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Svitzer, empresa do grupo Maersk, anuncia plano de sustentabilidade para neutralizar emissão de carbono em sua frota de rebocadores até 2040

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 02/06/2022 às 17:13
Seguindo a agenda ambiental e a necessidade de mais investimento em práticas sustentáveis, a Svitzer pretende neutralizar a emissão de carbono em toda a sua frota de rebocadores até o ano de 2040 no seu novo plano de sustentabilidade
Fonte: Svitzer

Seguindo a agenda ambiental e a necessidade de mais investimento em práticas sustentáveis, a Svitzer pretende neutralizar a emissão de carbono em toda a sua frota de rebocadores até o ano de 2040 no seu novo plano de sustentabilidade

A companhia de logística de transporte aquaviário Svitzer, que faz parte da Maersk, anunciou nesta última terça-feira, (31/05), o seu mais novo plano de sustentabilidade para os próximos anos. E, como parte do projeto, a empresa pretende neutralizar a emissão de carbono na sua frota de rebocadores até o ano de 2040, seguindo uma lista gradativa de diminuição na emissão em todas as áreas da cadeia de transporte portuário.

Novo plano de sustentabilidade da Svitzer para o ano de 2040 conta com iniciativa de redução de emissão de carbono e soluções sustentáveis para sua frota de rebocadores

A Svitzer, empresa de rebocadores que faz parte do grupo Maersk, anunciou a sua nova estratégia de sustentabilidade para os próximos 18 anos, que conta com ações voltadas prioritariamente para a redução na emissão de carbono em toda a sua frota até a neutralização no ano de 2040. Assim, a companhia pretende se adequar à agenda ambiental global em relação ao processo de transição energética e adoção das práticas ESG nas operações de transporte de cargas.

Além disso, a Svitzer revelou que o seu plano de sustentabilidade contará com duas etapas principais até a sua finalização durante o fim do ano de 2040. E, durante a primeira fase do projeto, a empresa pretende reduzir em até 50% a emissão de carbono na sua frota de rebocadores até o fim do ano de 2030, como forma de acelerar o processo de neutralização.

Assim, a companhia conseguirá abrir espaço para mais investimentos no plano e, por fim, chegar ao ano de 2040 sem nenhuma emissão do gás na sua frota de rebocadores.  Por fim, o plano de sustentabilidade da Svitzer não estará limitado apenas aos rebocadores com a redução da emissão de carbono, mas também será implementado em todas as etapas de serviços da companhia.

Dessa forma, a empresa de rebocadores pretende realizar uma série de ações para implementar a sustentabilidade nas operações do dia-a-dia, na sua frota, nas pessoas e seus empregos e, finalmente, em todos os tipos de combustíveis utilizados pelas embarcações da operadora, garantindo assim muito mais comprometimento com o meio ambiente durante os próximos anos. 

Companhia irá adotar medidas para substituição de combustíveis e análises periódicas para o seu plano de neutralização da emissão de carbono na frota de rebocadores

Seguindo seu plano de sustentabilidade, a companhia Svitzer já está adotando algumas iniciativas para garantir uma aceleração do projeto. Entre elas está a ‘Aim for 8’ da empresa, que determina que a tripulação otimize a velocidade durante a mobilização e desmobilização do rebocador.

Além disso, também haverá a substituição dos combustíveis por um mix de produtos sustentáveis para que, aos poucos, a empresa consiga extinguir a utilização de combustíveis que façam a emissão de carbono. 

Assim, o executivo Kasper Nilaus, CEO da Svitzer, comentou sobre o plano e disse: “Estamos orgulhosos de revelar nossa estratégia para nos tornarmos totalmente neutros em carbono até 2040. Não estamos nos comprometendo com essas ambições de ânimo leve e entendemos que isso exigirá liderança e colaboração com nossos clientes, fornecedores, colegas do setor , e portos em todo o mundo para garantir o sucesso. Serão necessárias mudanças e investimentos generalizados na forma como trabalhamos”. 

Por fim, a empresa destacou que o progresso será medido levando em consideração a uma linha de base de 2020, quando a frota da empresa de aproximadamente 400 embarcações emitiu 280 mil toneladas de CO2. Dessa forma, eles pretendem tomar como base essa quantidade para a finalização da iniciativa em 2040.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

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