CEO da Tesla, Elon Musk, afirma que lançará ainda este ano sua rede de carregadores para outros carros elétricos de marcas concorrentes, indo contra a ideia de criar alianças ou startups para montar redes de carregamento
A grande montadora de Elon Musk, Tesla, está planejando abrir sua rede de carregadores para carros elétricos de outras marcas ainda este ano. Como sempre, o CEO da empresa anunciou esta informação em seu Twitter. Atualmente, a empresa oferece mais de 2.500 estações de carregadores para veículos elétricos, conhecidos como Superchargers, com cerca de 25.000 compressores.
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O anúncio de Elon Musk
A rede Supercharger da empresa é dividida entre alguns países da América do Norte, Oriente Médio, Ásia e Europa. A estratégia da empresa foi contra as soluções tomadas por outras fabricantes de carros elétricos, que optaram por formar alianças ou investir em startups de energia para que conseguissem montar suas redes de carregamento.
Na última terça-feira (20), através do Twitter, o CEO afirmou que a rede de carregadores de sua empresa será aberta para carros elétricos de outras marcas ainda este ano. O bilionário não entrou em detalhes sobre qual será o primeiro mercado a receber os carregadores, mas garantiu que a rede será expandida em todo o mundo.
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Tesla tenta agradar os governos
A possibilidade de que carros elétricos de outras marcas concorrentes usem a rede de carregadores da Tesla já é um assunto comentado em mercados onde a empresa atua. Como, por exemplo, a Alemanha, onde o ministro dos Transportes e Infraestrutura Digital, Andreas Scheuer, afirmou em junho que estava tentando convencer a empresa a abrir sua rede de carregadores para seus concorrentes.
Já nos EUA, não foi realizado nenhum pedido expresso para que a Tesla abrisse sua rede para outros carros elétricos. Porém, no final do mês passado, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou um plano calculista no setor de infraestrutura, que inclui um investimento no valor de US$ 7,5 bilhões em infraestrutura de carros elétricos, incluindo pontos de recarga.
A chegada de uma infraestrutura melhor de carregamento para carros elétricos nos Estados Unidos poderia dar mais confiança aos estadunidenses a comprar os EVs, o que poderia dar à General Motors e à Ford um impulso necessário na corrida contra a Tesla pela liderança nesse setor do mercado automotivo.