Menu
Início Surto de produção de petróleo no Brasil desperta desejo de Bolsonaro em entrar na OPEP, mas isso seria um bom negócio?

Surto de produção de petróleo no Brasil desperta desejo de Bolsonaro em entrar na OPEP, mas isso seria um bom negócio?

29 de novembro de 2019 às 09:42
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Surto de produção de produção de petróleo no Brasil desperta desejo de Bolsonaro em entrar na OPEP, mas isso seria um bom negócio?

Em um fórum de outubro na Arábia Saudita, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sugeriu que gostaria de ver o Brasil se juntar à OPEP. Se um casamento desse tipo se concretizar, a OPEP será a vencedora e o Brasil o perdedor de longe, disse o grupo de inteligência energética Rystad Energy.

O Brasil experimentou um tremendo surto na produção de petróleo, impulsionado pelo desenvolvimento de seus recursos no pré-sal. No entanto, levar a produção de petróleo do Brasil ao seu nível atual certamente não foi barato. A Petrobras pagou mais de 78% da conta de US $ 396 bilhões do Brasil em exploração (excluindo custos de poços secos), desenvolvimento e operações de 2010 a 2018. Isso, em 2014, fez da Petrobras a empresa de E&P listada mais endividada do mundo. A Petrobras contaria com as receitas de sua produção crescente para ajudar a escalar sua montanha de dívidas.

Veja também

Segundo a Rystad, os cortes de produção exigidos pela OPEP em seus projetos ameaçariam as tentativas da Petrobras de reduzir a engrenagem. A Petrobras não precisa da OPEP – precisa reduzir sua dívida ainda substancial.

Os participantes estabelecidos com atividades no Brasil não precisam da OPEP – eles buscam retornos sobre investimentos já consideráveis, disse Rystad. Os novos participantes que mordiscam os clusters de desinvestimento da Petrobras não precisam da OPEP – eles querem estabilizar e até aumentar a produção em suas aquisições.

O setor de serviços de campos petrolíferos não precisa da OPEP – ela preferiria aumentar os níveis de produção para garantir mais negócios.

O Brasil foi convidado a se juntar à OPEP anteriormente também; então o governo afirmou que, de acordo com a lei brasileira, não pode interferir nas operações de produção. Então, mesmo o governo brasileiro realmente não precisa da OPEP. Ninguém no Brasil parece interessado na dieta da OPEP, concluiu Rystad.


Você quer receber apenas notícias e vagas de emprego do seu interesse? A solução chegou através do app CPG VAGAS E NOTÍCIAS! Se você é pintor, vai receber no seu celular apenas oportunidades neste cargo. E será assim com pedreiro, técnico, engenheiro e etc..... Não perca nada do que acontece no mercado de trabalho e econômico do Brasil, baixe agora o app CPG VAGAS E NOTÍCIAS, disponível para Android e IOS!

APP CPG VAGAS E NOTÍCIAS

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
BANNER POPUP CPG VAGAS E NOTICIAS 2 Fechar