Parceria entre a grande Rockwell Automation e a multinacional Bravo Motor Company vai trazer a primeira empresa de baterias de lítio da América Latina ao Brasil
Uma das maiores empresas globais no ramo de tecnologia é a Rockwell Automation e acaba de anunciar sua mais nova parceria com a grande multinacional Bravo Motor Company para um feito inédito. Esse acordo vai trazer a primeira GigaFactory da América Latina de fabricação de baterias de lítio, a qual vai abastecer o mercado de veículos elétricos no Brasil.
A Bravo Motor Company é uma empresa da Califórnia, consagrada no mercado pela busca de novas formas de mobilidade sem uso de carbono. Essa nova parceria vai estimular a produção de baterias de última geração, com foco na economia circular. O grande evento para o fechamento do acordo aconteceu em Minas Gerais e contou com a presença de John Miles, diretor global da Rockwell Automation e Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company. Para entender mais sobre esse novo acordo, continue a leitura.
Veja como foi a discussão sobre as baterias de lítio na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 no vídeo abaixo
Parceria vai trazer avanço de tecnologia em baterias e veículos elétricos na América Latina para estimular produção local
A combinação de expertise das duas empresas vai aliar pontos importantes para fabricação de baterias como digitalização, incluindo gestão integrada, otimização de produção e sustentabilidade, usando ferramentas que medem eficiência, qualidade operacional e produtividade. A Rockwell Automation contribui com suas soluções digitais para amplificar o potencial dos processos, otimizando as etapas.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Para isso, as empresas lançarão mão de tecnologias de simulação, otimização e realidade aumentada, integradas com engenharia e fábrica. O mercado brasileiro foi escolhido por uma série de fatores.
“8% dos empregos brasileiros são ligados direto ou indiretamente à cadeia produtiva automotiva, inserindo o Brasil como um forte player global. A aposta do futuro de todo ecossistema é a eletrificação e, por isso, a necessidade de baterias aderentes a esta demanda tornou-se ainda mais estratégica. Escolhemos o mercado brasileiro devido a esta capacidade de pessoas e por contar com materiais estratégicos para a produção da bateria. E, certamente, atuar em conjunto com parceiros estratégicos, como a Rockwell Automation, nos fornecendo tecnologias de ponta, trará ainda mais assertividade aos projetos”
Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company (2022)
CEO da Bravo Motor afirma que a nova fábrica de baterias vai atender a uma cadeia de suprimentos que já tem demanda
A Bravo Motor Company está em atividade nos Estados Unidos desde 2012 e tem interagido e colaborado para o desenvolvimento de baterias de lítio além dos veículos. Sendo assim, ela tem acesso a materiais e expertise de equipe para atuar no segmento.
O Brasil e a América Latina possuem um amplo mercado de veículos elétricos, dentre táxis, ônivus, vans e motocicletas, além de carros. A parceria das duas grandes empresas podem contribuir para o mercado produzindo as baterias de lítio bem como veículos de distribuição regional para atender essa demanda.
“A parceria com a Rockwell Automation viabilizará o estabelecimento de uma cadeia de suprimentos local e uma fábrica de baterias que não apenas produzirá nossos veículos e sistemas de armazenamento de energia, mas também a produção massiva de veículos elétricos e híbridos locais para outras empresas para as quais forneceremos baterias”.
Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company (2022)
Novas soluções propostas pela parceria vão otimizar a cadeia de produção dos veículos elétricos no Brasil
A sustentabilidade e os conceitos de Governança Ambiental, Social e Corporativa são tendências cada vez mais em alta e a otimização energética é cada vez mais almejada. Afinal, o uso dos combustíveis à base de carbono pode ser cada vez menor ao longo dos anos, tendo em vista os efeitos do aquecimento global, tão comentado por especialistas ambientais.
“A otimização energética tornou-se prioritária, uma vez que os conceitos de ESG e sustentabilidade estão em alta, principalmente no âmbito de descarbonização da cadeia veicular. Desta forma, estamos aportando nossos produtos como ferramentas de eficiência operacional e de produtividade para garantir menos consumo e mais eficiência energética com responsabilidade. Por meio das nossas soluções, a Bravo poderá tornar a operação das fábricas mais rápida, ou antecipar este mercado frente à concorrência””.
Gustavo Lima, Gerente de Contas Estratégicas da Rockwell Automation (2022)
Segundo Lima, a parceria vai trazer benefícios para ambos os lados, preechendo potenciais lacunas nas empresas, caminhando para um futuro promessor e ainda mais rápido. Todavia, o objetivo é que esse novo modelo de negócio se expanda e comece sua atuação em países como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África.
Ou seja, a Bravo traz a expertise em produção de peças para veículos elétricos enquanto a Rockwell Automation entra com a parte de soluções tecnológicas para otimização de processos. Assim, teremos carros e baterias ainda mais potentes disponíveis para compra local na América Latina.