Em um fórum de outubro na Arábia Saudita, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sugeriu que gostaria de ver o Brasil se juntar à OPEP. Se um casamento desse tipo se concretizar, a OPEP será a vencedora e o Brasil o perdedor de longe, disse o grupo de inteligência energética Rystad Energy.
O Brasil experimentou um tremendo surto na produção de petróleo, impulsionado pelo desenvolvimento de seus recursos no pré-sal. No entanto, levar a produção de petróleo do Brasil ao seu nível atual certamente não foi barato. A Petrobras pagou mais de 78% da conta de US $ 396 bilhões do Brasil em exploração (excluindo custos de poços secos), desenvolvimento e operações de 2010 a 2018. Isso, em 2014, fez da Petrobras a empresa de E&P listada mais endividada do mundo. A Petrobras contaria com as receitas de sua produção crescente para ajudar a escalar sua montanha de dívidas.
Veja também
- Surto de produção de produção de petróleo no Brasil desperta desejo de Bolsonaro em entrar na OPEP, mas isso seria um bom negócio?
- Dois trabalhadores offshore da Equinor estão seriamente feridos após explosão
- Constellation anunciou ontem vagas de emprego para atender projetos offshore no Rio de janeiro
Segundo a Rystad, os cortes de produção exigidos pela OPEP em seus projetos ameaçariam as tentativas da Petrobras de reduzir a engrenagem. A Petrobras não precisa da OPEP – precisa reduzir sua dívida ainda substancial.
Os participantes estabelecidos com atividades no Brasil não precisam da OPEP – eles buscam retornos sobre investimentos já consideráveis, disse Rystad. Os novos participantes que mordiscam os clusters de desinvestimento da Petrobras não precisam da OPEP – eles querem estabilizar e até aumentar a produção em suas aquisições.
-
Segredo da idosa de 117 anos: dieta mediterrânea, iogurte diário e microbioma diverso que pode favorecer longevidade, o que comer para fortalecer seu intestino
-
Economista prevê revolução: stablecoins já valem mais de US$ 190 bilhões e podem ser adotadas por todos os grandes bancos do mundo
-
Fundação Bradesco anuncia vaga de emprego para trabalhar 5 dias na semana como Orientador Pedagógico em Cuiabá; necessário possuir superior completo e experiência
-
População de javalis no Brasil sai do controle — e só há uma saída para evitar superpopulação, prejuízos ambientais, econômicos e sanitários
O setor de serviços de campos petrolíferos não precisa da OPEP – ela preferiria aumentar os níveis de produção para garantir mais negócios.
O Brasil foi convidado a se juntar à OPEP anteriormente também; então o governo afirmou que, de acordo com a lei brasileira, não pode interferir nas operações de produção. Então, mesmo o governo brasileiro realmente não precisa da OPEP. Ninguém no Brasil parece interessado na dieta da OPEP, concluiu Rystad.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.