1. Início
  2. / Energia Renovável
  3. / Sudene e Instituto Federal investirão 230 mil reais na formação de profissionais para trabalharem no mercado de energia renovável, no Ceará
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura

Sudene e Instituto Federal investirão 230 mil reais na formação de profissionais para trabalharem no mercado de energia renovável, no Ceará

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 07/01/2022 às 18:42
Atualizado em 08/01/2022 às 15:02
Ceará - renovável - energia - instituto federal
Foto: Reprodução google

Recursos serão usados para ofertar o curso de instalador de sistemas fotovoltaicos, por meio de parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE). Espera-se que 70 profissionais sejam formados

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste designou R$ 230 mil para o investimento na formação de profissionais relacionados ao setor de energia renovável no estado do Ceará. Um termo de execução descentralizada (TED) foi a forma pelo qual os recursos foram disponibilizados, no último dia 30, ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado (IFCE). A parceria entre as instituições torna viável ofertar um curso para capacitar e certificar instaladores de sistemas fotovoltaicos.

Confira ainda:

O carga horária total do curso terá 160h e será oferecido de forma presencial pelo Instituto Federal do Ceará. Na primeira metade de 2022, será concluída a formação de 70 novos profissionais, enquanto outros 35 integrarão a segunda turma do curso.

A base curricular conta com dois módulos. O primeiro, de nível básico, apresenta as matérias de eletricidade básica, fundamentos de energia solar fotovoltaica e instalações elétricas. Já na formação específica, os alunos do curso do Instituto Federal irão participar de aulas de tecnologia fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos e montagem de sistemas.

Conforme cada turma acabar, um workshop será ofertado para que haja uma apresentação entre os estudantes e empresas da região.

O curso do Instituto Federal do Ceará é uma forma que a superintendência encontrou para responder à necessidade de mão de obra qualificada que atenda a demanda do mercado no Cariri cearense.

Segundo o Atlas Eólico e Solar do estado, a região sul do Ceará, incluindo o Cariri, tem capacidade de cerca de 2,38 mil quilômetros quadrados prontos para serem explorados por energia renovável (solar e eólica), o que totaliza 28,8 mil megawatts (MW) de capacidade instalável na área.

Outros investimentos

Com o investimento da Sudene na qualidade do mercado de trabalhadores, outros investimentos são atraídos para o estado do Ceará. Em outubro de 2021, a superintendência aprovou o financiamento de R $422,9 milhões por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste. Isso foi realizado para um complexo que produz energia solar a ser instalado na cidade de Abaiara, também localizada no Cariri.

Os cinco parques que fazem parte do complexo têm um total de investimentos de R$ 782,6 milhões e devem proporcionar, aproximadamente, 800 empregos diretos e 2 mil indiretos na fase de implantação. No momento em que estiverem operando, a estimativa é de que sejam 10 postos de trabalho diretos e 30 indiretos.

De acordo com o superintendente da Sudene, general Araújo Lima, tão necessário quanto fundear recursos para atração de projetos é estimular a formação de mão de obra local para dar novas oportunidades.

“A Sudene hoje tem um foco muito voltado para infraestrutura, com recursos e outros atrativos para a área de geração de energia eólica e solar. Mas isso de nada adiantará se não tivermos gente capacitada nos estados, a exemplo do Ceará e do Rio Grande do Norte. Precisamos estimular localmente a capacitação de pessoas que entendam, operem e desenvolvam esse tipo de atividade. Isso representa para nós uma redução dos desníveis sociais, uma vez que podemos gerar empregos cuja força de trabalho é o próprio morador da região”, explicou.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos