1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Teremos a 1º GigaFactory da América Latina de fabricação de baterias de lítio para abastecer o mercado de veículos elétricos do Brasil
Localização MG Tempo de leitura 4 min de leitura

Teremos a 1º GigaFactory da América Latina de fabricação de baterias de lítio para abastecer o mercado de veículos elétricos do Brasil

Escrito por Sabrina Moreira Paes
Publicado em 07/06/2022 às 22:33
Minas Gerais Baterias de lítio América Latina Brasil Veículos Elétricos
Bravo Motors, uma das maiores produtoras de veículos elétricos do mundo, fechou parceria com Rockwell Automation para produzir baterias de lítio na América Latina | Foto: Bravo Motors Company

Parceria entre a grande Rockwell Automation e a multinacional Bravo Motor Company vai trazer a primeira empresa de baterias de lítio da América Latina ao Brasil

Uma das maiores empresas globais no ramo de tecnologia é a Rockwell Automation e acaba de anunciar sua mais nova parceria com a grande multinacional Bravo Motor Company para um feito inédito. Esse acordo vai trazer a primeira GigaFactory da América Latina de fabricação de baterias de lítio, a qual vai abastecer o mercado de veículos elétricos no Brasil.

A Bravo Motor Company é uma empresa da Califórnia, consagrada no mercado pela busca de novas formas de mobilidade sem uso de carbono. Essa nova parceria vai estimular a produção de baterias de última geração, com foco na economia circular. O grande evento para o fechamento do acordo aconteceu em Minas Gerais e contou com a presença de John Miles, diretor global da Rockwell Automation e Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company. Para entender mais sobre esse novo acordo, continue a leitura.

Veja como foi a discussão sobre as baterias de lítio na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021 no vídeo abaixo

COP26 trouxe importante debate sobre o futuro das baterias de lítio como substituto aos combustíveis fósseis | Reprodução – Youtube: Brasil de Fato

Parceria vai trazer avanço de tecnologia em baterias e veículos elétricos na América Latina para estimular produção local

A combinação de expertise das duas empresas vai aliar pontos importantes para fabricação de baterias como digitalização, incluindo gestão integrada, otimização de produção e sustentabilidade, usando ferramentas que medem eficiência, qualidade operacional e produtividade. A Rockwell Automation contribui com suas soluções digitais para amplificar o potencial dos processos, otimizando as etapas.

Para isso, as empresas lançarão mão de tecnologias de simulação, otimização e realidade aumentada, integradas com engenharia e fábrica. O mercado brasileiro foi escolhido por uma série de fatores.

“8% dos empregos brasileiros são ligados direto ou indiretamente à cadeia produtiva automotiva, inserindo o Brasil como um forte player global. A aposta do futuro de todo ecossistema é a eletrificação e, por isso, a necessidade de baterias aderentes a esta demanda tornou-se ainda mais estratégica. Escolhemos o mercado brasileiro devido a esta capacidade de pessoas e por contar com materiais estratégicos para a produção da bateria. E, certamente, atuar em conjunto com parceiros estratégicos, como a Rockwell Automation, nos fornecendo tecnologias de ponta, trará ainda mais assertividade aos projetos”

Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company (2022)

CEO da Bravo Motor afirma que a nova fábrica de baterias vai atender a uma cadeia de suprimentos que já tem demanda

A Bravo Motor Company está em atividade nos Estados Unidos desde 2012 e tem interagido e colaborado para o desenvolvimento de baterias de lítio além dos veículos. Sendo assim, ela tem acesso a materiais e expertise de equipe para atuar no segmento.

O Brasil e a América Latina possuem um amplo mercado de veículos elétricos, dentre táxis, ônivus, vans e motocicletas, além de carros. A parceria das duas grandes empresas podem contribuir para o mercado produzindo as baterias de lítio bem como veículos de distribuição regional para atender essa demanda.

“A parceria com a Rockwell Automation viabilizará o estabelecimento de uma cadeia de suprimentos local e uma fábrica de baterias que não apenas produzirá nossos veículos e sistemas de armazenamento de energia, mas também a produção massiva de veículos elétricos e híbridos locais para outras empresas para as quais forneceremos baterias”.

Eduardo Javier Muñoz, CEO da Bravo Motor Company (2022)

Novas soluções propostas pela parceria vão otimizar a cadeia de produção dos veículos elétricos no Brasil

A sustentabilidade e os conceitos de Governança Ambiental, Social e Corporativa são tendências cada vez mais em alta e a otimização energética é cada vez mais almejada. Afinal, o uso dos combustíveis à base de carbono pode ser cada vez menor ao longo dos anos, tendo em vista os efeitos do aquecimento global, tão comentado por especialistas ambientais.

“A otimização energética tornou-se prioritária, uma vez que os conceitos de ESG e sustentabilidade estão em alta, principalmente no âmbito de descarbonização da cadeia veicular. Desta forma, estamos aportando nossos produtos como ferramentas de eficiência operacional e de produtividade para garantir menos consumo e mais eficiência energética com responsabilidade. Por meio das nossas soluções, a Bravo poderá tornar a operação das fábricas mais rápida, ou antecipar este mercado frente à concorrência””.

Gustavo Lima, Gerente de Contas Estratégicas da Rockwell Automation (2022)

Segundo Lima, a parceria vai trazer benefícios para ambos os lados, preechendo potenciais lacunas nas empresas, caminhando para um futuro promessor e ainda mais rápido. Todavia, o objetivo é que esse novo modelo de negócio se expanda e comece sua atuação em países como Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África.

Ou seja, a Bravo traz a expertise em produção de peças para veículos elétricos enquanto a Rockwell Automation entra com a parte de soluções tecnológicas para otimização de processos. Assim, teremos carros e baterias ainda mais potentes disponíveis para compra local na América Latina.

Sabrina Moreira Paes

Moradora da Grande São Paulo, 25 anos, formada pela UFPR com MBA em marketing pela USP. Possui mestrado pela Unicamp e doutorado em andamento na USP. Profissional de marketing, Copy, SEO e Ghost Writer certificada pelas Universidades de Stanford, California, Northwestern e Toronto. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos.

Compartilhar em aplicativos