O Lecar 459 Híbrido, chamado de “Tesla brasileiro”, teve o preço reduzido. Com mudanças nos fornecedores de aço e motor elétrico, além de tecnologias avançadas, o carro já desperta atenção no Brasil. Será que essa inovação vai transformar o cenário automotivo do país?
Uma promessa ambiciosa surge no horizonte, transformando a expectativa dos brasileiros sobre tecnologia, sustentabilidade e economia.
O Lecar 459 híbrido: o primeiro carro híbrido do Brasil
Com uma nova perspectiva que mescla inovação e valores mais acessíveis, o Lecar 459 Híbrido, considerado o “Tesla brasileiro”, ganha destaque antes mesmo de chegar às ruas.
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O que está em jogo não é apenas o lançamento de um veículo, mas o sonho de mobilidade que pode alterar o rumo da indústria nacional.
Preço reduzido e prazos de produção
O Lecar 459 híbrido acaba de ter seu preço reduzido, enquanto o início de sua produção ainda está distante, previsto para ocorrer somente após agosto de 2026.
Conforme informações de julho de 2024, o valor inicial anunciado de R$ 150.000 caiu para R$ 147.900.
Embora o preço tenha sido ajustado, o projeto segue sem alterações quanto aos prazos e aos números divulgados pela empresa, que continua a aceitar reservas mediante sinal.
Flávio Figueiredo Assis: o “Elon Musk brasileiro”
O grande nome por trás desse projeto inovador é Flávio Figueiredo Assis, apelidado de “Elon Musk brasileiro”. Ele já revelou diversas mudanças em relação ao Lecar 459 híbrido, incluindo uma troca significativa no fornecimento do aço utilizado na carroceria.
De acordo com Assis, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) substituirá a Arcelor-Mittal, enquanto o motor elétrico, que antes era fornecido por outra companhia, agora será produzido pela Hepu-Power. Mesmo assim, a estrutura manterá um gerador da WEG com 68 cavalos.
A nova fábrica da Lecar em Sooretama
A futura fábrica da Lecar será instalada em Sooretama, no Espírito Santo, e já começou a exibir detalhes promissores sobre sua capacidade produtiva.
As imagens mais recentes sugerem que o local terá uma produção anual de 120.000 veículos e criará 1.500 empregos diretos, além de 3.000 empregos indiretos, destacando o impacto econômico da operação na região e no Brasil como um todo.
Desempenho e autonomia do Lecar 459 híbrido
O Lecar 459 híbrido será flex, contando com o motor Horse HR08DT, cujo design parece criar algumas dúvidas entre os especialistas.
De acordo com informações comparativas, o motor HR08DT da Nissan é geralmente associado a versões diferentes, como o HR10 da Renault.
Contudo, esse motor, conforme descrito, terá 12,3 cavalos a 5.000 rpm e 22,4 kgfm a 2.500 rpm, além de operar em conjunto com o motor elétrico da Hepu-Power que oferecerá 163 cavalos e 26,3 kgfm.
Com esses dados, o Lecar 459 híbrido consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, um desempenho respeitável para um híbrido.
Outro destaque é a bateria de 18,4 kWh, fornecida pela empresa chinesa Winston, que oferece uma autonomia elétrica de 100 km, enquanto o modo híbrido combinado proporciona uma autonomia total de 1.000 km.
Tecnologia e conforto no Lecar 459 híbrido
A Lecar destaca essa autonomia em comparações de viagens entre capitais brasileiras, o que certamente desperta a curiosidade do consumidor, especialmente quando se considera a eficiência de combustível proporcionada por um tanque de 35 litros, garantindo uma média impressionante de 28,5 km/l.
O modelo pesa 1.396 kg, tem 4,35 metros de comprimento, 1,82 metros de largura e 2,7 metros de entre eixos, oferecendo um porta-malas de 530 litros.
O “Tesla brasileiro” também contará com rodas de liga leve aro 18 e pneus 225/50 R18, além de uma suspensão independente em todas as rodas, beneficiando-se do motor elétrico traseiro.
A tecnologia embarcada não fica para trás, já que o Lecar 459 híbrido será equipado com o pacote ADAS completo, que inclui sistemas de segurança como frenagem autônoma de emergência, detector de pedestres, assistente de faixa e controle de cruzeiro adaptativo.
Além disso, contará com o alerta de ponto cego e a função FSD para condução semiautônoma.
O futuro do Lecar 459 híbrido no Brasil
A inovação no Brasil parece, enfim, ganhar tração com o Lecar 459 híbrido, mas será que os consumidores vão esperar até 2026 para embarcar nessa jornada rumo à mobilidade sustentável?
Você acredita que este projeto vai para frente? E mais, acredita que um dia poderemos ter um veículo 100% nacional batendo de frente com marcas como Chevrolet, Toyota e Volkswagen? Deixe sua visão nos comentários! Até a próxima!