Conheça os detalhes do motor que pode ‘aposentar’ os carros elétricos na próxima geração. Novo motor da Mazda á gasolina promete revolucionar a indústria automotiva global.
O novo motor rotativo da Mazda foi idealizado por Félix Wankel em 1919, um jovem alemão que tinha em mente a pretensão de criar um novo tipo de motor à gasolina. Mesmo que não tivesse nenhuma experiência em engenharia de motores de combustão interna, o jovem Félix persistiu em sua ideia de inventar um motor que fosse simples, eficiente e capaz de suportar todas as etapas da combustão interna de modo inovador.
Félix Wankel e sua equipe na NSU Motorenwerke conseguiram construir o primeiro protótipo funcional do motor rotativo no ano de 1959, chamando a atenção de inúmeros fabricantes de automóveis, incluindo a fabricante japonesa Mazda Motor Company, que viu alto potencial nessa tecnologia e decidiu realizar um investimento nela para se destacar na indústria automotiva.
Atualmente, a Mazda vem provocando a Tesla com seu novo motor rotativo, que promete pôr fim na era eletrificada, tornando carros elétricos obsoletos e mostrando que é possível ter carros a gasolina, etanol e/ou diesel sem prejudicar tanto o meio ambiente. Confira mais a seguir.
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
Conheça o novo motor rotativo da Mazda
A Mazda Motor trouxe de volta o motor rotativo, porém com algumas alterações inovadoras. O novo Mazda MX-30 REV apresenta um motor rotativo de rotor único, diferentemente dos modelos anteriores que utilizavam motores rotativos de dois rotores. Esse redesign do motor rotativo reflete o foco da Mazda na mobilidade sustentável, implantando melhorias bastante significativas para o desempenho e eficiência ambiental.
Mesmo que o novo modelo de motor rotativo tenha rotações mais baixas e potência um pouco reduzida, se comparado ao motor RX-8, o novo motor rotativo da fabricante japonesa foi totalmente aprimorado com o intuito de oferecer um desempenho muito mais refinado e consciente em relação a preservação da natureza.
Além disso, a implementação de injeção direta de combustível e a recirculação dos gases de escape são só algumas das melhorias realizadas pela Mazda, que garantem ao veículo uma eficiência totalmente aprimorada e emissões de gases reduzidas.
Mas afinal, quais os benefícios do novo motor rotativo da Mazda?
O motor rotativo da fabricante japonesa oferece uma série de benefícios em comparação aos motores tradicionais. Ele opera suave e silenciosamente, atrelado a uma redução significativa no número de peças móveis, resultando no aumento da confiabilidade, diminuindo a necessidade de manutenções frequentes e redução de vibrações quando está em funcionamento.
Além disso, a alta rotação do novo motor rotativo da Mazda é bastante atraente aos olhos dos entusiastas, algo que contribui para formar opiniões positivas sobre a alta tecnologia de propulsão futurista desse motor. Sem contar que a simplicidade do design com apenas duas peças móveis em um motor de único rotor representa um avanço significativo, se tratando de desempenho e eficiência.
Novo motor pode ser motivo que poderá tornar os carros elétricos obsoletos
Tendo em vista que o futuro da indústria automotiva é a eletrificação, podemos frisar que a Tesla é uma das maiores marcas deste setor e que investe pesado na fabricação de carros elétricos, promovendo a mobilização de outras grandes marcas a fabricarem veículos que se equiparem aos fabricados pela Tesla, ou até mesmo supere os fabricados por ela.
Com a atualização do motor rotativo da Mazda, que inclusive será utilizado como um extensor de autonomia no modelo Mazda MX-30 REV, a fabricante japonesa alimenta uma certa rivalidade com a Tesla, no sentido de apresentar esse novo motor como sendo o ‘pivô’ do fim da era eletrificada.
Para provocar Elon Musk, CEO da Tesla, a Mazda dá a entender que o novo motor tornará os carros elétricos obsoletos, por todos os seus atributos. O motor rotativo alimenta um gerador capaz de fornecer energia para carregar a bateria ou até mesmo movimentar o veículo.
Futuro do novo motor rotativo da Mazda
Além disso, existem rumores sobre o possível lançamento do Mazda RX-9, sugerindo que o modelo poderia combinar um motor rotativo com um elétrico, originando um carro híbrido incrivelmente eficiente e poderoso. Pode-se dizer, então, que realmente há motivos para a Tesla “tremer”.
De qualquer forma, a Mazda segue estudando novas aplicações para promover ainda mais melhorias para o novo motor rotativo. Com o retorno desse motor ao mercado automotivo, a sua evolução desafia a supremacia da indústria de carros elétricos.