As projeções eram que o carro elétrico da Apple, ficasse pronto para 2025, mesmo que o veículo elétrico esteja em desenvolvimento desde 2015. Após 10 anos o mistério sobre o veículo autônomo ainda é grande.
A ideia inicial e visionaria da empresa de tecnologia é que o carro elétrico da Apple seja todo autônomo. O carro que ganhou o codinome projeto Titan está sendo idealizado desde 2015, mas vem enfrentando algumas barreiras. A princípio, era que o carro não tivesse volante nem pedais, apenas uma tela sensível ao toque e com assentos que se movessem no veículo para melhor conforto dos passageiros. Mesmo sendo um conceito revolucionário, que até em tão-só víamos em filmes, a Apple teve seus planos frustrados, pois esse tipo de comodidade, com segurança, só poderia acontecer se o carro tivesse em rodovias.
CARRO ELÉTRICO DA APPLE, que história é essa?
Contudo, mesmo entre essas adversidades, a Apple, está analisando novas possibilidades, já que mesmo com uma grande tecnologia é difícil prever certas situações que ocorrem no trânsito, principalmente em cidades grandes.
Mesmo a contragosto o lançamento do carro elétrico da Apple, codinome Titan, foi adiado para 2026, entretanto a empresa de tecnologia não desiste de ser um dos pioneiros a comercializar um dos primeiros veículos elétricos.
- Empresa do Grupo Iveco anuncia investimento de R$ 127 milhões no Brasil até 2028 para desenvolver novos motores movidos a biocombustíveis
- Toyota aposta em ‘nova Kombi’: van para 14 passageiros chega ao Brasil com 165 cv, garantia de 150 mil km e conforto para todos
- Para a surpresa dos fãs, Yamaha lança a nova Ténéré 700 2025 com visual renovado e tecnologia de ponta!
- Brasil, o país onde tirar a CNH é um verdadeiro pesadelo! Ficando em 2º lugar no ranking mundial, considerado um país extramente difícil de conseguir tirar a habilitação
Ainda que a concepção de um carro totalmente autônomo, tenha sido adiado, a Apple decide, modicar alguns pontos do projeto-piloto e lançar um veículo elétrico semiautônomo. Nessa versão o veículo teria volante e pedais, mas o passageiro poderá assistir vídeos ou jogar durante a viagem, podendo assumir a direção quando fosse solicitado, ficou claro que em meio clima adverso o carro não teria tecnologia suficiente para lidar com esse tipo de situações.
Como uma ideia um pouco mais realista, o campo de concorrência aumenta, inclusive a outra gigante da tecnologia é uma das principais rivais ao carro elétrico da Apple, ou seja, a corrida agora é para quem lança primeiro um veículo elétrico e seguro.
Lembrando que também tem outras empresas de automóveis na corrida como as tradicionais Ford, Volkswagen, Rivian e Hyundai, que inclusive a Apple cortejou ajuda, que o que parece foi negado.
Em volta de problemas técnicos e concorrência acirrada, o projeto Titan, tinha seus contratempos internos, já que os executivos do projeto não entravam em um consenso. Ao que parece a confusão foi tamanha, que executivo Doug Field saiu da fabricante de Iphones para ir se juntar a concorrente Ford, e em seu lugar foi nomeado Kevin Lynch.
Lynch se juntou a Apple em 2013, sendo responsável por outros setores da empresa, entretanto fontes internas sugerem que essa nomeação para comandar toda a unidade pode estar ligada diretamente ao melhoramento do software subjacente que um carro elétrico precisa. Ou seja, a empresa ainda tem planos sólidos de lançar um veículo elétrico, pode até não ser no prazo que eles almejam, mas é garantido que teremos não só celulares e outras tecnologias, mas também um carro elétrico da Apple.