MENU
Menu
Início Uma revolução global na energia renovável: nova turbina com pás inteligentes é capaz de reduzir em 80% as colisões fatais e salvar milhões de de aves anualmente no planeta, mortas por usinas eólicas

Uma revolução global na energia renovável: nova turbina com pás inteligentes é capaz de reduzir em 80% as colisões fatais e salvar milhões de de aves anualmente no planeta, mortas por usinas eólicas

26 de setembro de 2023 às 06:48
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
turbina - sirenes - weg - GE- energia - eólica - morte de aves - usina - vestas -
birds wind turbine / Imagem: SKARV Bird

Energia eólica: a tecnologia de turbinas com pás inteligentes promete salvar a vida de milhões de aves anualmente em todo o mundo

As turbinas eólicas têm desempenhado um papel fundamental na geração de energia limpa em todo o mundo. Mas como nem tudo é ‘flores’, o maior dos problemas e o mais persistentes que envolvem essa fonte de energia é o impacto nas populações de aves devido às colisões com as pás giratórias das turbinas eólicas.

Em busca por soluções inovadoras para mitigar esse problema, pesquisadores noruegueses, liderados pelo SINTEF e pelo Centro Norueguês de Pesquisa Energética conseguiram a resposta a esse desafio e desenvolveram uma tecnologia revolucionária: a turbina eólica inteligente.

Artigos recomendados

Assista o vídeo abaixo e conheça esse incrível aerogerador com pás inteligentes

Usinas eólicas matam milhões de aves anualmente em todo o mundo

O uso de turbinas eólicas como fonte de energia renovável trouxe inúmeros benefícios para o meio ambiente, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa. No entanto, as turbinas eólicas também têm sido associadas a um problema preocupante: a colisão de aves com as pás giratórias.

Atualmente, é difícil determinar com precisão o número de aves que morrem devido a essas colisões, mas estimativas sugerem que milhões de aves perdem suas vidas anualmente em todo o mundo. Esse é um problema que precisa ser resolvido para que a energia eólica continue sendo uma opção ambientalmente responsável.

Sistema SKARV as turbinas eólicas controladas por software que prometem revolucionar a energia renovável no mundo

A equipe de pesquisadores noruegueses desenvolveu uma solução promissora para reduzir drasticamente o número de colisões fatais entre aves e turbinas eólicas. Essa solução envolve a integração de tecnologia avançada em cada turbina, tornando-as “inteligentes” e capazes de detectar aves que se aproximam.

O coração dessa tecnologia é o software SKARV, que atua como o cérebro por trás das turbinas eólicas inteligentes. Cada turbina é equipada com câmeras capazes de identificar aves que voam diretamente em direção aos rotores. O SKARV, em seguida, entra em ação, calculando automaticamente a trajetória prevista das aves e enviando sinais de controle para desacelerar as pás, reduzindo assim o risco de colisão.

Em simulações, o SKARV demonstrou uma capacidade notável de evitar a maioria das colisões com aves que se movem em trajetórias previsíveis. Isso inclui situações em que as aves voam em direção à turbina de frente e são avistadas com pelo menos cinco segundos de antecedência até o impacto.

Além disso, o sistema pode ser configurado para desligar completamente as turbinas se muitas aves se aproximarem ao mesmo tempo. No entanto, a equipe observa que isso pode levar até 20 segundos para que uma turbina grande pare completamente a partir de uma velocidade de rotação normal.

Projeto pode reduzir o número de colisões fatais em até 80%.

Embora essa tecnologia promissora represente um avanço significativo na redução das colisões de aves com turbinas eólicas, é importante reconhecer que ela não resolve todas as situações. Por exemplo, não impede colisões se as aves vierem voando pelas laterais das turbinas ou se estiverem circulando ao redor delas.

Paula B. Garcia Rosa, uma das especialistas por trás desse novo sistema, observa: “É difícil prever a trajetória de voo de uma ave, e o novo sistema não resolverá totalmente esse problema. Se uma ave jovem e inexperiente se aproximar de uma turbina com comportamento de voo irregular, não será possível prever exatamente onde ela estará alguns segundos depois. A previsão também é mais difícil se vários pássaros se aproximarem ao mesmo tempo.” Paula B. Garcia Rosa, ao New Atlas.

A implementação bem-sucedida dessa tecnologia poderia ter um impacto significativo na redução das mortes de aves causadas por turbinas eólicas em todo o mundo. Com base em simulações, os pesquisadores acreditam que o projeto SKARV pode reduzir o número de colisões fatais em até 80%.

Segundo a American Bird Conservancy, em comparação com outros riscos enfrentados pelas aves, como colisões acidentais com linhas elétricas, as turbinas eólicas representam um desafio menor. Apenas nos Estados Unidos, estima-se que 5,5 milhões de aves morram anualmente após colidir com linhas elétricas.

Aerogeradores com pás inteligentes podem estar disponível para uso comercial em até cinco anos

O próximo passo no desenvolvimento dessa tecnologia é a integração de métodos para identificar mais trajetórias de voo das aves antes de uma demonstração prática. Os pesquisadores estão empenhados em aprimorar ainda mais a eficácia desse sistema inovador.

A previsão é de que essa tecnologia esteja disponível para uso comercial em até cinco anos. À medida que avançamos para um futuro mais sustentável, a indústria de energia eólica está trabalhando arduamente para mitigar seu impacto sobre a vida selvagem, enquanto continua a fornecer uma fonte vital de energia renovável.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR