Agora, a obra do Terminal Gás Sul, localizada na costa de Santa Catarina (SC), está prevista para ir à aos processos finais de construção onshore.
A empresa Tenenge anunciou nesta semana que terminou um dos processos de soldagem da obra do Terminal Gás Sul (SC) da Baía de Babitonga, em Santa Catarina (SC). A extensão, conforme a instituição, estaria superando a marca de 32 km e corta alguns municípios, como no caso de Garuva, São Francisco do Sul e Itapoá. Vale salientar que, agora, a construção continuará com outros processos onshore, como os testes hidrostáticos e corte de ruas.
Os soldadores responsáveis pelo ligamento das sessões de gasoduto atuaram com as valas previamente cavadas, o que automatizou o processo. Marco Aurélio Barros, engenheiro e diretor de contrato responsável, afirmou que a obra teve reparos de apenas 3,2%, ou seja, o trabalho foi associado à agilidade do processo sem perder a qualidade na entrega. Segundo Marcos, esse dado específico mostra que a equipe está bem treinada e com alta capacidade de atuar com construções de grande relevância.
Em coletiva de imprensa para o Click Petróleo e Gás, o engenheiro afirma que nenhum funcionário foi afastado devido ao acidente de trabalho. Durante todos os processos, utilizam os EPIs, Equipamentos de Proteção Individual, corretos.
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- Rodovia de R$ 3 bilhões conecta Caraguatatuba a São Sebastião em 18 minutos e promete transformar a mobilidade no litoral paulista
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
Como está o andamento da obra do Terminal Gás Sul?
A obra do Terminal Gás Sul, também chamada do TSG, seguirá para as suas atividades finais voltadas para o setor onshore, como é o caso dos testes hidrostáticos e a criação de passagens sobre os rios e as vias públicas. Cada etapa desta conclusão é de extrema relevância porque garantirá que nenhum cidadão estará sujeito a acidentes.
Paulo Jorge Fernandes, engenheiro e Gerente de Produção do TGS, afirma que os processos finais são tão relevantes quanto os iniciais porque é através deles que se consegue garantir a maior qualidade de entrega e satisfação ao cliente.
O projeto: conheça mais sobre a sua história
O Terminal Gás Sul (TGS) está sendo desenvolvido para atuar como Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante. A função desta usina é receber toda a produção de gás natural liquefeito e regaseificar mais de 165 milhões de toneladas deste produto diariamente antes de ser enviado para as casas brasileiras. O seu moderno sistema garante que haja um fluxo constante de gaseificação e trabalho nas 24 horas do dia.
Como funciona o projeto da Tenenge?
Apesar de parecer um processo complexo, ele é mais simples do que parece: segundo a Tenenge, a transferência do gás de GNL de um navio para os dutos acontece por intermédio de uma configuração ship-to-ship, ou seja, de navio para navio. A configuração segue todas as jornadas nacionais previstas pela Marinha Brasileira e Diretoria de Portos e Costas (DPC).
Assim que for recebido, o GNL será armazenado conforme a demanda a ser exigida pela população. Ele é transportado de seu estado original até a Baía de Babitonga, onde cortará o município de Itapoá e irá até Garuva. Depois disso, o gás será armazenado em um gasoduto pertencente à Bolívia-Brasil (GASBOL).
O Terminal de Gás de Santa Catarina (SC) está localizado na Baía Babitonga, a pelo menos 309 metros da costa. O estudo que mostrava a viabilidade do ponto mostrou que ali era o melhor local para se fixar. A Baía Babitonga conta com águas abrigadas que fazem com que o transporte de gás seja efetivado em menos tempo e maior produtividade. A construção também é afastada de moradias.