Empresa desenvolve torre de energia eólica e solar que pode mudar o mercado de energias renováveis. Empreendimento pode gerar até 234.154 kWh pro ano.
Com a iniciativa global de reduzir as emissões de poluentes, a transição para fontes de energias limpas é algo essencial. A união da energia eólica e solar é vista como uma solução eficiente para enfrentar as emissões ligadas aos combustíveis fósseis e sustentar veículos elétricos. Uma solução inovadora chamada Torre de Energia Eólica e Solar, ou Wind and Solar Tower (WST), em inglês, promete ser uma forma acessível de gerar energia limpa, gerando até 234.154 kWh por ano em uma única instalação.
Entenda como funciona a torre eólica e solar capaz de gerar até 234.154 kWh
A tecnologia da WST foi recentemente revelada na Detroit Auto Show, ganhando destaque como o único sistema gerador híbrido do mundo que usa energia solar e eólica. O sistema é eficiente a ponto de tornar a energia gerada pela WST mais acessível do que as fontes tradicionais de geração de energia elétrica, por conta de sua produção sem a necessidade de combustíveis fósseis.
A torre de energia eólica e solar foi criada por Jim Bardia, ao longo de vários anos. Sua forma de abordar o design priorizou a força, redundância, redução de atrito e facilidade de montagem e manutenção, tornando-o parecido a um carro de corrida em sua filosofia. Um elemento importante é o cubo de levitação com rolamento flutuante, que amplia a eficiência da turbina eólica de eixo vertical (VAWT) e reduz o atrito.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Maior turbina eólica do mundo é chinesa: turbina eólica da China bate recorde de 15 MW e gera energia para 160.000 residências
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
A torre eólica e solar possui um painel solar autolimpante no topo, que evita a degradação do desempenho devido à sujeira, ampliando a produção de energia em 28%. O modelo é modular e flexível, podendo ser personalizada para suprir as diferentes demandas operacionais, com componentes-chave armazenados em módulos substituíveis plug-and-play para facilitar a manutenção.
Torre de energia eólica e solar pode armazenar energia em bateria de 1008 kW
A inovadora torre eólica e solar pode carregar simultaneamente seis carros elétricos e até mesmo devolver energia excedente à rede ou armazená-la em uma bateria de 1008 kW. Com a grande demanda por energia limpa e sustentável, a torre de Energia Eólica e Solar tem potencial para desempenhar um papel importante no fornecimento de energia de forma mais eficiente e ecológica.
Além desta torre eólica e solar, foi inaugurado em março deste ano, no Sertão da Paraíba, a primeira usina híbrida de energia solar e eólica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O complexo é do grupo Neoenergia e fica no município de Santa Luzia.
Conheça o empreendimento no Brasil
Segundo João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, o complexo híbrido de energia eólica e solar é composto por 15 parques com 136 aerogeradores e com capacidade instalada de 471 MW.
O investimento para a construção do empreendimento foi de R$ 3 bilhões e, segundo ele, contribuirá significativamente para a segurança do setor elétrico e do sistema energético de transmissão nacional. Segundo o governador do estado João Azevêdo, mais uma vez a Paraíba parte na frente no setor de energias renováveis, com este grande e pioneiro complexo híbrido de geração de energia limpa no município de Santa Luzia.
O governador comentou sobre as contrapartidas ambientais e sociais, motivo de vários questionamentos de pesquisadores e especialistas do setor. O empreendimento, além da importância para o setor energético e para a sociedade com a geração de energia limpa, também gera um impacto econômico significativo com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos durante sua construção.