganhos de escala e investimentos conjuntos em tecnologias que, isoladamente, exigiriam muito tempo e capital.”

Entre os desafios que impulsionam o acordo estão a escassez de mão de obra, padrões ambientais mais rigorosos e o aumento dos custos de desenvolvimento, que exigem soluções conjuntas e escaláveis.

Fusão não afeta alianças com Isuzu, Volvo e outras fabricantes

A decisão de fundir a Hino com a Fuso gerou questionamentos sobre a ausência da Isuzu Motors, outra marca japonesa com forte presença no segmento e da qual a Toyota também é acionista.

A Isuzu mantém atualmente uma aliança com a Volvo, enquanto a Volvo opera uma joint venture global com a Daimler Truck, o que adiciona complexidade às relações entre os grupos.

Segundo a Toyota, a nova empresa não afetará sua aliança estratégica com a Isuzu, nem terá impacto sobre os acordos da Volvo com os demais parceiros. A fusão será limitada às operações da Hino e da Fuso e não comprometerá acordos comerciais existentes.

Nova holding poderá liderar mercado de caminhões com emissão zero

Com forte presença na Ásia, América Latina e Oriente Médio, as duas marcas esperam expandir sua atuação com foco em veículos comerciais de emissão zero, como caminhões elétricos e movidos a hidrogênio.

A expectativa é que a holding assuma papel central na descarbonização do transporte rodoviário até 2050, em alinhamento com metas do Acordo de Paris.

A combinação de forças também permitirá o compartilhamento de tecnologias de baterias, inteligência veicular e software de controle de frotas, áreas cada vez mais estratégicas para fabricantes de veículos comerciais.

A consolidação, no entanto, ainda depende de aprovação regulatória, negociações trabalhistas e harmonização operacional entre fornecedores nos próximos meses. A conclusão da operação está prevista para o início do ano fiscal de 2026.

Será que essa nova gigante dos caminhões vai conseguir liderar a transformação verde no transporte pesado global?

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa, passagens por canais de TV aberta e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Registro profissional: 0087134/SP. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x