Se você está pensando em comprar um carro novo, vale a pena conferir o ranking do Inmetro com os carros flex mais econômicos de 2024 e escolher um modelo que seja mais econômico e ecológico. Assim, você economiza no bolso e ajuda o meio ambiente.
Você sabe quais são os carros que consomem menos combustível no Brasil? O Inmetro, órgão responsável pela metrologia, qualidade e tecnologia no país, publicou uma lista com os 10 carros econômicos (no modelo flex) mais eficientes em 2024, segundo o PBEV, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Como o Inmetro avalia o consumo dos veículos no Brasil?
O PBEV avalia o consumo energético dos carros em MJ/km (megajoules por quilômetro) e em km/l (quilômetros por litro), tanto na cidade quanto na estrada.
Quanto menor for o consumo de combustível, mais econômico e sustentável é o veículo.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
O programa também atribui notas de A a E para os carros, sendo A a mais alta e E a mais baixa.
A lista do Inmetro considera os 813 modelos e versões de carros de passeio e comerciais leves disponíveis no mercado brasileiro em 2024, produzidos por 36 marcas diferentes.
Além disso, é importante destacar que a lista abrange desde lançamentos recentes até veículos do ano passado que não sofreram alterações.
Confira a seguir a lista com os 10 carros flex mais econômicos de 2024
1. Toyota Corolla
O sedã médio é o carro flex da Toyota que lidera o ranking, com o menor consumo energético (1,21 MJ/km) e o maior consumo de combustível na cidade (12,8 km/l com etanol e 18,5 km/l com gasolina).
O Toyota Corolla tem motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT, e recebeu a nota B de eficiência energética.
2. Toyota Corolla Cross
SUV médio da Toyota ocupa o segundo lugar, com consumo energético de 1,31 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina.
O Toyota Corolla Cross é outro carro com motor 1.8 com sistema híbrido flex e câmbio CVT, e recebeu a nota B de eficiência energética.
3. Renault Kwid
O subcompacto da Renault fica em terceiro lugar, com consumo energético de 1,36 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 10,8 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina.
O Renault Kwid tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
4. Chevrolet Onix Plus
Sedã compacto da Chevrolet aparece em quarto lugar, com consumo energético de 1,42 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,3 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina.
O Chevrolet Onix Plus tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas. Esse carro flex recebeu a nota B de eficiência energética.
5. Volkswagen Polo
Hatch compacto da Volkswagen ocupa o quinto lugar, com consumo energético de 1,45 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,5 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina.
O Volkswagen Polo tem motor 1.0 turbo flex e câmbio manual de 5 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
6. Chevrolet Onix
O hatch compacto da Chevrolet fica em sexto lugar, com consumo energético de 1,46 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,3 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina.
O Chevrolet Onix tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 6 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
7. Fiat Cronos
Sedã compacto da Fiat aparece em sétimo lugar, com consumo energético de 1,47 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,8 km/l com etanol e 13,4 km/l com gasolina.
O Fiat Cronos tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
8. Peugeot 208
O hatch compacto da Peugeot ocupa o oitavo lugar, com consumo energético de 1,47 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,6 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina.
O Peugeot 208 é um carro que tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
9. Fiat Mobi
Subcompacto da Fiat fica em nono lugar, com consumo energético de 1,50 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,6 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina.
O Fiat Mobi tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
10. Hyundai HB20
O hatch compacto da Hyundai fecha o ranking, com consumo energético de 1,51 MJ/km e consumo de combustível na cidade de 9,6 km/l com etanol e 13,5 km/l com gasolina.
O Hyundai HB20 é um carro que tem motor 1.0 flex e câmbio manual de 5 marchas, e recebeu a nota B de eficiência energética.
Fonte: UOL