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Tesla: 1,1 milhão de carros elétricos devem receber atualização de software nos EUA; ações da empresa caem 3% devido ao ocorrido

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 23/09/2022 às 17:21
carros elétricos
Carros elétricos Tesla (Foto/divulgação)

A Tesla informou que não está ciente de nenhum acidente, lesão ou morte devido ao problema nos carros elétricos. A companhia afirma que irá utilizar o sistema para corrigir o problema.

A Tesla começou um recall de quase 1,1 milhão de seus carros elétricos devido a preocupações de que uma janela de fechamento possa “prender” um passageiro antes que ele se retraia. O anúncio foi realizado pela Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA, sigla em inglês).

Os veículos nos quais o recall se aplica são:

Modelo 3 (de 2017 a 2022);

Modelo Y (de 2020 e 2021);

Modelo S (de 2021 e 2022);

Modelo X (de 2021 e 2022).

Devido ao ocorrido, os investidores não perderam tempo e cobraram um posicionamento, que afetou diretamente as ações da empresa de carros elétricos de Elon Musk. Por volta das 15h, os papéis da Tesla caiam 3,74% nas bolsas de Nova York, onde estavam cotadas a US$289,52, número superior ao de outras montadoras ou companhias de alta tecnologia.

Os recibos de ações da empresa – as BDRs, sigla em inglês, também tiveram queda. No mesmo horário, houve uma queda de 4,60%, onde estavam sendo negociados a R$46,46. O ocorrido derrubou as ações da Tesla, como anteriormente visto em abril deste ano.

Tesla decide tomar ações para consertar carros elétricos

A Tesla informou que vai realizar atualizações de software over-the-air nos carros para corrigir o problema. Dessa forma, ela informou que não está ciente de nenhuma lesão, acidente ou morte associado ao ocorrido. Inclusive, as informações foram retiradas de um relatório de recall de segurança.

Não é a primeira vez que um recall é feito pela Tesla este ano. Isso porque em maio, a companhia recolheu cerca de 130 mil veículos devido a problemas com as unidades de processamento central dos carros, o que levou a empresa a tomar ações bruscas para não perder confiança.

Anteriormente, no mês de abril, a companhia de Elon Musk recolheu cerca de 600 mil veículos devido a preocupações de que os sons do sistema de alerta de pedestres dos carros elétricos pudessem ser obscurecidos. Para consertar o problema, diversas atuações foram feitas.

A fim de resolver o problema, a empresa planejou lançar atualizações de software over-the-air para lidar com ambas as situações. Agora, é esperar para ver se ocorrerá um novo recall devido a novos infortúnios.

No Twitter, Elon Musk foi questionado sobre o ocorrido, e aproveitou para esclarecer que isso será resolvido com uma definição do acontecimento como um recall, indicando que o problema deverá ser resolvido via atualização do sistema, sem a necessidade de levar o carro para ser consertado em uma instalação da montadora.

Em post no Twitter, ele afirmou que a terminologia está ultrapassada e imprecisa. Dessa forma, ele classificou como uma pequena atualização de software que ocorre remotamente. Até o momento, ele disse que não houve feridos devido ao ocorrido.

Recall da Tesla foi sobre vidros elétricos

O ocorrido aconteceu devido a pane nos vidros elétricos dos veículos. Alguns vídeos circularam na rede sobre o que aconteceu. Confira:

Reprodução: Canal Dirty Tesla

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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